Até agora tenho tido sorte pois aqui todos agoiram…
Acho que acima de tudo não é daquelas motos para condutores negligentes que só querem colocar combustível e andar… Para isso aparentemente há as Tracer900
É uma excelente moto mas precisa de "mininhos" constantes para que não venha a ter reparações caras pelo custo das peças que entretanto ainda subiram mais de preço…
Fazendo essa manutenção cuidada não tem qualquer problema!
Quanto ao rectificador de corrente, sim, é um problema recorrente neste modelo que a marca
tentou resolver com o modelo 2007/2009 mas que é mesmo preciso de ser feito:
- O rectificador de corrente em ambos os modelos está "sobrecarregado" por ter poucos "A" inicialmente era 25A apesar de indicar 30A e depois talvez tivesse mesmo os 30A, se bem que não é standard.
Um rectificador compatível (com hondas CBR) de 50A é o aconselhado, pede ao teu mecânico que para ele é coisa fácil de se fazer - é só preciso alterar fichas, que numa moto usada sem garantia… não há qualquer problema!
Desta forma o rectificador não estando em esforço também não aquece tanto…
- A posição onde ele foi projectado parece propositada para a malta ir gastando uns 250/350€ sempre que lá ia… Eu ainda não fiz mas irei fazer. É mesmo aconselhado a ser feito. Tem algum custo por alguma cablagem nova…
É a única forma de manter o rectificador mais fresco… ainda estou a ver em conjunto com o mecânico qual a melhor posição… Tenho de pesquisar no tal grupo de FB, que indico aqui à frente….
No grupo Facebook inglês "Triumph Sprint ST 1050" quase todos já fizeram estas alterações… e os que ainda não fizeram...sempre que vão ficando apeados...vão fazendo essas modificações…
A única vez que fiquei mesmo apedo foi precisamente pela avaria do rectificador…
Nesse mesmo grupo também dizem que para ajudar à vida útil do rectificador, usar sempre uma bateria em condições e ir verificando a voltagem… mas talvez assim seja com o rectificador de origem…
A maioria dessa malta colocou um "medidor constante de voltagem da bateria", tipo isto:
https://www.ebay.es/itm/12V-24V-Car-Moto...SwvPZbQdvu Para finalizar e ainda sobre os "miminhos constantes"... há que a manter sempre limpinha para não começar a ganhar ferrugens… o mecânico já me avisou… "olha que isso podias fazer era na Kawasaki. esta precisa de se manter limpinha..."
Tendo estes cuidados… é de facto uma excelente moto e tem motor….motor....motor....motor....motor... é muito progressiva e até pelo menos as 210/220 com força constante!
Em andamentos rápidos constantes (tipo 140/160) até que é económica: a rondar os 6Lt/100km mas quando se puxa...também bebe…
Mas parece-me que seria uma concorrente directa da Ducati ST3 ou da Aprilia RST1000 Futura (no mercado de usadas), tanto que é uma marca mais "exótica" que uma mais tradicional como Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki…
Mas também podem ver a Sprint como concorrente da VFR800 e VFR1200 (no mercado de usadas).
É uma moto comprida, com excelente estabilidade em velocidades elevadas mas perde um pouco nas curvas mais malandras onde se precisa de uma moto mais curta e irreverente…
Em conforto, excelente! Consigo fazer 750km num dia sem os glúteos se queixarem mas preciso é de afinar a posição e angulo das manetes para reduzir cansaço no braço/mao…
De resto… SEM MALAS E TOP CASE é das mais rápidas dos 0-100kmh em que faz em apenas 3,1s e excelentes recuperações.
Os que defendem outras motos semelhantes...ganham na marca que é bem mais visível que uma Triumph, um pouco na velocidade de ponta, design ainda mais actual e um pouco mais de fiabilidade para os tais condutores negligentes…
De resto… acho que não fazes uma má compra! Mesmo pelo que se vai ouvindo aqui e ali… É tudo muito subjectivo e relativo!
Mas já agora… "aperali" ou "aperaqui": já fizeste a tua apresentação?
Já agora, és parente do HJJS?