Mensagens: 13,629
Tópicos: 239
Registado: 11/2014
Localização: Lisboa
(03-03-2021 às 15:36)luisnogueira Escreveu: em hora de ponta não faz sentido a deslocação sem fazer o tal do lane splitting/filtering/passar no meio dos carros. Umas vezes mais, outras menos, mas é "impossível" não o fazer. Ou então vale mais ir de carro!
Isto!
Quem opta por se deslocar de mota nos meios urbanos, é também e essencialmente pela mobilidade que a mota permite, fugindo ao trânsito (a par da questão do estacionamento e eventual economia). A ter de "gramar" com filas, então claro que perde quase todo o sentido optar pela moto.
Até porque o prazer que todos nós tiramos em andar de mota, de certeza que não é no meio de tráfego congestionado e pára-arranca de semáforos.
Mensagens: 2,810
Tópicos: 24
Registado: 4/2016
Mota: É essa mesmo... Localização: Forte da casa
Concordo, eu também só faço ocasionalmente porque só ocasionalmente preciso de me deslocar dentro de cidades em que o transito é uma dor de cabeça, como por exemplo Lisboa. Agora eu próprio nao vou negar, se fosse para lá todos os dias, quase todos os dias o iria fazer, porque já se sabe como é o transito em Lisboa. Mas nao é por isso que uso isto como uma pratica obrigatória, nem sempre é necessário. Mas o que mais me impressiona é a velocidade com que alguns circulam no meio dos carros, basta errar nos cálculos e tocar num espelho para ir de cornos ao chão! lol talvez seja uma questão de habito e com o habito vai-se aumentando a velocidade dessa pratica mas parece-me bastante imprudente ser executado a certas velocidades como eu assisto.
Mensagens: 13,081
Tópicos: 219
Registado: 4/2015
Mota: Maria das Curvas, Dorothy, Artax e BabieKa Localização: Lumpiaque
Quase todas as manobras "perigosas" devem ser feitas devagar.
Excepção feita à ultrapassagem!
Mensagens: 2,810
Tópicos: 24
Registado: 4/2016
Mota: É essa mesmo... Localização: Forte da casa
(03-03-2021 às 17:03)LoneRider Escreveu: Excepção feita à ultrapassagem! 
Nao conta quando ultrapassas um veiculo parado!
Mensagens: 13,081
Tópicos: 219
Registado: 4/2015
Mota: Maria das Curvas, Dorothy, Artax e BabieKa Localização: Lumpiaque
(03-03-2021 às 17:06)Nfilipe Escreveu: (03-03-2021 às 17:03)LoneRider Escreveu: Excepção feita à ultrapassagem! 
Nao conta quando ultrapassas um veiculo parado! 
Nem sequer é considerado uma ultrapassagem.
Mensagens: 13,629
Tópicos: 239
Registado: 11/2014
Localização: Lisboa
ACP sobre motos entre filas de trânsito: "Autêntico atentado à segurança" Proposta do PS "suscitou ao ACP uma enorme perplexidade face ao desconhecimento que a mesma revela".
05/12/2024 09:34 Foi no passado dia 2 de dezembro que o Partido Socialista apresentou dois projetos de lei relativos às motos, um dos quais relativos à sua circulação entre as filas de trânsito na estrada. O Automóvel Club de Portugal (ACP) reagiu à proposta e não escondeu a sua perplexidade com as ideias apresentadas.
O organismo começou por considerar a proposta de lei "um autêntico atentado à (pouca) segurança rodoviária nacional" e referiu que desconhece qualquer estudo feito pelo Partido Socialista.
"Com espanto e indignação, o Automóvel Club de Portugal verifica que o Partido Socialista defende que 'sempre que se verifique grande intensidade de trânsito, é permitida a circulação de motociclos e ciclomotores entre filas de veículos, desde que sejam cumpridas as seguintes condições: a) A velocidade máxima de circulação não pode exceder os 30 km/h; b) O condutor deve manter uma distância lateral de segurança suficiente para evitar colisões com os veículos circundantes; c) É proibida a ultrapassagem pela direita, salvo em situações de trânsito parado e em que seja possível executar a manobra em condições de segurança'. Esta proposta, subscrita por vários deputados com altas responsabilidades no Parlamento e no País, suscita ao ACP uma enorme perplexidade face ao desconhecimento que a mesma revela", lê-se no comunicado da ACP.
O Automóvel Club de Portugal acabou por lançar várias questões ao Partido Socialista em forma de refutação da sua proposta de lei.
"Quando se discutem ainda os limites de velocidade nas zonas 30 e 20, pretende que, entre as filas de trânsito, os motociclistas circulem no máximo a 30km/hora? Ou se tem conhecimento que na maioria das vias não existe qualquer espaço de segurança para essas manobras? Interroga-se, também, sobre qual é a definição de situação de muito trânsito para o Partido Socialista: duas filas de 10 carros? 20 filas de 50 carros? Com espanto, o ACP pondera se os deputados que subscreveram esta proposta estão de facto a pensar no que escreveram", sublinha o ACP, que deixou ainda um desafio ao Partido Socialista.
"Escolham uma via em que 39 deputados circulam de carro e os outros 39 de moto e testem na prática aquilo a que se propõe", termina. >>Fonte<<
Mensagens: 166
Tópicos: 8
Registado: 9/2018
Mota: CB 250 '96 Localização: Lisboa
ACP acusa PS de desconhecimento e "atentado à segurança" na proposta sobre motociclistas Em suma, o PS está a apresentar uma proposta de lei para regular o
lane-splitting. E o ACP na sua imensa sabedoria sobre motos está contra.
Ora... toda a gente sabe que se faz o lane-spliting. A malta que o faz não o vai deixar de fazer. Porque é que legislar sobre o tema será pior do que o que está? Só vejo uma resposta: de momento, qualquer acidente entre motos a fazer lane-spliting e um dos automóveis, a decisão é favorável ao automóvel porque essa manobra é atualmente ilegal.
Eu até gostava era que o pessoal que pensa que o lane-spliting é mais perigoso para um motociclista me diga se será mais seguro cair entre duas viaturas a circular a baixa velocidade ou ser esmagado entre dois ligeiros num acidente em que uma viatura embate por trás no motociclista parado atrás de um outro automóvel?
Fiscalise-se é a malta a circular de aspirador nos passeios ou malta de bicicleta a passar vermelhos e passadeiras à bruta ou enlatados a passar vermelhos para ficarem no meio dos cruzamentos a causar ainda mais transito!
Hoje, à conta do lane-spliting, até avisei e fechei a porta de carregamento de um automóvel elétrico. O
Mensagens: 1,986
Tópicos: 150
Registado: 11/2014
Mota: Kawasaki Versys 650 '17 Localização: São Domingos de Rana
(05-12-2024 às 16:38)cconst Escreveu: ACP acusa PS de desconhecimento e "atentado à segurança" na proposta sobre motociclistas
Em suma, o PS está a apresentar uma proposta de lei para regular o lane-splitting. E o ACP na sua imensa sabedoria sobre motos está contra.
Ora... toda a gente sabe que se faz o lane-spliting. A malta que o faz não o vai deixar de fazer. Porque é que legislar sobre o tema será pior do que o que está? Só vejo uma resposta: de momento, qualquer acidente entre motos a fazer lane-spliting e um dos automóveis, a decisão é favorável ao automóvel porque essa manobra é atualmente ilegal.
Eu até gostava era que o pessoal que pensa que o lane-spliting é mais perigoso para um motociclista me diga se será mais seguro cair entre duas viaturas a circular a baixa velocidade ou ser esmagado entre dois ligeiros num acidente em que uma viatura embate por trás no motociclista parado atrás de um outro automóvel?
Fiscalise-se é a malta a circular de aspirador nos passeios ou malta de bicicleta a passar vermelhos e passadeiras à bruta ou enlatados a passar vermelhos para ficarem no meio dos cruzamentos a causar ainda mais transito!
Hoje, à conta do lane-spliting, até avisei e fechei a porta de carregamento de um automóvel elétrico. O
Acho que o problema maior é a redação da coisa e a forma muito genérica e muito aberta como é colocada. Acho que alguém quis fazer bonito para agradar a uma boa franja da sociedade quando o tema(por via das IPO) está na moda, mas acho que não pensaram muito bem no que estavam a escrever e no resultado final.
Diria que se a ideia é legalizar uma forma de poder circular legalmente e em segurança em situações de tráfego intenso, legalizem a circulação de motociclos pela berma, da mesma forma que legalizaram a circulação na maioria dos corredores de BUS.
Mensagens: 166
Tópicos: 8
Registado: 9/2018
Mota: CB 250 '96 Localização: Lisboa
(05-12-2024 às 17:29)luisnogueira Escreveu: legalizem a circulação de motociclos pela berma
A mim não me apanham na berma. Em caso de emergência, um enlatado nem olha para a direita para ir para a berma porque assume que está livre para emergências. Já para mudarem de faixa, tomam um pouco mais de cuidado. Esta é a minha sensação.
Mensagens: 7,472
Tópicos: 18
Registado: 11/2014
Mota: Ktm 1290 SuperAdventure S
A proposta é claramente feita à pressa, e o ACT sendo uma organização principalmente focada no automóvel, também não ajudou à festa. Em trânsito pelas grandes cidades é inevitável. Melhor definir realmente como e em que momentos é legal, que nada fazer. Mas como andam todos em campanha eleitoral, qualquer dia existem propostas para criar um corredor de motas!