Revisões Yamaha Tracer 900 GT
#1

Ora bem, está tudo menos os rolamentos da direcção, é necessária esta ferramenta.

Algum proprietário Yamaha me pode dar indicações sobre se há à venda e a que preço?



[Imagem: s-l1600.jpg]

https://www.ebay.co.uk/itm/Yamaha-FZ09-Steering-Stem-Nut-Socket/111814918765?_trkparms=aid%3D222007%26algo%3DSIM.MBE%26ao%3D2%26asc%3D56003%26meid%3D090bcbbbea2240f8b4b7b976c8623643%26pid%3D100005%26rk%3D2%26rkt%3D3%26sd%3D122473479457%26itm%3D111814918765&_trksid=p2047675.c100005.m1851
Responder
#2

Uma mota nova e com 1000km... e vais mudar rolamentos de direcção? O_O

Ou estás no gozo completo... Ou então és mesmo um caso sério de algo que não está ao alcance do entendimento do comum mortal!!! think

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#3

(16-02-2019 às 12:00)carlos-kb Escreveu:  Uma mota nova e com 1000km... e vais mudar rolamentos de direcção? O_O

Ou estás no gozo completo... Ou então és mesmo um caso sério de algo que não está ao alcance do entendimento do comum mortal!!! think


Faz parte da revisão dos 1000 km preconizada pela Yamaha o reajustamento da coluna de direcção, que implica remover 2 porcas unidas com uma gaiola, para além de reapertar a mesa da direcção.

Vão acamando ao longo de 1000 km e depois ficam ligeiramente folgados.

Como é óbvio não vou mudar ainda os rolamentos.

Cf. A "bíblia":

600 Mile Service FJ-09:

1) Adjust Fuel Injection Synchronization
2) Adjust Clutch operation, and adjust or replace cable
3) Front and Rear Brake - Check operation, fluid level, and for fluid leakage, and replace pads if necessary
4) Steering Bearings - Check bearing assemblies for looseness
5) Side stand switch - check operation and replace if necessary
6) Replace Engine oil and oil filter
7) Check operation of front and rear brake switches
8) Lube control cables
9) Lights, signals, and switches - Check Operation and adjust headlight beam


Eu limpo a corrente com petróleo e lubrifico-a com um lubrificante seco low-cost. Mas leio os manuais.

Já agora, quando é que foi a última vez que vocês lavaram internamente o motor?

https://www.texoleo.com/product/motul-en...moto-200ml
Responder
#4

Pois... Pelo que escreveste «está tudo menos os rolamentos da direcção», pode ter uma interpretação dúbia.

E entendi que já tinhas tudo menos os rolamentos de direcção. Daí a minha estupefacção. A semântica pode ser lixada.

Reaperto das caixas de direcção é rotina habitual em todas as revisões. Os próprios rolamentos depois dão sinais evidentes de quando precisam de ser mudados (direcção a estalar em mau piso ou em travagens... Viragem do guiador não uniforme e a "prender" com o guiador direito).

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#5

(16-02-2019 às 12:33)carlos-kb Escreveu:  Pois... Pelo que escreveste «está tudo menos os rolamentos da direcção», pode ter uma interpretação dúbia.

E entendi que já tinhas tudo menos os rolamentos de direcção. Daí a minha estupefacção. A semântica pode ser lixada.

Reaperto das caixas de direcção é rotina habitual em todas as revisões. Os próprios rolamentos depois dão sinais evidentes de quando precisam de ser mudados (direcção a estalar em mau piso ou em travagens... Viragem do guiador não uniforme e a "prender" com o guiador direito).

Sim, sim, sereno, eu percebi, mas aproveitei para fazer outra pergunta.

Por acaso alguém tem essa ferramenta? Fica um bocado cara por causa dos portes, até seria uma boa ideia fazermos um "aperto em grupo" das Yamaha (quase todas são iguais) do fórum.
Responder
#6

O meu tempo já é pouco para andar de mota, quanto mais para "brincar" aos mecânicos.

"Dá-me só 10 Minutos!"
Responder
#7

(16-02-2019 às 13:38)sat_ON_fire Escreveu:  O meu tempo já é pouco para andar de mota, quanto mais para "brincar" aos mecânicos.

Já leste a checklist da revisão da S1000? Verificaste se fizeram, no concessionário, tudo o que deviam?

Ou acreditas que porque pagaste 600 ou 700€ por uma revisão eles fizeram o que deviam?

Já reparaste que nos EUA e Alemanha há imensos companheiros a fazerem eles os serviços na moto?

Para agravar, não estamos na Alemanha. Por aqui, a maioria dos proprietários não sabe nada sobre o veículo que conduz.

Não vou agora escrever aqui nada sobre Concessionários em particular. Um deles está chateadíssimo comigo depois da hecatombe que eu tive de resolver semanas depois de uma "revisão". Escrevi um 'relatório' noutro fórum, numa zona privada e chegou-lhes aos ouvidos (ou aos olhos).
Responder
#8

Sat pá!

Ele não anda de mota.

Citar:Algum proprietário Yamaha me pode dar indicações sobre se há à venda e a que preço?

Como não sou proprietário Yamaha... think

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#9

Só vejo o que vem na fatura. Pago e se não estiver satisfeito mudo de oficina.

Nada contra a quem tem condições, tempo e paciência para o fazer, apenas não é o meu caso.

"Dá-me só 10 Minutos!"
Responder
#10

se aos 1000 km isso já precisa de afinar folgas de direção, é obrigatório mudar de rolamentos quando ??? aos 10.000 ????

além do mais , o que o manual indica é para verificar , e não para reapertar.

a minha bantit tem 167.000 e nunca lhe toquei nas caixas de direção, a Ducati tem já 27.000 nas minha mãos e ibidem.
a única moto que apertei caixas de direção ( e inclusive tive que substituir) foi numa gs500 que tive porque o anterior dono tinha mesmo essa picuinhice de andar a verificar tudo e a apertar tudo constantemente.

para ver se existe folga é a coisa mais fácil do mundo , basta travar a roda da frente tentar andar para a frente e para trás e ver se as caixas "batem" ou "tem folga" , a forma mais correta até é colocar a moto num cavalete de forma a levantar a roda da frente e abanar com cada mão em cada bainha de suspensão para frente e para trás com a direção em posição frontal e virada para ambas as laterais e ver se tem ou não folga.

ir a apertar as caixas de direção com tao poucos km e se as ajustas demais , se ficar apertada demais , ficas sujeito a provocar não só um maior desgaste nos rolamentos , como se as caixas ficarem justas demais está sujeito a ir ao chão quando menos esperas.

no entanto , alio-me o que já a maioria do pessoal te disse , devias fazer a revisão na merca , por uma questão de garantia , bem como teres o livro de revisões carimbado pela marca , justifica o preço que eventualmente venhas a pedir por ela quando a fores vender.

quanto a lavar o motor internamente , nem sequer respondo a uma estupidez dessas...
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)