Substituir capas das bielas
#71

Na maior parte das motos "recentes" é fácil de ver o estado das capas de biela.
Há muito que o cárter passou a ser uma peça que sai verticalmente sem que seja necessário retirar o motor.

[Imagem: IMG_0607.jpg]

Uma vez sem cárter, as bielas ficam a descoberto.
E é perfeitamente possível medir a folga e até substituir as capas sem que o motor seja desarmado.

Good luck!
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#72

nao tens de tirar a cambota para substituir as capas?? eu acho que nao seja tao facil como tirar a parte de baixo do carter e mudar as capas, talvez em alguns motores mas em poucos. smile
isso deve ser como o nelson diz, ainda vai ser o carburadorn lol lol
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#73

(09-11-2015 às 17:17)pedromt07 Escreveu:  nao tens de tirar a cambota para substituir as capas??

Não. Por norma a parte inferior da biela fixa à cambota por dois parafusos:

[Imagem: 2015-Yamaha-R1-Connecting-Rod.jpg]

Nos motores 2T é que a cambota era cravada pelo "moente". E a substituição das bielas implicava descravar o cárter... mas estes não usam capas.

(09-11-2015 às 17:17)pedromt07 Escreveu:  eu acho que nao seja tao facil como tirar a parte de baixo do carter e mudar as capas, talvez em alguns motores mas em poucos.  

A maioria dos motores tem cárter. Não é uma coisa recente.  smile

E a moto em questão (se for a R6) indiscutivelmente tem!
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#74

Novidades malta!
Passei hoje pela oficina e, depois de examinarem a mota com o estetoscópio, está praticamente garantido que se trata mesmo de capas das bielas.
Amanha ao fim do dia serei informado do valor do orçamento e decidir se sim ou sopas.
Após falar com o mecânico, disse-me ele que a desmontagem do motor é inevitável uma vez que, sendo certo que se consegue substituir a capa da parte inferior da biela através do cárter, o mesmo já não é possível relativamente à capa que fica na parte superior, uma vez que a cambota se encontra a meio do caminho.
É certo, isto?
Será também substituído o óleo que lá está no motor (que fez cerca de. 50km's) uma vez que reaproveitar o óleo seria fatela.
Terá ela que levar também um jogo de juntas, uma vez que aproveitar as juntas que lá estão está fora de questão.
Para já são essas as novidades... Não se abstenham de mandar comentarios, palpites e sapiência vossa que todo o conhecimento é pouco!
Um muito obrigado a todos os que estão a participar e a ajudar!
Abraços! blink

Suzuki SV1000S '04  cool
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#75

(09-11-2015 às 21:51)VMassa Escreveu:  o mesmo já não é possível relativamente à capa que fica na parte superior, uma vez que a cambota se encontra a meio do caminho.

dfelix dai eu ter dito o que disse, e eu sei que as motas tem carter, quase todas têm agora, normalmente as mono é que "não o têm"(toda a mota ter carter). por isso é que disse ser necessário tirar a cambota, a não ser que seja possível tirar a mesma sem desmontar o motor, dai ter dito que em algumas motas pode ser possível, nem sei, secalhar, é-me impossível saber as particularidades mecânicas de todas as motas produzidas  blink
Vmassa lamento que essa tenha sido a noticia que recebeste, boa sorte com isso pah, espero que fique bem rápida e nem seja muito caro thumbsup
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#76

(09-11-2015 às 21:57)pedromt07 Escreveu:  
(09-11-2015 às 21:51)VMassa Escreveu:  o mesmo já não é possível relativamente à capa que fica na parte superior, uma vez que a cambota se encontra a meio do caminho.

dfelix dai eu ter dito o que disse, e eu sei que as motas tem carter, quase todas têm agora, normalmente as mono é que "não o têm"(toda a mota ter carter). por isso é que disse ser necessário tirar a cambota, a não ser que seja possível tirar a mesma sem desmontar o motor, dai ter dito que em algumas motas pode ser possível, nem sei, secalhar, é-me impossível saber as particularidades mecânicas de todas as motas produzidas  blink
Vmassa lamento que essa tenha sido a noticia que recebeste, boa sorte com isso pah, espero que fique bem rápida e nem seja muito caro  thumbsup

Também espero eu que assim seja!
Uma questão um pouco noob: não será possível, ao invés de ter que desmontar o topo do motor, retirar a cambota e assim aceder à capa que fica na biela?

Suzuki SV1000S '04  cool
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#77

Btw, assim que a Renata estiver em condições (sim, nome de baptismo dado pela minha cara-metade), vou pensar num alto passeio para a malta ir dar e ai daquele que nao for! mad

Suzuki SV1000S '04  cool
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#78

(09-11-2015 às 22:10)VMassa Escreveu:  Também espero eu que assim seja!
Uma questão um pouco noob: não será possível, ao invés de ter que desmontar o topo do motor, retirar a cambota e assim aceder à capa que fica na biela?

pois é isso que não sei, até é capaz de ser possível. esta parte de mecânica já ultrapassa muito o meu conhecimento. a tua pergunta não tem nada de nabiço, pode ser mesmo possível. smile
para esse passeio podes já contar comigo, desde que faça sol tong vai dando novidades da maquina smile
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#79

(09-11-2015 às 22:26)pedromt07 Escreveu:  
(09-11-2015 às 22:10)VMassa Escreveu:  Também espero eu que assim seja!
Uma questão um pouco noob: não será possível, ao invés de ter que desmontar o topo do motor, retirar a cambota e assim aceder à capa que fica na biela?

pois é isso que não sei, até é capaz de ser possível. esta parte de mecânica já ultrapassa muito o meu conhecimento. a tua pergunta não tem nada de nabiço, pode ser mesmo possível.  smile
para esse passeio podes já contar comigo, desde que faça sol   tong vai dando novidades da maquina  smile

Fantástico!
Depois do que vou penar, espero que tenhamos muita gente por lá! blink

Suzuki SV1000S '04  cool
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#80

Verissimo.
O que o Felix diz não é descabido.
Depois, depois de retirada os bronzes inferiores basta rodar a cambota para libertar o bronze superior.
Estes são metais de desgaste, que se desgastam em parte pela falta de lubrificação.
Ou seja, quando o motor tem oleo a pressão do mesmo faz com que estes levitem e trabalhem em vez dos rolamentos.
Se o oleo acaba, são estes bronzes que sofrem com a falta de óleo. Em parte é bom que seja assim, porque evitam que metais temperados como os das bielas e cambota entrem em conflito, sendo que o resultado seria desastroso.
E possivel mudar os bronzes (superior e inferior, sem abrir o motor.
Mas convem que se saiba como esta a cambota, porque se ela esta já afectada a coisa agrava-se.
Parece-me eticamente correcto que te diga que tem que desmontar o motor, afinal de contas, se tens danos nos assentos da cambota de nada te serviria mudar os bronzes.
É uma reparação cara, muito tecnica e não serão só os bronzes, pois a ter o bloco fora, covem medir e calibrar, ver o estado dos cavilhões, bomba de oleo, bomba de agua, embraigem do motor de arranque, assentos e guias das valvulas, medir desgaste das arvores de cames, rolamentos da caixa, embraiagem, etc.
A ter isso tudo desmantelado, convem olhar a tudo com olhos de ver.

Estou a ser sincero contigo.

A causa de tudo isto?
So tem uma....
...ou talvez duas!

Ou a mota tem meio milhão de km no pelo, ou andou sem óleo no motor.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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