(26-01-2019 às 20:52)LoneRider Escreveu: (26-01-2019 às 19:08)dmanteigas Escreveu: (26-01-2019 às 19:00)pedromt07 Escreveu: Eu a nível de amortecedores percebo pouco, por isso não posso opinar. Sobre a válvula de retorno da mola é que não me pude conter Mas retorno da forquilha tem também papel nesse "agachamento" da tracer sobre aceleração.
Só respondi agora porque fui andar de mota, mas só fiz 200kms
Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Atencao que ao contrário do que o Rui disse eu não falei em lado nenhum da válvula de retorno da mola. Isso saiu da cabeça dele e é um conceito pelo qual ele merece todo o crédito.
É pá...
Tenho pena que as pessoas não tenham palavra.
(26-01-2019 às 02:30)vindaloo Escreveu: (26-01-2019 às 01:28)dmanteigas Escreveu: Rui, tens aí algumas incorreções. Algumas por falta de experiência na condução da mota, outras técnicas (aumentar a compressão e diminuir a pre carga causa precisamente o oposto do que referes, agravando a instabilidade e além de que torna a suspensão uma valente m**** em termos de conforto) e outra porque estás a sobrevalorizar a mota do Pedro (só tem regulação de compressão à frente) e a minha (que não tem regulação da força de recuo na mola traseira). É essencialmente estás a comparar “apples and pears”. A sério. Vai experimentar uma Tracer 900 da geração atual e depois volta a ler o teu post. Sao motas com uma ciclistica tão diferente que nem parecem o mesmo modelo (e na realidade não são - uma é uma MT-09 Tracer e outra é uma Tracer 900 e está distinção está bem vincada como expliquei atrás entre uma filosofia “sport” é uma filosofia “touring”).
Mas olha, podes falar mal da minha mota à vontade e destilar o veneno que quiseres que não me incomoda minimamente. A Tracer é uma mota com uma personalidade muito forte, que aguenta tudo. Ao contrário da Benelli por exemplo, que é muito mais sensível e ressente-se com as críticas à sua qualidade. Por exemplo, ainda agora estive a confortá-la depois dos comentários que o Michel fez no outro tópico e duvido que algum dia volte a ser a mesma depois de descobrir que afinal não serviu de inspiração para o design da série Duke da KTM
Vai andar de mota!
Ganha respeito por quem sabe. O Rui tem mais km de mota do que considero provável que tu alguma vez venhas a ter.
Lembra-te que há poucos dias nem sabias o que era uma suspensão, hoje comentas como suprasumo e autoridade na matéria, e só saem disparates e foleirices e que não tem nada a ver com as motas. Então cresceste assim tanto de repente?
Ganha juízo, humildade e tento na língua pah.
A qué referías exactamente com esta expressão?
OK, reconheço que não utilizei literalmente o que escreveste, mas acho que um gajo se faz entender.
Se o que se pretende é entrar numa batalha semântica eu estou fora.
Quem comprou uma mota com um problema crónico de estabilidade foram vocês, não eu.
E não é um problema que não tenha solução. Basta para isso o construtor usar componentes da qualidade que devia usar para que correspondesse com o que publicita por aí.
É muito fácil dizer que não se diz uma coisa só porque não foi fielmente transcrito, faz isso aqui e em qualquer situação da vida, seja de que importância for.
Rui, desculpa lá mas questão de semântica é o caralhinho. O que eu disse está 100% correto é o que tu disseste está 100% errado o que ocorre frequentemente quando se tenta falar como se percebemos de algo que desconhecemos de todo. A versão GT da Tracer tem regulação das força amortecedora de recuo (rebound) na fforquilha dianteira direita. Que é completamente diferente do conceito que tu inventaste e explicaste.
Como dizes é bem, perguntei aqui no fórum por ajuda e apercebi que à exceção do dfelix o conhecimento era escasso. Algo provado facilmente como confundir a precarga da nola com a rigidez da mola. A precarga em nada altera a rigidez da mola.
No fundo, tenho a dizer que concordo contigo quando dizes que a experiencia pratica, pouca ou muita, é que nos permite formar as nossas opiniões por isso é que disse que quando referiste que aumentar a compressão da mola traseira e diminuir a precarga aumenta a instabilidade da mota a alta velocidade por muito que a tua teoria diz que faz sentido. Até porque se não me engano, nenhuma das tuas motas tem ajuste de suspensão em pre carga, compressão e força amortecedora de recuo nas suspensões traseiras e dianteiras, portanto a possibilidade de obtermos experiência prática é... nenhuma.
Creio que o mais sensato e para encerrar a nossa discussão é admitirmos como bons irmãos motociclistas que no que toca a regulação de suspensão percebemos todos o mínimo para deixar um leigo impressionado com termos técnicos. Até porque a regulação da suspensão, ao fim e ao cabo, é uma questão de gosto pessoal.
Pedro Areias, não fiques preocupado que não vais ter aquele consumo na tua GT. Aquilo é o consumo de um pudim fla a fazer uma tirada quase sempre a uma velocidade teoricamente impossível porque o pudim fla não consegue atingi-la de forma estável. Com a tua condução provavelmente serás capaz de conseguir consumos iguais à NC que é uma mota tão semelhante a uma Tracer como a SuperBock coruja Lager é semelhante à SuperBock Abadia. Quanto a isto falo com os meus kms de conhecimento de causa, adquiridos à umas horas atrás a degustar ambas enquanto via o maior a jogar na companhia de 2 bons amigos lampiões!
Posto isto não posso deixar de referir que o Sporting é campeão de inverno, é no final do dia o que a malta quer é títulos e vitórias do Sporting e que pegava fogo facilmente à Tracer, à Benelli e à VFR para ver outra vez o Sporting campeão do título que interessa, o de campeão nacional!