Traçar e fazer curvas - noções teóricas para curvar em segurança
#11

(08-03-2017 às 13:03)pneves33 Escreveu:  Sim...eu admito...sou uma menina a curvar... shy

Eu conheço umas meninas que a curvar deixaria muito gajo de barba rija envergonhado.
Neves pá, tu ensinas técnicas de eco condução aos teus pupilos?
Aquilo das inercias, antecipação, etc etc....

I just don't run with the crowd!

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#12

Uma coisa que sempre me ensinaram na escola de condução foi a travar com o da frente...
Fui mau aluno

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#13

(08-03-2017 às 13:29)meneses85 Escreveu:  Uma coisa que sempre me ensinaram na escola de condução foi a travar com o da frente...
Fui mau aluno

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Foi o que me ensinaram também...até ter feito o Curso de Condução Defensiva ainda acreditava que era verdade, apesar de não o fazer...
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#14

(08-03-2017 às 13:29)meneses85 Escreveu:  Uma coisa que sempre me ensinaram na escola de condução foi a travar com o da frente...
Fui mau aluno

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Travar é outro truque, que podemos discutir, uma vez que, para entrar em curva, pode ser necessário travar antes de entrar.

Mas gostava de deixar aqui uma dica.
O travão dianteiro é o que tem potência efectiva para reduzir a velocidade de deslocação, mas o traseiro é quase tão importante em temas como a progressividade da travagem, transição de pesos e quando se trata de pisos ou condições sensíveis.

Para meter a mota na curva é preciso primeiro calcular o raio da mesma, a velocidade a que te deslocas, onde começar a travar e onde deixar de travar.

Para isso tudo é crucial, vital e de extrema importância olhar em frente e anticipar mentalmente a curva.

Ou seja....

Quando um gajo detecta a curva, ponto de entrada, consegue ver (antes de entrar na mesma) o estado do piso o raio da mesma, a necessidade de travar, seleccionar a mudança ideal, fechar o acelerador, soltar o travão e a embraiagem, precisamente momentos antes de inclinar a mota para dentro da curva, tendo neste momento os olhos postos no ponto de contacto da curva.
Se fazemos isto sem incidentes, temos 80% do trabalho feito.

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#15

Nunca fiz o curso... Ofereci foi esse curso à minha "Maria".
Mas pouco ou nada uso o travão da frente, para corrigir as trajectórias é sempre com o de trás...

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#16

Eu também aplico o travão traseiro para às vezes corrigir a velocidade e trajectória da curva , mas tenho de melhorar a técnica pois muitas vezes a mota 'dá de rabo' . De uma forma geral sou um tenrinho a curvar , nada de avisadores a raspar no alcatrão nem perto disso. Faço um curvar q.b.
Há traumas que nunca se superam : As minhas maiores quedas foram a curvar e o maior tralho desses deixou-me um mês 'no estaleiro' . Não quero repetir a dose .
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#17

Eu a curvar também sou muito medricas!fruto de sempre andar com tecnologia 30 ou mais anos atrasada e ver muito video de quedas também ajuda!

E em piso molhado inclinar a mota pa um lado e o corpo não... ou ligeiramente po outro?
As vezes,sem pensar,dou por mim a fazer isso...é medo? shy
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#18

Travar... fazer curvas...deitar... sair do banco... eh pá... não sei... só sei que às vezes vejo-me a dizer palavrões enquanto travo...com o da frente... com o de trás... e com o motor.... e ás vezes ainda meto o pé de fora....

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#19

Isto é como no coise....há que confiar na borracha.

Quedas em curvas é do pior que pode acontecer para a autoestima e confiança do condutor.

Alguns conselhos que fui apanhando


- Travar forte antes da curva mas sempre mantendo velocidade suficiente para não precisar de usar aceledador para ficar na trajectória ( isto é bem mais fácil na teoria que na prática )

- Pezinhos em posição ballet

- counter steering é obrigatório ( gostava de saber como se faz uma curva rapidamente sem usar isto)

- Antes da curva meter a mudança correcta e nunca a meio da mesma

- Posicao do corpo também é muito importante, assim como ter o mesmo relaxado, braços soltos para deixar a parte frontal da mota corrigir alteracoes de pavimento


Há 2 videos que posso meter aqui, que considero biblias nesta arte que é curvar, mas são bastante técnicos, longos e em inglês.
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#20

Primeiro tudo a perder a hora de almoço a ver isto:
http://www.youtube.com/watch?v=t0vUr5oUdNM


Depois venham cá dizer os erros que fazemos e podemos melhorar  thumbsup
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