(13-01-2015 às 20:05)Shady Escreveu: Eu não sei bem o que é cordura,é tipo cabedal?
Nope! Não tem nada a ver.... é um material sintético derivado do nylon. Em relação à pele (couro), é bastante mais leve, não requer tanta manutenção, é lavável por métodos "tradicionais" e tem características impermeabilizantes.
Tecnicamente é:
«... Cordura foi registada como o nome de um tecido certificado (Nylon), a partir de um tecido fabricado pela DuPont. Hoje, é o nome registado do Nylon-6.6 de alta performance, produto fabricado pela Invista, uma filial da divisão Koch Industries, Inc. Ele é usado numa vasta gama de produtos desde bagagem e mochilas, botas, vestuário militar (tais como bainhas para facas tácticas e bolsas para munições), até vestuário de alta performance.
É concebido para ser de longa duração e resistente à abrasão, cortes e rasgões.
Como nome de marca, Cordura chega por volta de 1929 como um desenvolvimento do Rayon. O produto foi desenvolvido durante a II Guerra Mundial e utilizado em pneus militares. Desde 1966, com novas fórmulas de Cordura, provou ser superior ao Nylon, a marca foi transformada em produto para substituir o Nylon.
A Cordura tem continuado a ser desenvolvida como uma marca pela Invista com novos produtos aplicados a uma crescente gama de itens, tais como:
Bagagem
Vestuário de moto
Em qualquer produto em que a resistência à abrasão seja importante
Equipamentos desportivos e recreativos» http://www.cordura.com/ Um exemplo de blusão de cordura.... (que por acaso é um dos meus)
(13-01-2015 às 23:41)Saphyr Escreveu: Carlos, sem querer entrar em afronta
Afronta? Estamos a debater ideias, ainda que discordantes, de modo saudável, ordeiro e amigável! É assim que gosto de falar com os meus amigos, especialmente os que sabem argumentar inteligentemente, como é o teu caso. E é também para isso que serve o forúm.
(13-01-2015 às 23:41)Saphyr Escreveu: acho que andas mal servido de costas. A minha protecçao não tem ca borrachas duras e borrachas moles, é mesmo carbono, titânio e kevlar, parece uma protecçao de trail.
Como disse, nunca vi necessidade de ter de optar por uma protecção dessas. E ando nestas coisas com duas rodas, vai para 22 anitos. Isto, não metendo sequer em causa a real eficiência das mesmas, evidentemente. Há quem use esse tipo de protecções por necessidades (problemas de índole ortopédica ou muscular). Outros por simples prevenção. No meu caso, não senti (ainda) necessidade, em qualquer um dos casos.
Prefiro, também como já disse, ter uma moto com bons pneus, uma boa travagem e em bom estado.
Apenas sou da opinião que é desnecessário incutir para já, isso, a um iniciado, como o Shady, que ainda nem sequer conduz moto sem ser a da instrução, e para o qual o mundo das motos ainda é uma equação de muitas variáveis.
(13-01-2015 às 23:41)Saphyr Escreveu: E em relação aos bolsos para as proteções, não há cá facilidades. Na C.P. também perguntei, pedi para experimentar a minha Dainese lá dentro, qual que! Nem entra! As marcas de casacos fazem de maneira a que as proteccoes da concorrência não encaixem.
É legítimo que assim aconteça. Até nas motos, os construtores cada vez mais dificultam a possibilidade de entidades externas à marca lá mexerem ou montarem peças.
Mas no caso dos blusões, passa acima de tudo por uma questão dimensional. E estou em crer que conseguirás arranjar (caso queiras), no "mar" de opções, uma protecção mais "hi-tec"que sirva para o teu blusão.
No entanto, tu fizeste o contrário.... já tens uma protecção da marca do "diabinho" ainda por cima tipo "trail" (parafraseando-te), e quiseste arranjar um casaco (de estrada) para ela. E desta forma acho que a coisa se complica mais, sendo natural que praticamente só blusões / casacos também com o diabinho, a aceitem.