Shady.... escolher equipamento de motociclismo não se faz tipo catálogo da "La Redoute". Gsoto deste e deste.... vou encomendar.
Esquece primeiro as marcas e modelos e experimenta tudo o que puderes experimentar, dentro daquilo que gostas, queres e podes gastar. E depois compara como te fica, o design, pormenores, etc.... e decide!
Em relação a pele ou não pele, ficará ao teu critério. Os blusões de pele tem muitas vantagens e igualmente outras tantas desvantagens, face, por exemplo, aos seus congéneres de cordura.
Eu tenho um de pele que está sempre dentro do armário, por ser pesado, rapidamente ter ficado com mau aspecto e não ser impermeável. Tenho mais dois blusões de cordura, um "4 estações" e outro de Verão da
Caparica Peles. Tinha ainda um
BKS tourism que vendi há pouco tempo.
Todos eles com protecções q.b., articuladas e extraíveis! E na altura de os comprar, andei ver tudo e mais alguma coisa, desde marcas mais conceituadas como Dainese, Spidi ou Alpinestars, a outras mais acessiveis como Spyke, Drenaline ou C.P.
E pelo que vi, experimentei e comparei, optei pelo que me pareceu ter uma boa qualidade face ao preço muito acessível.... neste caso o C.P., e com a vantagem de terem "assistência" (afinal é a marca deles). Já lá fui mudar velcros, e ao mesmo tempo, por iniciativa deles, mudaram-me as molas de aperto.... e o mesmo acontece com um fecho que parta, etc... e sem te cobrarem nada por isso. O cliente ao comprar Dainese ou Alpinestars acaba também por estar a pagar toda a máquina de marketing e patrocínios dessas marcas, sendo que para uma utilização comum, e o tipo de acidentes a que estamos sujeitos na estrada, acaba quase por ser irrelevante usar Dainese ou Drenaline.
As protecções que os blusões de linha comum trazem, são na generalidade muito idênticas, independentemente da marca. Podes é sempre depois optar por outras mais xpto, desde que caibam nas respectivas bolsas aonde são alojadas, e isso depois dependerá do modelo do blusão, tamanho, etc.
Nunca vi ou tive necessidade de mudar as protecções originais dos blusões que comprei.