Lubrificantes e lubrificação
#51

(05-01-2016 às 22:37)marco.clara Escreveu:  
(05-01-2016 às 22:34)nelsonajm Escreveu:  Isto dos lubrificantes tem muito que se lhe diga...

E quando se fala em motos com 30/40 anos em que o construtor designava um tipo de lubrificante... que hoje não existe... o que se deve usar?

Óleo Fula?  lol

Olá boas, não meto cá as luvas há muito tempo devido a chatices incomensuráveis de vários foros e domínios... Mas aproveito e começo já por ti...

Os construtores não designam nem designavam "um tipo" de lubrificante... O que tu queres dizer é que designavam especificações variadas, algumas largamente ultrapassadas e não sabes se podem ser utilizados os "modernos" lubrificantes...

Ora, isso depende muito de muita coisa... 30 ou 40 anos não é nenhum drama e estamos a falar de motos dos anos 70...

Ora, por exemplo, falando de lubrificação de motores... Na esmagadora maioria dos casos, os "modernos" API multigrade são compatíveis... Por exemplo, as vetustas especificações de performance API SE, SF e SG, correntes nos anos 70 e 80, nas motos inclusivé, estão de facto largamente ultrapassadas... Mas não devem ser usadas hoje, ainda que os fabricantes na época as indicassem... Isto porque as evoluções da API (excepto a API SH, sobre a qual mantenho algumas reservas) fizeram com que se obtenham ganhos noutras áreas (ex: consumo; fiabilidade) e embirrar em usar aquelas latas antigas não adianta nada.

Só tenho pena que as especificações ACEA (que eu saiba) ainda não prevejam motociclos, pois são bem mais exigentes e completas que as do API...

Para os casos de lubrificação conjunta caixa de velocidades e motor, é aproveitar e usar a especificação JASO T-903 (sempre MA, na dúvida, salvo se indicar MESMO a JASO MB mas isso nessa época não existia).

No caso das suspensões... Bom... As mistelas de origem dessa época já foram mudadas várias vezes, mas aproveitem para usar sempre hidráulicos com elevado IV (índice de viscosidade) e um bocadinho mais viscoso que o que vinha de origem se aquilo está a funcionar tipo "suspensão rígida"... E por favor, MUDEM as molas dessa época para algo "moderno"!!!

No caso dos hidráulicos de travagem, mandem os DOT 3 dar uma volta à reciclagem e utilizem os DOT 5.1 (na falta, os DOT 4).

Se forem Harley-Davidson mais modernaças e indicarem o DOT 5 (silicone) CUIDADO! Não é miscível em absoluto com os restantes DOT!! Se não quiserem ficar apeados em Beja no pino do Verão depois de uns anos sem ligar àquilo (parece que trava sempre bem, até... Deixar de travar de todo) mudem todo o circuito de tubagens de origem em borracha e metam tubagens metálicas com o DOT 5.1...
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#52

(29-10-2015 às 12:22)OFFICER Escreveu:  Mas o normal é um 10w40 ser mais liquido que um 15w40 por exemplo. É normal que assim seja, para que o 10W funcione melhor que o 15W terão que existir diferenças.

Espero que o Unico esclareça.

Repito aqui este post antigo para esclarecer melhor esta questão...

Na fórmula SAE de viscosidades, o lado direito é que indica a "viscosidade" propriamente dita que tem a ver com "mais pingo ou menos pingo" ou sejam a "grossura" do produto!!

Referir que um lubrificante SAE 10W-40 é mais "líquido" que um SAE 15W-40 é uma calinada de todo o tamanho, eheheheh... É EXACTAMENTE da mesma grossura! O que se passa é que o SAE 10W-40 é "mais aditivado" (para poder garantir o trabalho averbado a frio) do que o SAE 15W-40... Nada mais...

O facto de "funcionar" melhor um 10W do que um 15W depende do contexto e do tipo do produto - tudo aqui é relativo... Se o motor requer boa performance a frio (ou se o clima é francamente mais frio) terás benefício no uso do SAE 10W-XX, de outro modo pode colocar em risco a performance de lubrificação exigida pelo fabricante...

Mas há mais variáveis a analisar... E não as vou debitar todas de enfiada... Mas à medida que seja necessário vou dando dicas, por exemplo sobre o maior "equilíbrio" conseguido com o uso de 100% sintéticos (alto IV) mas com um range multigrade reduzido... Ou o uso em competição ou o que tem o "tipo de produto" (bases de ésteres, POA's ou minerais) a ver com o tal "equilíbrio relacionado com a maior ou menor aditivação necessária para cumprir determinado "trabalho"...
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#53

Depois de Motul e Castrol segue-se agora a Silkolene titanium gel.

Escolhi precisamente pela camada branca que fica na corrente, que acho que fica bem esteticamente ( se ficasse laranja era top ) e facilmente vejo onde falhou a descarga.

Primeiras impressões são boas, já testei com velocidade alta e arranques fortes e o lub ainda está lá todo ao contrário dos antecessores.

Para já o ponto negativo é o preço e a dificuldade em encontrar a menos de 16 paus.
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#54

Fz1000 uso também o titanium gel e costumo mandar vir de uma loja chamada viseldiesel

http://www.viseldiesel.pt

Se fizeres uma encomenda maior acaba por compensar por causa dos portes, a malta do Porto pode encomendar e levantar em loja sem pagar portes por trás da norauto ao pé do mar shopping, tem muito bons preços.

Enviado do meu Redmi 3S através de Tapatalk

...Rrrrin dinq ding doo bom bom bará bê ba baram bom bom ba ba ba bam booo...
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#55

Isso é em Viseu, se a malta de LX quiser alguma coisa de lá....uma vez por mês vou lá cima e trago sem problema pra baixo.

[Imagem: images?q=tbn%3AANd9GcT4XLIkYtQDw11iDiKFM...g&usqp=CAU]


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#56

A viseldiesel também tem loja no Porto. É uma loja de confiança.
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#57

(04-05-2017 às 09:42)hjjs Escreveu:  Isso é em Viseu, se a malta de LX quiser alguma coisa de lá....uma vez por mês vou lá cima e trago sem pra baixo.

Tu não digas isso! Olha que a gente aceita, pá...

E com as dificuldades que tem havido por aqui ultimamente em o encontrar, desde que a Norauto deixou definitivamente de ter esse óleo em stock só conheço uma lojinha pequenina ali em Algés que o tenha, se todos os daqui que o costumam usar se juntarem é bom que leves uma pickup de caixa aberta para cima ou vais ter falta de espaço... ;-)

Um pouco mais a sério, e se realmente estiveres disposto a isso, conta comigo para umas latas. É só dizeres quando e onde... ;-)

[Imagem: wrong-bike.jpg]
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#58

(04-05-2017 às 01:19)NMC01 Escreveu:  Fz1000 uso também o titanium gel e costumo mandar vir de uma loja chamada viseldiesel

http://www.viseldiesel.pt

Se fizeres uma encomenda maior acaba por compensar por causa dos portes, a malta do Porto pode encomendar e levantar em loja sem pagar portes por trás da norauto ao pé do mar shopping, tem muito bons preços.

Enviado do meu Redmi 3S através de Tapatalk

Obrigado pela partilha, vai dar jeito.
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#59

Este mês devo la ir no fds de 20-21.

Quem quiser, diga o que e quantidade que trago na boa.

[Imagem: images?q=tbn%3AANd9GcT4XLIkYtQDw11iDiKFM...g&usqp=CAU]


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#60

Eu tenho usado o Silkolene Chain Gel e tenho adorado aquilo, aguenta muitos km's (tenho chegado a fazer à volta de 600 km's ou mais entre lubrificações) e deixa uma camada branca porreira para se ver onde falhou a lubrificação. Agora como acabou e um amigo me disse que havia uma que era todo XPTO e que era barato (6,00 € e tal a lata), vou experimentar esse novo que é o Bradol!

À primeira vista, o Bradol não me parece que vá aguentar tanto tempo na corrente, mas o tempo o dirá.

"V"
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