Benelli BN 251 abs / 302 abs

(19-06-2017 às 20:33)Velasquez87 Escreveu:  Luís, tu que tiveste uma cb500x sabes do que falo...uma Crossrunner é outro "fumo pelo escape"

Pedro, tenho também reparado que já há um número significativo de gajos que tinham NC e que agora andam a 'subir de divisão' ( muitos para a Tracer 09 ) 'mas lá está'  ... tiveram primeiro uma NC (tal como eu tive a CB500X ! ) . È uma forma e um  modelo 'seguro' para se entrar 'no mundo das motas' e depois há uns que se mantém 'fiéis' ao modelo ( porque não pretendem mais de uma mota, porque ter uma mota é apenas um 'acessório' ou um 'brinquedo'  que possuem a que não dão mais valor do que a outros , porque têm um temperamento 'calminho', porque dão mais importância ao aspecto económico do consumo do que ao aspecto 'desafiador' do prazer de pilotar uma mota , etc, ) e há outros que mudam (pelo sentido inverso aos 'argumentos' anteriormente descritos) . 

No fundo eu acho que o 'desdém' que se dá à mota nem é tanto pela mota , mas sim pelo perfil de grande parte do pessoal que as têm . É maioritariamente gente que sinto que me está a 'representar mal' , isto é, gente 'trivial demais' , que praticamente não tem mais nenhum 'ponto em comum' com a cultura ( a vários níveis)  e 'modus vivendi' que eu tenho ou que 'defendo'  , mas que na prática se 'confunde' com a minha personalidade e paixão ... quando está 'fardado' em cima de uma NC.
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Tudo certo... mas então se quem tem as nc está satisfeito, mesmo sabendo das limitações delas porque é que querem fazer dela uma mota como as outras?? Ou só é bom falar dos consumos??

Eu não tenho nem teria como ter algo contra quem as conduz, mas da mota em si não gosto, não quero gostar e escusam de me tentar empranhar pelos ouvidos...


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Eu se necessitasse de uma mota para o dia a dia era uma NC que tinha!
Sem dívida alguma!
É a melhor moto que há no mercado para isso mesmo, o dia a dia!
A puta da mota comparta-se como uma scooter a gasóleo.
A mota tem arranque e tem uma capacidade de traccionar muito boa, apesar de que ao final de 500m já está sem motor.
Foi feita para isso, foi pensada para os trajectos urbanos, para ser funcional, económica e fácil de conduzir.
Se logo a tentam extrapolar para outros ambientes, problema deles, mas a verdade é que não há melhor moto para o dia a dia!

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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(19-06-2017 às 21:03)vindaloo Escreveu:  Tudo certo... mas então se quem tem as nc está satisfeito, mesmo sabendo das limitações delas porque é que querem fazer dela uma mota como as outras?? Ou só é bom falar dos consumos??

Eu não tenho nem teria como ter algo contra quem as conduz, mas da mota em si não gosto, não quero gostar e escusam de me tentar empranhar pelos ouvidos...

Diogo , eu só estou a 'espalhar brasas' , a fazer um pouco de 'advogado do diabo' e a dizer algumas coisas  'não politicamente correctas' que eu sei que vão ao encontro do que muitos pensam . Tenho amigos que possuem NC e sei que não se deve confundir a árvore com a floresta, ou ter como premissas certos 'estereótipos'  .
Cada caso é um caso .

p.s. Essa cena dos consumos é do mais irritante que pode haver ! Fui dar um passeio com um gajo que nos abastecimentos ia logo ao telemóvel fazer contas aos consumos e depois a explicar (sem que ninguém lhe tivesse pedido) porque agora tinha consumido 3,9 e no trajecto anterior 3,4 ... ( havia mais subidas , o vento, etc ...) . Até chegar ás bombas ia todo contente e depois até parecia que aquelas contas lhe tinham estragado o passeio ! É ridículo , bastante ridículo , estar a associar sempre a satisfação de andar de mota com contas de mais ou menos 1 euro gasto  ao fim de 200 kms a rolar !
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Citar:Isto roça o limiar do ofensivo, mas não vou dar importância.

Insistes em comparar as 125cc (ou as 300cc, como se verá mais tarde) com as NCs.
Achas mesmo que é comparável?
Não há dois mundos: o das MTs e o das 125cc/300cc e NCs...
(19-06-2017 às 19:12)Velasquez87 Escreveu:  Nuno, em relação à NC ser uma mota não percebo porque raio enfiaste a carapuça. Percebo pelo facto de teres uma NC, mas o meu post estava CARREGADO de ironia. Relaxa pá blink

PS: Mas olha que uma duke 390 já pode ser comparável...(não estou a ironizar neste comentário)
Enfiei a carapuça mas como senti a ironia, não dei importância.
Não tenho a mínima dúvida que a Duke 390 tem andamento semelhante (e em muitas situações superior à NC). Não se passa o mesmo com quase todas as 300cc.
Citar:Lá está a comparação das 300cc com as NCs...

Na minha em particular, devido ao DCT, começo a sair da situação complicada muito antes de ti, partindo do princípio que reagimos em tempos iguais.
Aí, sim, é incomparável. Claro que pouco depois a MT recupera mas isso não significa que a NC me meta em situações complicadas.
Nunca tal aconteceu e ando todos os dias fazendo 90% do percurso na EN10 (Margem Sul).
(19-06-2017 às 19:12)Velasquez87 Escreveu:  Não compares o incomparável. 
Basta dar um cheiro em 2ª ou 3ª e já nem te vejo nos espelhos. 
E não, não foges porque a Tri cilindrica tem sempre potencia disponivel. Acredita no que te digo.
(Da mesma forma que por exemplo o lone com a ^VFR dele faz o mesmo com a minha...não tenho qq dúvida)
Não percebeste...eu disse "devido ao DCT". Ainda estás tu a decidir se mexes o pé para cima ou para baixo e já o DCT meteu duas abaixo só com o enrolar do punho...
Como disse, claro que 2 segundos depois já me passas.
Citar:A 110 a NC não tem pica para sair de uma situação complicada?

Depois disto tudo, apenas faço uma pergunta para eu ver as coisas de uma maneira melhor: já conduziste alguma NC?
(19-06-2017 às 19:12)Velasquez87 Escreveu:  Com malas carregadas + pendura duvido.

Sim já, por 3 vezes e uma delas foi meio dia (Antes de comprar a Tracer era uma mota que tinha em mente).
Até aos 110 sim sr, a partir daí parece que atingi uma parede. Desculpa se te incomoda mas é a minha opinião pessoal do que experimentei.

Apenas me incomoda porque não é verdade o que disseste.

Sim, com malas laterais carregadas e pendura a NC perde o disparo e compara-se a uma 300cc só com o piloto. É justo, isto?
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Tenho de ir experimentar uma DCT, mas duvido que ache assim tão rápido.

Até porque quem não tem DCT está habituado a mexer os membros esquerdos ao mesmo tempo que mexe o direito para o acelerador ehehe tong
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Não sei mas se calhar um condutor esta habituado a prever qualquer coisa a frente e leva a mudança certa... eu pelo menos tento e a não ser um gancho muito inesperado em estrada... em que saio com a mota mais mole, ando com a mudança adequada...

Ja nos carros toda a gente me disse que a cx automática era um espectaculo, muito mais rapida em qualquer situação bla bla...

Bela treta! Adorei dizer adeus a pontos embraiagem na cidade, conforto, melhor gestão em andamento corrido, tudo muito certo... mas resposta numa ultrapassagem ou dosear embraiagem num arranque é muito mais rapido e instintivo meter a mudança antes!


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Qualquer sistema automático é muito mais rápido que a mão humana.
Uma DCT, abrindo o punho totalmente, a gaja esganiça-se toda para levar potência à roda.
É preciso andar nelas para perceber isso.
É melhor sermos nós a mandar!?
Em termos emocionais sim.
É mais eficaz?
Não.
É o futuro?
Não tenham a mais mínima dúvida.
Ainda tens dúvidas?
Experimenta um quick shift e depois falamos.

Ando desde 2004 a conduzir camiões de caixa sequencial e dá muitas saudades fazer duplas e mexer no "piço", trabalhar com as overdrive e tal...
Mas a eficiência é muito pior e os consumos uma ruína....
Se quero isso numa das minhas motas?
Não. Gosto de sentir que não estou meramente a gerir tecnologia.

Tentando reorientar o tópico, uma 300 é uma excelente mota para aprender, mas na gama imediatamente acima, como as 500/700, existem motos que são excelentes professoras como as MT ou as NC, onde se faz a introdução ao conceito de binário, que faz em parte esquecer o "ouvido fino" necessário nas 300 para manter o motor num índice de resposta aceitável. E não falo de velocidades ponta, mas sim de recuperações e capacidade de resposta em situações adversas.

Para quem vem de uma 125, eu aconselho uma 500/700 para seguir a sua evolução, uma vez que o mais básico já aprendeu com a 125.
Para quem agora começa, tendo ou não uma carta limitada, uma 250/300 é um excelente compromisso para dois ou três anos de aprendizagem/economia e absorção do espírito da coisa (que é tudo menos liberdade).

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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Txi consegui arranjar aqui uma bela discussão por causa das NC!

Olha o ROD também deu uma bela sugestão, a Yamaha R3, ainda que altamente sobrevalorizada, sendo a mais potente do segmento. Mais potente que esta só mesmo a Duke 390 que já sai fora das 300cc.

Mas oh vindaloo, explica-me lá uma coisa, tu achas mesmo que uma 300cc demora 20 segundos a passar um camião? Tens noção dos tempos 0-100 destas motas? Achas que são quê? 30 segundos? Vai lá procurar um pouco e espanta-te!

Numa 300cc a solução é a mesma que na tua mota, manda-se umas abaixo, e siga. Fiz o mesmo de SYM 250 que é uma merda comparado com qualquer 300cc do mercado (talvez com excepção da CBR300).
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(20-06-2017 às 10:03)OFFICER Escreveu:  Mas oh vindaloo, explica-me lá uma coisa, tu achas mesmo que uma 300cc demora 20 segundos a passar um camião? Tens noção dos tempos 0-100 destas motas? Achas que são quê? 30 segundos? Vai lá procurar um pouco e espanta-te!

David, valores de arranques de 0-100 são completamente inuteis numa ultrapassagem conforme mencionada.

Eu penso que tu tens a percepção de que eu não sei o que são estas motas, mas estás enganado.

Eu não quero soar paternalista, mas eu acho é que tu talvez não tenhas a noção do que é andar na estrada em viagem em modo papa léguas, km a fio, início de sintomas de cu beduinismo, onde ja se começam a forçar ultrapassagens, 1000km de casa etc

Então se te vires numa situação em que se utilize um cartão especial para fazer reservas de quartos, e há horários mais ou menos rigorosos a cumprir ias sentir a sério a limitação da baixa cilindrada e da pouca cavalagem.

Como te disse... eu sinto as limitações da minha mota portanto tudo o que vier para baixo para mim é simplesmente inconcebível.

Também há gajos a fazerem viagens enormes de vespa e safam-se portanto tem a ver com a maneira como se aborda a estrada, os destinos e a condução... mas para mim gosto da ligeireza e longe de mim ser um gajo rápido!

Não sei se já tiveste oportunidade de rolar com o Rui ou não... mas tens na condução dele um ritmo de viajem nato!

Suave, sem grandes travagens, sem grandes espremidelas à mota... mas soma km no odómetro depressa! É assim que deve ser.

E os cavalos na Maria das Curvas e na Dorothy estão lá...

(20-06-2017 às 10:03)OFFICER Escreveu:  Numa 300cc a solução é a mesma que na tua mota, manda-se umas abaixo, e siga. Fiz o mesmo de SYM 250 que é uma m**** comparado com qualquer 300cc do mercado (talvez com excepção da CBR300).


Ofende-me um pouco essa comparação! bigsmile bigsmile


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