Benelli BN 251 abs / 302 abs
#1

Boa tarde Caríssimos companheiros das duas rodas.

Gostaria de ouvir as vossas opiniões sobre estas duas motos, dado estar a equacionar dar o salto de uma YBR 125.

Desde já informo, que 90% da utilização que atualmente dou à moto é essencialmente no percurso casa / trabalho, entre Linda-a-Velha e Lisboa e também umas idas à margem sul (Fernão Ferro).

Tenho estado a equacionar a aquisição de uma Benelli BN251 ou BN302, ambas com ABS.

O objetivo, é ter uma moto fiável, confortável e económica, quer em consumos, quer em manutenções.

Pessoalmente em termos de visual, gosto mais da BN251, embora acredite que a BN302 seja mais "moto", entre as duas claro.

Como ainda estou a tirar a carta de categoria "A", (a aguardar pelo exame de código) não posso fazer test drive de nenhuma.

Assim, agradeço a quem tenha conhecimento destes dois modelos, que possa contribuir com a sua experiência.

Desde já os meus agradecimentos,

Antonio Feira
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#2

Boas e bem vindo!

Porquê uma Benelli? É mesmo a mota que gostas? 

Qual o teu orçamento? Se gostas dessa cilindrada porque não uma duke 390 usada com pouca quilometragem em cima em que pagas o mesmo que uma Benelli e tens MUITO mais mota? Com suspensões e travões de mota de categoria superior...

É uma ideia...blink
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#3

Permite-me perguntar, já viste ambas ao vivo? É que elas são uma fotocópia uma da outra praticamente.

Posto isto, a 302 não tem apenas mais motor, além disso, tem melhor travagem e melhor ciclistica.

As diferenças no resto são talvez que a 251 tem indicador de mudança e a 302 não, e no caso da 302 tem botão dos 4 piscas e a 251 não.

De resto elas são praticamente a mesma coisa por fora. Já agora, ouve ambas a trabalhar, ao vivo que logo vês a mota que queres.
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#4

(01-06-2017 às 14:00)Velasquez87 Escreveu:  Boas e bem vindo!

Porquê uma Benelli? É mesmo a mota que gostas? 

Qual o teu orçamento? Se gostas dessa cilindrada porque não uma duke 390 usada com pouca quilometragem em cima em que pagas o mesmo que uma Benelli e tens MUITO mais mota? Com suspensões e travões de mota de categoria superior...

É uma ideia...blink
Boas,

Muito obrigado pela opinião.
O orçamento não é muito alto (+/- 4.500€)
Para ser sincero não conheço a Duke (sou novo nestas andanças....)
Vou ver na net como é a maquina.

Abraço,

AF
Responder
#5

(01-06-2017 às 14:08)ANTONIO FEIRA Escreveu:  
(01-06-2017 às 14:00)Velasquez87 Escreveu:  Boas e bem vindo!

Porquê uma Benelli? É mesmo a mota que gostas? 

Qual o teu orçamento? Se gostas dessa cilindrada porque não uma duke 390 usada com pouca quilometragem em cima em que pagas o mesmo que uma Benelli e tens MUITO mais mota? Com suspensões e travões de mota de categoria superior...

É uma ideia...blink
Boas,

Muito obrigado pela opinião.
O orçamento não é muito alto (+/- 4.500€)
Para ser sincero não conheço a Duke (sou novo nestas andanças....)
Vou ver na net como é a maquina.

Abraço,

AF

Consegues perfeitamente. 
Tens até uma usada na cada dos 3700€ no custo justo.

Não vejas a nova (Duke 390 2017) então, porque não quero ser culpado de 'amor à primeira vista'  clap V

Velasquez87
Responder
#6

(01-06-2017 às 14:02)OFFICER Escreveu:  Permite-me perguntar, já viste ambas ao vivo? É que elas são uma fotocópia uma da outra praticamente.

Posto isto, a 302 não tem apenas mais motor, além disso, tem melhor travagem e melhor ciclistica.

As diferenças no resto são talvez que a 251 tem indicador de mudança e a 302 não, e no caso da 302 tem botão dos 4 piscas e a 251 não.

De resto elas são praticamente a mesma coisa por fora. Já agora, ouve ambas a trabalhar, ao vivo que logo vês a mota que queres.

Boas,

Muito obrigado pela ajuda.
Ao vivo, só vi ainda a 251 onde estive sentado.
Pelas fotos que vi da 302, fiquei com ideia que não era igual à 251. 

Abraço

AF
Responder
#7

(01-06-2017 às 14:00)Velasquez87 Escreveu:  Boas e bem vindo!

Porquê uma Benelli? É mesmo a mota que gostas? 

Qual o teu orçamento? Se gostas dessa cilindrada porque não uma duke 390 usada com pouca quilometragem em cima em que pagas o mesmo que uma Benelli e tens MUITO mais mota? Com suspensões e travões de mota de categoria superior...

É uma ideia...blink

Porque afirmas ser muito mais mota e com suspensões e travagens melhores que a 302? Já viste ambas?

É que se vamos falar de fiabilidade, as KTM nunca foram o supra-sumo, nem é agora que são. As Duke 390 têm problemas de sobreaquecimento, ainda que menor que as RC.

Gosto de ambas, mas a duke continua a ter o problema de ser monocilindrica, que para muito gente será certamente um problema. Depois na travagem, estamos a falar de um disco vs duplo disco com malha de aço, não sei se haverá grande diferença ou até se a duke sai superior ou inferior.

A meu ver, existe algo superior a estas duas, chama-se MT-03, até porque essa é uma bicilindrica com 42cv, menos 2 que a duke mas com um motor muito mais versátil.

https://www.zigwheels.com/reviews-advice...iew/21438/

Neste artigo refere precisamente o que indico sobre o sobreaquecimento delas. Entre outras comparações interessantes.


(01-06-2017 às 14:12)ANTONIO FEIRA Escreveu:  
(01-06-2017 às 14:02)OFFICER Escreveu:  Permite-me perguntar, já viste ambas ao vivo? É que elas são uma fotocópia uma da outra praticamente.

Posto isto, a 302 não tem apenas mais motor, além disso, tem melhor travagem e melhor ciclistica.

As diferenças no resto são talvez que a 251 tem indicador de mudança e a 302 não, e no caso da 302 tem botão dos 4 piscas e a 251 não.

De resto elas são praticamente a mesma coisa por fora. Já agora, ouve ambas a trabalhar, ao vivo que logo vês a mota que queres.

Boas,

Muito obrigado pela ajuda.
Ao vivo, só vi ainda a 251 onde estive sentado.
Pelas fotos que vi da 302, fiquei com ideia que não era igual à 251. 

Abraço

AF

Vai a um stand que venda a marca, como a ramemoto por exemplo. E aconselho-te a pedir pelo menos para ligar ambas, se não conseguires fazer um test drive.

Já estive em cima de ambas e com ambas a trabalhar e etc, a 302 é superior. Só o som dela é capaz de te convencer logo.
Responder
#8

(01-06-2017 às 14:26)OFFICER Escreveu:  
(01-06-2017 às 14:00)Velasquez87 Escreveu:  Boas e bem vindo!

Porquê uma Benelli? É mesmo a mota que gostas? 

Qual o teu orçamento? Se gostas dessa cilindrada porque não uma duke 390 usada com pouca quilometragem em cima em que pagas o mesmo que uma Benelli e tens MUITO mais mota? Com suspensões e travões de mota de categoria superior...

É uma ideia...blink

Porque afirmas ser muito mais mota e com suspensões e travagens melhores que a 302? Já viste ambas?

É que se vamos falar de fiabilidade, as KTM nunca foram o supra-sumo, nem é agora que são. As Duke 390 têm problemas de sobreaquecimento, ainda que menor que as RC.

(01-06-2017 às 14:12)ANTONIO FEIRA Escreveu:  
(01-06-2017 às 14:02)OFFICER Escreveu:  Permite-me perguntar, já viste ambas ao vivo? É que elas são uma fotocópia uma da outra praticamente.

Posto isto, a 302 não tem apenas mais motor, além disso, tem melhor travagem e melhor ciclistica.

As diferenças no resto são talvez que a 251 tem indicador de mudança e a 302 não, e no caso da 302 tem botão dos 4 piscas e a 251 não.

De resto elas são praticamente a mesma coisa por fora. Já agora, ouve ambas a trabalhar, ao vivo que logo vês a mota que queres.

Boas,

Muito obrigado pela ajuda.
Ao vivo, só vi ainda a 251 onde estive sentado.
Pelas fotos que vi da 302, fiquei com ideia que não era igual à 251. 

Abraço

AF

Vai a um stand que venda a marca, como a ramemoto por exemplo. E aconselho-te a pedir pelo menos para ligar ambas, se não conseguires fazer um test drive.

Já estive em cima de ambas e com ambas a trabalhar e etc, a 302 é superior. Só o som dela é capaz de te convencer logo.

Ó chefe, não me leves a mal, mas ja andaste nas duas? For sure?

ando algumas vezes na duke 125 de um vizinho meu...e já fiz o test ride numa 302...que ao fim de 10 minutos estava a entregar na ramemoto...a benelli tem duas coisas boas: barulho de escape de origem(que facilmente se altera por um afetermarket) e o andar em frente...porque aquela ciclistica nas curvas é manhosa como o raio. Não é agil, nao trava como nenhuma das concorrentes...

Já a duke é superior em TODOS os aspectos. Ágil, tem torque, ciclisticamente..meus deus 'ó se curva' nas horas...

Basta referir suspensão WP, muito mais leve que a 'Benella', travões 300mm frente e 230mm atrás...

Quanto aos problemas de aquecimento, este meu vizinho tem 18.000 nunca teve um pintelho..a mota é impecavel smile

Às vezes pergunto-me se haverá alguém mais tenro que eu...

Velasquez87
Responder
#9

Vê o que coloquei no post que citaste, está editado.

O problema maior da duke é outro...  lol

Provavelmente tu achaste a Duke 125 ágil porque é uma mota leve como uma pena. De qualquer forma a Duke 390 é mais leve que a BN302, no entanto tem uma suspensão muito mais dura, é uma mota que não presta para a prestação de casa-trabalho.

É uma mota mais virada para o divertimento/diversão, não é para andar a fazer grandes viagens.
Responder
#10

(01-06-2017 às 14:36)OFFICER Escreveu:  Vê o que coloquei no post que citaste, está editado.

O problema maior da duke é outro...  lol

Provavelmente tu achaste a Duke 125 ágil porque é uma mota leve como uma pena. De qualquer forma a Duke 390 é mais leve que a BN302, no entanto tem uma suspensão muito mais dura, é uma mota que não presta para a prestação de casa-trabalho.

É uma mota mais virada para o divertimento/diversão, não é para andar a fazer grandes viagens.

Isso já vai do propósito de cada um...

Mas casa-trabalho e um gajo sai do trabalho e quer ir virar uma serra, com a Benelli ainda vai ter mais trabalho em cima  lol

Só para que conste já me sentei (claro que nao foi na sua utilizacao normal) na migtec nas novas duke 125 e 390...faz o mesmo e depois falaem relação ao conforto. 

O banco das antigas é pedra é certo mas a posicao conducao é mto parecida com a mt 07 (Posicao natural) e o banco parece estofado com espuma visco elastico..está muito bom (mesmo) blink

Velasquez87
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