Mudança de planos
#1

DONO

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: A2
- Altura: 1,92m
- Peso: 85 kg
- Idade: 18
- Pendura (S/N): não diariamente
- Será 1ª moto (S/N): sim

MOTO

- Estilo preferido: não defenido
- Custo (em euro): 4000/4500
- Nova/Usada: usada

PERCURSO

- Regularidade (diario, semanal, mensal): diário para a escola/uni.
- Tipo de estrada: AE e urbano
- Numero aproximado de KM: 40

RESUMO:

Boas já se tinha feito este tópico no antigo motonline e ficou como aconselhada a NX400.

Mas recebi como prenda de natal uma comparticipação de 50% no valor da mota por parte dos meus pais, o q pode influenciar as escolhas!

Mas com este aumento do orçamento começei a olhar para a NC700 apesar de ser odiada por muitos, parece ser o q pretendo! Os consumos baixinhos :3
Mas não sei se valerá a pena como primeira mota..

O maçarico  shy
Responder
#2

Boas.
Vamos por partes, com esse orçamento já arranjas muita coisa, embora estejas limitado pela subcategoria A2 e pelo teu tamanho (que é avantajado para algumas motas mais pequenas, por exemplo quase todas as 125cc).

Assim de repente só para te dar alguns exemplos : bmw G650gs, as yamaha's xt660 (as mt07 limitadas), honda's cb500 (r , f , x) e as nc700(s,x)  (e ainda as vt750 mas para teu tamanho diria que não), Kawasaki w800, Ktm duke 390 ou rc 390 etc etc
Isto foi um bocado aleatório foi o que me veio a cabeça, a ideia é que já encontras algo independentemente se gostas de ferros, ou superdesportivas, se gostas de motores mais rotativos/brincalhões ou menos rotativos, se queres 1 ou vários cilindros.

Fora os exemplos que dei, encontras mais. Também encontras coisas por cilindradas menores (tipo ninjas 300, crf250m, SR400 etc etc) além disso tens no mercado de usadas como mencionaste e bem a NX4. E ainda uma variedade de outras motas limitadas (de livrete).

*Nota nem todos os exemplos que dei, estarão dentro do orçamento.

Bom a ideia é, tens muita coisa por onde escolher... dado a tua altura recomendava algo mais tipo uma xt, a nx4, cb500x nc700x etc


Quanto às NC´s eu tenho uma e estou satisfeito (e se fores ao forum NC portugal vês que a grande maioria dos proprietários também. Tem vendido muito, deves encontrar muita coisa semi-nova).
Mas lá está! eu não só propriamente apreciador de 4 cilindros (ou outras configurações) que vão até as 12, 13 14 mil rpm´s. Nem é pelas rpm´s é por serem (normalmente) pontudos e eu gosto que também haja algo em baixas. As vezes mesmo motor base, imagino-me com um e com outro não...Ou seja via-me perfeitamente com uma cbf600 mas com a hornet nem por isso, via-me a ter uma gtr1400 mas uma zzr1400 nem por isso.

Agora, é preciso saber ao que se vai! E, eu não a recomendo propriamente para primeira mota, no sentido de que não é uma mota muito comum (dai ser "odiada" por alguns), há muita mota com motores idênticos (falando de números e performance) mas em segmentos diferentes. Acho que a primeira mota deve dar para se espremer mais um bocadinho só isso.
Por outro lado até seria uma excelente primeira mota, já que tem bons consumos, é extremamente fácil de conduzir (porque  é muito linear), perdoa alguns disparates, anda e desenvolve que chegue (a sexta deve ser interpretada como uma espécie de overdrive) e evidentemente que ao contrario do que muitos dizem é divertida  smile basta saberes usar a caixa se quiseres curtir umas curvas.
Como já ouvi alguma malta dizer: "é boa em quase tudo, não é excelente em nada"

O pouco pessoal que não está satisfeito, ou é porque não sabia ao que ia de todo, ou porque vieram de cilindradas maiores por mera questão de economia (o que  no caso de uma mota, pensar só em economia e racionalidade é errado).

Blog com fotos de passeios de mota em: http://naosougajodefazerblogs.blogspot.pt/
Cumprimentos "V"!
--Cláudio A. B. Silva--
Responder
#3

(04-01-2015 às 20:09)cabs Escreveu:  Boas.
Vamos por partes, com esse orçamento já arranjas muita coisa, embora estejas limitado pela subcategoria A2 e pelo teu tamanho (que é avantajado para algumas motas mais pequenas, por exemplo quase todas as 125cc).

Assim de repente só para te dar alguns exemplos : bmw G650gs, as yamaha's xt660 (as mt07 limitadas), honda's cb500 (r , f , x) e as nc700(s,x)  (e ainda as vt750 mas para teu tamanho diria que não), Kawasaki w800, Ktm duke 390 ou rc 390 etc etc
Isto foi um bocado aleatório foi o que me veio a cabeça, a ideia é que já encontras algo independentemente se gostas de ferros, ou superdesportivas, se gostas de motores mais rotativos/brincalhões ou menos rotativos, se queres 1 ou vários cilindros.

Fora os exemplos que dei, encontras mais. Também encontras coisas por cilindradas menores (tipo ninjas 300, crf250m, SR400 etc etc) além disso tens no mercado de usadas como mencionaste e bem a NX4. E ainda uma variedade de outras motas limitadas (de livrete).

*Nota nem todos os exemplos que dei, estarão dentro do orçamento.

Bom a ideia é, tens muita coisa por onde escolher... dado a tua altura recomendava algo mais tipo uma xt, a nx4, cb500x nc700x etc


Quanto às NC´s eu tenho uma e estou satisfeito (e se fores ao forum NC portugal vês que a grande maioria dos proprietários também. Tem vendido muito, deves encontrar muita coisa semi-nova).
Mas lá está! eu não só propriamente apreciador de 4 cilindros (ou outras configurações) que vão até as 12, 13 14 mil rpm´s. Nem é pelas rpm´s é por serem (normalmente) pontudos e eu gosto que também haja algo em baixas. As vezes mesmo motor base, imagino-me com um e com outro não...Ou seja via-me perfeitamente com uma cbf600 mas com a hornet nem por isso, via-me a ter uma gtr1400 mas uma zzr1400 nem por isso.

Agora, é preciso saber ao que se vai! E, eu não a recomendo propriamente para primeira mota, no sentido de que não é uma mota muito comum (dai ser "odiada" por alguns), há muita mota com motores idênticos (falando de números e performance) mas em segmentos diferentes. Acho que a primeira mota deve dar para se espremer mais um bocadinho só isso.
Por outro lado até seria uma excelente primeira mota, já que tem bons consumos, é extremamente fácil de conduzir (porque  é muito linear), perdoa alguns disparates, anda e desenvolve que chegue (a sexta deve ser interpretada como uma espécie de overdrive) e evidentemente que ao contrario do que muitos dizem é divertida  smile basta saberes usar a caixa se quiseres curtir umas curvas.
Como já ouvi alguma malta dizer: "é boa em quase tudo, não é excelente em nada"

O pouco pessoal que não está satisfeito, ou é porque não sabia ao que ia de todo, ou porque vieram de cilindradas maiores por mera questão de economia (o que  no caso de uma mota, pensar só em economia e racionalidade é errado).
Eu não sou apreciador de nada,ainda vou começar a aulas de condução neste mês só andei de 50cc.

Gosto imenso do espaço todo q ela tem e dos consumos muito muito agradaveis.
O unico "reves" seria o imposto de 54 euros mas isso resolve-se.
Vi uma cheia de extras por 5 k aqui na Maia.

Já agora disponho de 400/500 euros para luvas+ capacete+blusao.

O maçarico  shy
Responder
#4

(04-01-2015 às 20:54)Shady Escreveu:  Eu não sou apreciador de nada,ainda vou começar a aulas de condução neste mês só andei de 50cc.

Gosto imenso do espaço todo q ela tem e dos consumos muito muito agradaveis.
O unico "reves" seria o imposto de 54 euros mas isso resolve-se.
Vi uma cheia de extras por 5 k aqui na Maia.

Já agora disponho de 400/500 euros para luvas+ capacete+blusao.

Respondendo pelo fim, sim deves! Deves guardar sempre parte do dinheiro para um capacete mais ou menos (100 a 200€), umas luvas (20 a 50€) e um blusão (80 a 200€), por estes €€€ já arranjas coisas com alguma qualidade. Há outro material como calças e botas, mas digamos: é importante não sendo tão "obrigatório". (Eu por exemplo ando quase sempre de botas, seja as de mota ou "normais"...mas calças com protecções só as uso as vezes :S )

O resto...
Precisamente por não seres "apreciador" de nada e por não teres experimentado outras motas, nem saberes ainda bem o teu estilo... é que eu não a recomendava. É mesmo o único motivo pelo qual não recomendo, é um bocadinho diferente.

Porque de resto, pelo que ja referi e referiste tu muito bem é recomendável de todo.
Gasta pouco mais que uma 125cc, as revisões são espaçadas (12 mil), já há gente com muitos km e têm sido fiaveis sem grandes problemas (parâmetros económicos, que podem compensar um eventual IUC mais caro).
É fácil de conduzir para principiantes precisamente porque não é muito nervosa, mexe-se bem e anda que (mais do que) chega.

Deves ter muita oferta actualmente no mercado, consegues encontrar em muito bom estado. (Se estiveres mesmo a ponderar, entra no forum NC e vais vendo).

E sim, o met in dá realmente muito jeito, se não quiser levar a top case, cabe-me lá o capacete e as luvas...se levar é espaço extra.

Digo-te o que costumo dizer: Quem compra uma mota só pela razão ou só pela paixão/emoção arrepende-se. Cada um deve ponderar os dois lados e a importância que dá a cada lado, depende da pessoa (e de factores externos: orçamento, limitações de carta, etc etc). É um bocado mais difícil de saber bem o que se quer na primeira, mas tens muita escolha ;)

(Há por ai malta que tem muito mais experiência e conhece mais modelos do que eu, eu o que é mais antigo desconheço um bocado ando no mundo das motas há 4 anos... posso atirar ai uns modelos, como ja atirei, mas opinar verdadeiramente acho que não devo. Falei das NC's porque tenho uma. Alguma coisa mais pergunta :) )

Blog com fotos de passeios de mota em: http://naosougajodefazerblogs.blogspot.pt/
Cumprimentos "V"!
--Cláudio A. B. Silva--
Responder
#5

Pelo que dizes, ainda não tens um gosto definido em relação ao estilo. Por isso, penso que a NX400 ainda pode ser a melhor das opções. É muito fiável, contida e podes encontrar bons negócios.
Na minha mente ainda existem outras motos que poderia recomendar-te, mas acho que só te iria baralhar mais as opções. E dado que tu "não és apreciador de nada" (palavras tuas), mais o facto de teres essa altura e e procurares primeira moto, punha a NC e a NX como referências para futura compra. Já dizia a minha avó, "quem muito escolhe pouco acerta"
A NC é muito dócil e não terás dificuldades em domá-la. A NX desconheço-a mas acredito que terá um pouco mais de "vida". Mas ambas serão motos para muito tempo ou até encontrares um gosto mais próprio.

Suzuki Vanvan
N2
 Picos
 Firewatcher
Passeata raiana
Responder
#6

(05-01-2015 às 01:21)akimoto Escreveu:  Pelo que dizes, ainda não tens um gosto definido em relação ao estilo. Por isso, penso que a NX400 ainda pode ser a melhor das opções. É muito fiável, contida e podes encontrar bons negócios.
Na minha mente ainda existem outras motos que poderia recomendar-te, mas acho que só te iria baralhar mais as opções. E dado que tu "não és apreciador de nada" (palavras tuas), mais o facto de teres essa altura e e procurares primeira moto, punha a NC e a NX como referências para futura compra. Já dizia a minha avó, "quem muito escolhe pouco acerta"
A NC é muito dócil e não terás dificuldades em domá-la. A NX desconheço-a mas acredito que terá um pouco mais de "vida". Mas ambas serão motos para muito tempo ou até encontrares um gosto mais próprio.

Não é não ter o gosto definido!È q as que posso conduzir nenhuma me puxa o olho.
Agora as que não posso conduzir claro que puxam, a z1000 gosto bastante e até é parecida com a cb1000(mariazinha), transalps/varadero/vstrom e claro desportivas ahahah

Por acaso a cb500f @5300 euros nem está muito longe do orçamento :3
Tb tenho 500 euros para procurar os equips.
Das luvas q vi nenhuma me agradou muito

O maçarico  shy
Responder
#7

Sem querer (nem poder por não ter muita experiência) aconselhar-te nenhuma moto específica, já que não tens nenhum tipo definido, aconselho-te sim a ires a um stand e experimentares várias motos. Senta-te nelas, acho que aí fica metade da decisão. Eu quando andava a procurar a minha (YZF 125R) tinha algumas hipóteses, apesar de eu apenas gostar do estilo superdesportivo, tinha a hipótese de algumas do género KTM, desportivo com poucas carenagens, depois dentro do meu estilo mesmo tinha a aprillia RS125, a CBR125 e a YZF, a aprillia ficou encostada por limitações de orçamento quer a nível inicial quer a nível de manutenções, as 'KTMs' também por não achar tanta piada ao estilo das motos, e entre as duas que sobraram bastou-me sentar numa e noutra para decidir, pode ser que aconteça o mesmo contigo (;


EDIT: Quanto a equipamento já posso mandar algum bitaite. Luvas tens que ter cuidado com o que queres, eu gosto daquelas mais curtas (de Verão), e foram essas que comprei, mas já sabendo que de Inverno ia apanhar frio nas mãos. Casaco há muito por onde escolheres, aconselho apenas a ires aos saldos e promoções e procurares os de tecido com todas as protecções. Pelo menos o meu nem 200€ custou, é da Drenaline, tem todas as protecções e apesar de não ser impermeável não deixa passar água com duas tretas. Capacete sem ires ao barato, consegues também por cerca de 250€ com bastante qualidade, já com aqueles pormenores do pin lock e viseira escura, etc. Eu quando comprei a moto acabei por ficar com o CMS que me ofereceram no stand, mas que não tem 'extras' nenhuns e principalmente o material dentro não tem tanta qualidade, ando agora a juntar para o Shoei dos meus sonhos, mas são quase 500€ xD Com isto tudo os teus 500€ esgotam-se, no entanto, aconselho a pensares também numas calças com protecções. Isto pq recentemente tive uma quedazita com a minha (felizmente foi devagar e nem a moto nem eu tivemos quase nada) e as únicas marcas com que fiquei foram duas queimaduras (de deslizar no chão) precisamente nas pernas, de resto apesar de ter raspado com as mãos e braços no chão não tive absolutamente nada, coisa que me fez pensar muito se não valeria a pena ter comprado umas calças.
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#8

(05-01-2015 às 16:12)Cloud Escreveu:  (...) aconselho a pensares também numas calças com protecções. Isto pq recentemente tive uma quedazita com a minha (felizmente foi devagar e nem a moto nem eu tivemos quase nada) e as únicas marcas com que fiquei foram duas queimaduras (de deslizar no chão) precisamente nas pernas, de resto apesar de ter raspado com as mãos e braços no chão não tive absolutamente nada, coisa que me fez pensar muito se não valeria a pena ter comprado umas calças.

Muito boa chamada de atenção.  thumbsup

As minhas gangas fizeram um trabalho impecável quando fui "testar o alcatrão" há uns meses.
As protecções laterais das gangas ajudaram bastante porque a queda ainda foi algo violenta e com o peso da mota em cima ao bater no chão, antes dela me ter fugido debaixo.
Ao bloquear a roda da frente estava no chão ainda antes de ter tempo de dizer "AI" e em vez de lá ter deixado a pele safei-me apenas com umas nódoas negras no ombro e anca (e cerca de uma semana a desfilar capítulos inteiros do dicionário de vernáculo de cada vez que me mexia  blink ), quero querer que graças ao equipamento onde se incluem as ditas gangas.

[Imagem: wrong-bike.jpg]
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#9

Luvas aconselho a que compres dois pares. Umas de verão e umas de inverno. Nunca mais me esqueço de uma vez, à noite, sair para ir a Belém (uns 5km de minha casa), de inverno e, por distração, levar as luvas de verão. Quando cheguei à garagem pensei "Olha que se lixe". Lá fui. No regresso, tinha as pontas dos dedos roxas! lol

Atualmente, tenho umas "patas de urso" da Bering para o inverno e umas de pele, com furinhos entre os dedos para o verão. Para passeios mais longos, especialmente na meia estação, até costumo levar os dois pares, para mudar conforme for preciso. Já me aconteceu sair de manhã cedo com as de inverno e, perto da hora de almoço, o tempo aquecer e pôr as de verão.
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#10

(06-01-2015 às 10:00)quatropiscas Escreveu:  Atualmente, tenho umas "patas de urso" da Bering para o inverno

Não consigo usar luvas grossas, pela perda de sensibilidade que causam, para além de serem incómodas!

No entanto, se está frio, para as mãos, aconselho vivamente punhos aquecidos! E é um gagdget que já se encontra em after market a preços muito convidativos.... e vão compensar muito o montante gasto.

[Imagem: zX4Kq81.png]

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