(08-03-2017 às 13:29)meneses85 Escreveu: Uma coisa que sempre me ensinaram na escola de condução foi a travar com o da frente...
Fui mau aluno
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Travar é outro truque, que podemos discutir, uma vez que, para entrar em curva, pode ser necessário travar antes de entrar.
Mas gostava de deixar aqui uma dica.
O travão dianteiro é o que tem potência efectiva para reduzir a velocidade de deslocação, mas o traseiro é quase tão importante em temas como a progressividade da travagem, transição de pesos e quando se trata de pisos ou condições sensíveis.
Para meter a mota na curva é preciso primeiro calcular o raio da mesma, a velocidade a que te deslocas, onde começar a travar e onde deixar de travar.
Para isso tudo é crucial, vital e de extrema importância olhar em frente e anticipar mentalmente a curva.
Ou seja....
Quando um gajo detecta a curva, ponto de entrada, consegue ver (antes de entrar na mesma) o estado do piso o raio da mesma, a necessidade de travar, seleccionar a mudança ideal, fechar o acelerador, soltar o travão e a embraiagem, precisamente momentos antes de inclinar a mota para dentro da curva, tendo neste momento os olhos postos no ponto de contacto da curva.
Se fazemos isto sem incidentes, temos 80% do trabalho feito.