Traçar e fazer curvas - noções teóricas para curvar em segurança
#41

[Imagem: maxresdefault.jpg]
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#42

Não esquecer a pressão dos pneus... eu por defeito... costumo andar sempre com menos "ar" que o recomendado no manual...

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#43

Conforme o tipo de passeio e altura do ano ( conforme o calor da estrada ) subo ou desço a pressão...
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#44

Eu ja travei com o da frente algumas vezes em curva, um gajo nao pode é apertar muito o travao nem ir muito inclinado. Mas antes so sabia virar inclinando o corpo, agora é so counter steering, é mais facil, mais rapido, mais natural e um gajo cansa-se menos.
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#45

Ainda não percebi o que é o counter steering...
É tipo o drift dos carros? Volante e rodas para um lado e carro para o outro?

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#46

(08-03-2017 às 23:42)meneses85 Escreveu:  Ainda não percebi o que é o counter steering...
É tipo o drift dos carros? Volante e rodas para um lado e carro para o outro?

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Exacto, embora na mota o ângulo da direcção seja bastante mais subtil, porque não é feito a derrapar.

Honda CX 400 '83 Eurosport
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#47

(08-03-2017 às 23:52)MagJet Escreveu:  
(08-03-2017 às 23:42)meneses85 Escreveu:  Ainda não percebi o que é o counter steering...
É tipo o drift dos carros? Volante e rodas para um lado e carro para o outro?

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Exacto, embora na mota o ângulo da direcção seja bastante mais subtil, porque não é feito a derrapar.


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#48

Eishhh...os ing's que p'aqui vão.

Caroço chamado à receção... Caroço chamado à receção... devil
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#49

Uma coisa que acho muito importante: manter sempre o olhar focado para a direcção onde queremos ir com a mota. Quando entramos demasiado depressa numa curva, por vezes , e principalmente na malta mais inexperiente (meu caso) há a tendência de começar a olhar para a berma ou para o rail,ou para o último sítio onde queremos ir bater com a mota(uma reação de pânico). Pior erro que se pode cometer pois normalmente temos tendência a levar a mota para onde olhamos.Nestes "mini cagaços" o melhor a fazer é fazer os ajustes que há a fazer e nunca perder o foco da estrada e da trajectória ideal que nos vai levar para fora curva.

Eu falo nisto porque aconteceu me algumas vezes no início. Para além de ter podido correr muito mal,era também mau para a "auto-estima motard" . Está um vídeo publicado neste tópico muito bom acerca deste assunto que todos deviam ver,principalmente os mais inexperientes
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#50

5 paginas de teórica ...

e eu é que sou gajo dos testamentos....

1º : se fosse outro gajo a elaborar este tópico , ainda comprendia , agora tu lone ??? ou é por gozo , ou é por... gozo.

nem vou falar dos ings que isso para mim nunca serviu , mas confesso que o FZ baixou 10 % na minha consideração pelo que escreveu...


No meu entender de labrego das motos , sem falar na experiencia e conhecimento do veiculo que conduzimos , os 3 primeiros factores importantes neste assunto são :

curva com visibilidade

curva sem visibilidade

conhecimento da curva.

não me f.o.dam..

eu continuo aqui a pensar como é que vocês ao chegar a uma curva sem visibilidade , numa estrada que não conhecem , aplicam a teórica desde todos os ings ate aos posts aqui discutidos , pensam , relembram-se do contramerding , fazem-no , depois sabem que travão usar e que força aplicar nele , calculam o diâmetro da curva , o ponto de referencia , e bladin mais blading e mais blading...

eu nunca consegui ter tempo para pensar nessas m.e.r.d.a.s. , mediante o 3 factores que enumerei , o meu comportamento entre acelarador e travões varia , e não é calculado , a velocidade a que faço essa curva aumenta consoante a experiencia que tenho com a moto que vou a conduzir , PONTO.


ESPEREM ,

AGORA ENTENDI PORQUE É QUE O OFFICER ANDA TÃO DEVAGAR...
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