Motonliners
Passar entre os carros/Lane Splitting/Filtering ou como lhe queiram chamar - Versão de Impressão

+- Motonliners (https://motonliners.pt)
+-- Fórum: Ser motociclista (https://motonliners.pt/forum-ser-motociclista)
+--- Fórum: Escola de condução e Segurança (https://motonliners.pt/forum-escola-de-condu%C3%A7ao-e-seguran%C3%A7a)
+--- Tópico: Passar entre os carros/Lane Splitting/Filtering ou como lhe queiram chamar (/topico-passar-entre-os-carros-lane-splitting-filtering-ou-como-lhe-queiram-chamar)

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Passar entre os carros/Lane Splitting/Filtering ou como lhe queiram chamar - Almareado - 17-12-2014

Bom dia caros motociclistas... e não só.

Julgo que ainda não existe nenhum tópico sobre este tema. Tema este que eu gostava de ver ser discutido, pois apesar de eu não ter necessidade de recorrer a esta técnica visto não apanhar transito congestionado no dia a dia, sinto que ainda não tenho uma ideia completamente assente sobre o assunto (tenho carta há 2 meses).

Se apanhasse transito congestionado, acho que seria prática comum. O meu instrutor diz que é ilegal em Portugal, mas o gajo também tem uma pancada das grandes (há algum que não tenha?  lol ).

E agora para adicionar algum conteúdo a este meu post vazio, seguem dois vídeos...

Cidadãos e cidadoas da metrópole, façam o obséquio de me iluminar.

Que pensam vocês sobre o andar entre os carros? Praticam sempre que podem? É mais seguro do que se nos portarmos como se fossemos um automóvel? Já limparam muitos espelhos retrovisores?

RE: Passar entre os carros/Lane Splitting/Filtering ou como lhe queiram chamar - michelfpinto - 17-12-2014

"cidadoas"? O_O

Ora bem, quando existe muito trânsito todos acabamos por fazer... Teres espaço para andar e não aproveitar naaaa. lol

Seguro? Ora bem, se pensares que em principio ninguém vai distraído e te dá uma traseirada pois vais entre carros até podes pensar que vais mais seguro (quando estás parado num semáforo é realmente o melhor a fazer), em andamento não concordo. Muitos carros viram de um momento para o outro sem darem sinal e afins, existem alguns espertinhos(as) que apertam o mais possível para não passares, etc.

RE: Passar entre os carros/Lane Splitting/Filtering ou como lhe queiram chamar - Almareado - 17-12-2014

(17-12-2014 às 11:13)michelfpinto Escreveu:  "cidadoas"?  O_O
Foi uma piada. Pensei que fosse evidente. rolleyes

RE: Passar entre os carros/Lane Splitting/Filtering ou como lhe queiram chamar - carlos-kb - 17-12-2014

Há quem opte por usar as bermas para ir passando! Para além de também ser ilegal, pode igualmente dar direito a um "recuerdo" das autoridades. E digo-o por experiência própria, indo eu na A1, uma certa manhã, com todo o tráfego congestionado, segui, tal como outros, pela berma. Naquela escapatória quando se começa a descer para o viaduto sobre o Trancão, aí estavam "eles".... contra-ordenação muito grave por (alegada) ultrapassagem pela direita (a mim e a todos os infortunados motociclistas que lá passaram nessa manhã). Ainda tentei impugnar, alegando em minha defesa, o estado do trânsito.... não deu em nada! sad A partir desse dia nunca mais usei as bermas, mas quando o trânsito está parado / congestionado, vou sempre passando entre faixas, especialmente entre as duas mais à esquerda. Também é infracção, e não deixa de ser mais perigoso. O risco de apanharmos um enlatado que decide mudar de via de repente, sem sinalizar e olhar a espelhos, é "mato". Muitas vezes vou insistemenete passando e buzinando para se darem conta da minha presença.
Já para não falar daqueles que parecem ter gozo em "trancar" a nossa passagem, desviando o carro (nisto as mulheres parecem ser exímias, tipo, "se eu não passo, tu também não!").

No entanto evito de todo, andar a "serpentear" constantemente entre faixas, em modo "gincana", até porque ando quase sempre de malas laterais e não convém abusar da sorte. Mas também me irritam aqueles de moto, que passam por todo o lado em que haja um espacinho, de uma forma imprudente, e fazendo muitas vezes com que o enlatado para se desviar deles, acabe por vir para cima de nós. E aqui os secadores são reis e senhores a fazer este tipo de alarvidades.

RE: Passar entre os carros/Lane Splitting/Filtering ou como lhe queiram chamar - carlos-kb - 17-12-2014

(17-12-2014 às 11:22)Fat Mike Escreveu:  
(17-12-2014 às 11:13)michelfpinto Escreveu:  "cidadoas"?  O_O
Foi uma piada. Pensei que fosse evidente. rolleyes

Está certo.... Alemão / Alemoa... logo, cidadão / cidadoa!!!! lol

RE: Passar entre os carros/Lane Splitting/Filtering ou como lhe queiram chamar - OFFICER - 17-12-2014

O teu instrutor disse que é ilegal e realmente é ilegal. Em caso de acidente, a culpa será atribuida a quem está a passar entre filas sem dúvida. Em alguns Países é permitido, por cá não.

Apesar de tudo, o código da estrada tem essa lacuna, no entanto, não quer dizer que seja permitido.

Normalmente as autoridades facilitam e fecham os olhos! Porque senão, se as motos não servissem também para fugir aos congestionamentos, tinha pouco sentido serem escolhidase usadas como alternativa à mobilidade urbana, e a situação ficaria ainda mais caótica do que já é a certas horas do dia e em certas vias.

Mas não deixa de ser infracção, como se disse... e se "eles" quiserem, podem usar do poder de autoridade para autuar quem o pratica.

Convém é fazê-lo sempre com "olho no burro e outro no cigano"! Não tanto pelo aspecto (i)legal, mas mais pela nossa segurança... os enlatados são perigosos, descuidados e imprudentes a conduzir.

RE: Passar entre os carros/Lane Splitting/Filtering ou como lhe queiram chamar - Rod - 17-12-2014

Normalmente, na A5 vou pela berma, no ic19 entre filas porque a berma é minima e super suja.
No entanto ambas as situações são probidas e perigosas, se entre faixas poden mudar de faixa sem olhar ou sinalizar, pela berma também pode haver quem se atravesse, já para não falar dos avariados, sujidade etc...

Uma foto de um amigo que ia pela berma quando alguém se lembrou de se atravessar e ir parar repentinamente...
[Imagem: uk6xNVS.jpg]

RE: Passar entre os carros/Lane Splitting/Filtering ou como lhe queiram chamar - Rod - 17-12-2014

censored  confused

RE: Passar entre os carros/Lane Splitting/Filtering ou como lhe queiram chamar - dfelix - 17-12-2014

Segundo o código da estrada, passar entre carros é proibido.
Porém é tolerado pela maioria dos automobilista e policia, já que é uma questão de mobilidade para todos.

Não há nenhuma regra ou conduta para o fazer.
Apenas o bom senso. O que varia muito de pessoa para pessoa.
E infelizmente, a esmagadora maioria dos motociclistas são uns autênticos anormais neste aspecto. Confundem este privilégio com um direito!

Algumas notas mentais:

- É mais seguro quando vários motociclistas furam o mesmo caminho! Felizmente a maioria dos automobilistas abre espaço para facilitar, pelo que se várias motos tentarem furar vários caminhos, o automobilista que vai facilitar o da esquerda pode estar a entalar o da direita sem se aperceber.

- Mais rápidos primeiro! Por norma há motos com maior mobilidade no trânsito. Tal como há condutores que se sentem menos confortáveis a furar. Deixar passar uma moto mais estreita que dificilmente entupirá... ou uma moto que mesmo faça barulho capaz de "forçar" automobilistas a facilitar pode ser melhor opção que insistir furar sob stress e acabar prejudicar quem vem atrás.

- Facilitar paragem nos semáforos. Há alguns metros entre a linha de paragem e o semáforo. Ocupar este espaço racionalmente permite colocar mais motos na linha da frente para arrancar no verde em vez de ficarem encravados entre carros.

- Muita atenção ao circular bermas. Por norma ninguém está à espera de ser passado pela berma. Esta manobra é pouco tolerada pelos agentes e pode ser perigosa em vias rápidas pois o diferencial de velocidades chega a ser enorme. Costuma estar suja. E é frequente carros atirarem-se para a berma na proximidade de saídas.

- Estar atento ao movimento corporal do condutor e posição do veículo da frente. Os acidentes mais comuns ocorrem quando o condutor decide mudar de faixa sem sinalizar. Aprender a ler o condutor da frente pode evitar muitos destes problemas.

- Ser cordial. Passar entre carros é um privilégio. Nenhum condutor é obrigado a facilitar uma manobra que nem sequer é legal! Portanto, agradeçam a simpatia aos que o fazem.