Tracer 900 GT 2019, perguntas aos especialistas

É pá Manteigas....

Vamos lá ver uma coisa.
O meu post está apoiado na minha experiência (nem disse se era muita ou pouca) e avisei que podia cometer erros (aos olhos dos técnicos e académicos acreditados existentes neste fórum).
Depois disto disse o que pensava e expliquei o que acho que acontece. Tentei ser construtivo e esclarecer algumas dúvidas, pondo exemplos e comparando situações.

Começaste por dizer que o Pedro só tem compressão do hidráulico na frente.
Pois bem, parece-me incoerente ter compressão do hidráulico sem ter precarga, dado que a compressão do hidráulico não faz nada de útil sem se possa regular a carga da mola.

Depois diz-me as diferenças entre compressão do hidráulico e válvula de retorno da mola.

Assim pode ser que eu aprenda alguma coisa, porque para aprender estou sempre receptivo.

Não tenho nada contra ti, nem contra a tua mota.
Apenas opinei sobre o modelo em questão e argumentei com base na experiência que tenho.

Eu não quero, nem tenho intenção, de ser o supra sumo do que quer que seja, caso contrário seria um estudioso, investigador e rato de biblioteca na busca desse título.
O facto de não ter andado na tua mota não me retira o direito de opinar nem me faz ter menos experiência que tu. É prova disso foram os reiterados posts que publicaste a pedir ajuda (que na altura te foi dada por quem não a uma Tracer) sobre como e a que criterio obedecer para afinar corretamente as suspensões da tua Tracer.
Isso está escrito por aí e faz parte da memória colectiva deste fórum.

Relaxa David, uma vez que podes andar de mota quando te apetece, a tua escrita parece-me um bocado histérica. Tranquilo, seria mais fácil para mim conjunturar os motivos dessa ansiedade toda, mas como estou a tentar ser amável e cordial contigo, não vou entrar nessa espiral de veneno.

É pá, se estás palavras não são o suficiente tranquilizadoras, vai andar de mota, faz umas curvas, põe as ideias em ordem, tenta perceber que não tenho a mais mínima intenção de te infeeiorizar ou dizer o que quer que seja!

Vai lá pá, curte bué a tua Tracer. V

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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(26-01-2019 às 10:47)LoneRider Escreveu:  É pá Manteigas....

Vamos lá ver uma coisa.
O meu post está apoiado na minha experiência (nem disse se era muita ou pouca) e avisei que podia cometer erros (aos olhos dos técnicos e académicos acreditados existentes neste fórum).
Depois disto disse o que pensava e expliquei o que acho que acontece. Tentei ser construtivo e esclarecer algumas dúvidas, pondo exemplos e comparando situações.

Começaste por dizer que o Pedro só tem compressão do hidráulico na frente.
Pois bem, parece-me incoerente ter compressão do hidráulico sem ter precarga, dado que a compressão do hidráulico não faz nada de útil sem se possa regular a carga da mola.

Depois diz-me as diferenças entre compressão do hidráulico e válvula de retorno da mola.

Assim pode ser que eu aprenda alguma coisa, porque para aprender estou sempre receptivo.

Não tenho nada contra ti, nem contra a tua mota.
Apenas opinei sobre o modelo em questão e argumentei com base na experiência que tenho.

Eu não quero, nem tenho intenção, de ser o supra sumo do que quer que seja, caso contrário seria um estudioso, investigador e rato de biblioteca na busca desse título.
O facto de não ter andado na tua mota não me retira o direito de opinar nem me faz ter menos experiência que tu. É prova disso foram os reiterados posts que publicaste a pedir ajuda (que na altura te foi dada por quem não a uma Tracer) sobre como e a que criterio obedecer para afinar corretamente as suspensões da tua Tracer.
Isso está escrito por aí e faz parte da memória colectiva deste fórum.

Relaxa David, uma vez que podes andar de mota quando te apetece, a tua escrita parece-me um bocado histérica. Tranquilo, seria mais fácil para mim conjunturar os motivos dessa ansiedade toda, mas como estou a tentar ser amável e cordial contigo, não vou entrar nessa espiral de veneno.

É pá, se estás palavras não são o suficiente tranquilizadoras, vai andar de mota, faz umas curvas, põe as ideias em ordem, tenta perceber que não tenho a mais mínima intenção de te infeeiorizar ou dizer o que quer que seja!

Vai lá pá, curte bué a tua Tracer. V
A válvula de retorno da mola? Isso existe...
Julgo que a válvula de retorno apenas funciona a nível hidráulico, o retorno da mola é sempre linear e a carga inicial que aplicas na mesma( pré carga) não tem efeito sobre a velocidade de retorno ao seu estado original. Mas isto já é mais engenharia que andar de mota.
Sobre a tracer do Pedro, acho que seja como as 09 iniciais. Uma bengala para pré-carga e outra para compressão.
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Pedro, essa expressão não é minha, mas sim do David.

A mola do amortecedor, para ter um funcionamento progressivo e oferecer estabilidade ao veículo necessita de uma força contraria constante e contraponha os movimentos da mesma.
Caso contrário a sensação de pudim flã seria uma constante e a maior velocidade a instabilidade deixaria o veículo desgovernado ao ponto de provocar um acidente.
As afinações nesta área existem sempre no sentido de compensar uma maior carga da mola à presença de peso ou de piso muito irregular. Com mais peso convém que a mola seja mais firme e para tal devemos endurecer a mola e, caso seja possível e necessário, aumentar a compressão do hidráulico para que a mola não tenha uma reacção mais rápida que o hidráulico e não desestabilize o veículo.
Isto é a teoria, que na practica requer conhecimento e experiencia para que fiquem as forças devidamente equilibradas e proporcionadas.

Mais uma vez falo de memoria, tendo como base a minha experiência e à espera que alguém argumente de forma entendivel onde me posso estar a enganar.

Assim aprendemos todos.

E já agora, alguém que era professor na universidade (e me fez um senhor buraco aqui no ouvido) numa das suas conversas disse algo que me parece muito verdadeiro.

A teoria só é verdadeira quando é posta em práctica.

Para isso a experiência, seja pouca ou muita, é um requesito necessário.

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Como disse, válvula de retorno da mola não existe.
O retorno da mola nunca é alterado pela sua pré carga, isto é teoria e prática. Além que a pré carga da mola numa suspensão é um ajuste de curso com valores quase padrão. E há valores para estrada e pista.
Mas como a suspensão é um conjunto, sim conjunto, a compressão e retorno são ajustados a nível hidráulico seja com válvulas diferentes ou óleos mais/menos espessos. E aqui falo de experiência que já fiz na 07.
O ajuste de pré carga deve ser das primeiras coisas que se faz, e é uma das coisas que mais se altera com o uso da Mota, levo ou não pendura, levo ou não carga, etc.
Mas pronto, não digo mais nada que vejo que o pessoal com mais anos não gosta.


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V
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Exacto Rui, dada a carga que a Versys levava com frequência e os propósitos com que foi construída (oferecer o máximo conforto), a suspensão de origem não correspondia às minhas expectativas. A carga máxima da Versys são 220kg, o que não é nada mau.

Nota: A KTM 1290 Super Duke GT não é do mesmo estilo, a que se enquadra mais é a KTM 1290 Super Adventure S.

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
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É reologia, mas deve ser complicado. Não me meto nisso.

É como a gelatina, se for para fazer alguma coisa, faço, mas falar sem estar dentro do tema, não.
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(26-01-2019 às 12:48)pedromt07 Escreveu:  Como disse, válvula de retorno da mola não existe.
O retorno da mola nunca é alterado pela sua pré carga, isto é teoria e prática. Além que a pré carga da mola numa suspensão é um ajuste de curso com valores quase padrão. E há valores para estrada e pista.
Mas como a suspensão é um conjunto, sim conjunto, a compressão e retorno são ajustados a nível hidráulico seja com válvulas diferentes ou óleos mais/menos espessos. E aqui falo de experiência que já fiz na 07.
O ajuste de pré carga deve ser das primeiras coisas que se faz, e é uma das coisas que mais se altera com o uso da Mota, levo ou não pendura, levo ou não carga, etc.
Mas pronto, não digo mais nada que vejo que o pessoal com mais anos não gosta.


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Aqui não vai de gostos Pedro, cada um é livre de ter a sua opinião. Se no teu caso a podes fundamentar com conhecimentos técnicos e o consegues explicar de forma a que todos o entendam melhor.

Aulas teóricas de mecânica, com conversa técnica, estilo a conversa de alguns médicos, é que no meu entender é pouco relevante por não se entender. E claramente não foi o teu caso.

Brinca-se muito por aqui, mas o que acredito ninguém quer é silenciar ou criar pensamento único aqui. Todos tentam argumentar a sua posição, uns melhor, outros pior... E outros mandam bocas só para a galhofa. lol

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
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Michelfpinto: não poderia estar mais de acordo! Houve um brincalhão a meter equações (ordinárias)...

É um bocadinho inútil.

clap
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(26-01-2019 às 12:48)pedromt07 Escreveu:  Como disse, válvula de retorno da mola não existe.
O retorno da mola nunca é alterado pela sua pré carga, isto é teoria e prática. Além que a pré carga da mola numa suspensão é um ajuste de curso com valores quase padrão. E há valores para estrada e pista.
Mas como a suspensão é um conjunto, sim conjunto, a compressão e retorno são ajustados a nível hidráulico seja com válvulas diferentes ou óleos mais/menos espessos. E aqui falo de experiência que já fiz na 07.
O ajuste de pré carga deve ser das primeiras coisas que se faz, e é uma das coisas que mais se altera com o uso da Mota, levo ou não pendura, levo ou não carga, etc.
Mas pronto, não digo mais nada que vejo que o pessoal com mais anos não gosta.


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Pedro pá!

Mais uma vez não disseste nada do que já não saiba.
Continúa pá!

Já agora, concentra as tuas explicações no amortecedor de trás pá!

Porque é daí que deriva o problema de estabilidade da Tracer a alta velocidade e porque o hidráulico do amortecedor é selado, não tem óleo no seu interior e não se pode jogar com a densidade do mesmo.

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(26-01-2019 às 13:05)LoneRider Escreveu:  
(26-01-2019 às 12:48)pedromt07 Escreveu:  Como disse, válvula de retorno da mola não existe.
O retorno da mola nunca é alterado pela sua pré carga, isto é teoria e prática. Além que a pré carga da mola numa suspensão é um ajuste de curso com valores quase padrão. E há valores para estrada e pista.
Mas como a suspensão é um conjunto, sim conjunto, a compressão e retorno são ajustados a nível hidráulico seja com válvulas diferentes ou óleos mais/menos espessos. E aqui falo de experiência que já fiz na 07.
O ajuste de pré carga deve ser das primeiras coisas que se faz, e é uma das coisas que mais se altera com o uso da Mota, levo ou não pendura, levo ou não carga, etc.
Mas pronto, não digo mais nada que vejo que o pessoal com mais anos não gosta.


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Pedro pá!

Mais uma vez não disseste nada do que já não saiba.
Continúa pá!

Já agora, concentra as tuas explicações no amortecedor de trás pá!

Porque é daí que deriva o problema de estabilidade da Tracer a alta velocidade e porque o hidráulico do amortecedor é selado, não tem óleo no seu interior e não se pode jogar com a densidade do mesmo. 

Amortecedores têm um fluido lá dentro. Os de última geração é um fluido magnetoreológico.

Ou é óleo ou gás. Costuma ser óleo.

Se tu dizes que não tem óleo, então devo ser um imbecil.
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