Muita atenção na estrada.
#1

Tirado de outro site:


A ver se os motards compatriotas amigos, entendam de uma vez por todas, tudo o que tiram da mota estão a alterar as especificações dos parâmetros legais.
Pior é quando tiverem que fazer a inspeção B



[Imagem: img_905x6032016_01_30_23_52_34_511060.jpg]

Falta 1 espelho ou 2 espelhos – MULTA 120€

Pneu maior dimensões que no livrete, poderá ser documentos aprendidos e ir inspeçãoB com medida correcta ou averbada no livrete, se vier de origem com 180 e averbado 190, este veiculo só pode andar com estas 2 medidas e mais nenhuma. – MULTA 120€

Piscas em falta ou de tamanho reduzido de maneira a não ser visível a determinada distancia. – MULTA 120€

Luz da frente com tamanho fora do permitido por lei, visível a determinada distancia.
com xenon também da multa devido a maior intensidade de luz, claro que vê melhor, mas é ilegal
para ser usado tem de estar aprovado por lei, tem de ser de regulação automática
Faróis indicam nas especificações SAE e DOT, e os de origem também o dizem mas tem la os E4 e os traz E11 .
ou alterar de origem para uns reduzidos quase sem foco de luz, caso de alteração para 2luzes dos tectos falsos. – MULTA DE 120€

Luz de matrícula branca, tem de a tornar visível a 20m –MULTA DE 120€

Matricula não pode ser dobrada ou inclinada ou tapada, ou colocada de lado, desde que assim seja indicado nas características do veiculo
Material composto de unicamente de chapa até 12-2006, após 01-2007 obrigatoriamente de acrílico.
Não ter qualquer autocolante a tapar, caso do P em azul ou propaganda ao stand
Dimensões legais fora das de cima, podem aplicar a multa de alterações ao veiculo de 250€ e apreender os documentos – MULTA 120€

Refletor retangular traseiro é obrigatório, e não refletor triangular vermelho – MULTA 60€

No ruido, ponteiras maioritariamente nas motas medem 85db´s
alterar a ponteira, mas manter estrangulador, desde que ruido seja dentro das normas – MULTA 120€

Falta manómetros, dará multa e inspeçãoB – MULTA 120€

Pega para pendura se agarrar na traseira, muitas motas cortam ou retiram o porta-couves, ou retirar pega do banco que está a meio do banco, entre condutor e pendura – MULTA 120€

Peseiras, ao retirar as mesmas incorre-se em outra ilegalidade, a não ser que venha no livrete, monolugar – MULTA 60€

Em relação à Polícia, podem sempre embirrar, têm a lei do lado deles.
Se pelo menos mantivermos os espelhos e piscas é meio caminho para ser mandar parar
Mas não invalida que peguem por outro lado…
Se formos cordiais maioritariamente nos deixam passar pois muitos policias também são Motards…
AO ALTERAR O MATERIAL QUE ESTÁ DE ORIGEM TEM QUE SER POR MATERIAL QUE CUMPRA AS MESMA NORMAS, OU SEJA MATERIAL HOMOLOGADO
Os veículos para serem comercializados para efeitos de circular em estrada tem ser homologados e para garantir isso existe um documento, com todas as características do veiculo.
Se tem espelhos ou não, se tem piscas ou não, se tem manómetros ou não e é segundo esse documento que os agentes conseguem saber se há ou não alteração às características do veiculo, conseguem matricular um CRF e vem sem espelho, piscas de origem é homologada assim.
Todas as motas são homologadas já à muitos anos com:
luz à frente mínimos, médios e máximos,
a trás presença e stop e luz de matricula umas usando o farol da luz de presença mas saindo a luz branca por baixo do farol, refletor na traseira, mais uma vez existem modelos em que o refletor está no farol da luz de presença
tem de ter piscas á frente e atrás a matricula tem dimensão e deve respeitar o ano da mota tem de,
ter dois espelhos
Outra coisa é como sai do stand, uma mota de cross que sai sem luzes e tem matricula não quer dizer que esteja legal para circulação em estrada, no entanto é vendida assim e com matricula, mas quando foi homologada para ser importada para o nosso pais acreditem que a ficha de homologação estava certinha,
muitas marcas fazem a homologação com as irmãs de enduro que têm isso tudo, por ex, uma Yz 450 não tem nada, nem luz gera, e a irmã WR 450 igual já tem tudo,
Espero que percebam que uma coisa é o que achamos, outra é a lei,
Para finalizar, muita mota é comprada em segunda mão a privados ou stand, por desconhecimento ou confiar, achamos estar toda legal, até que um dia um amigo ou agente da autoridade nos manda parar e aí vem carga de trabalhos, desde a tira do banco para pendura se agarrar e mota ser de 02-2007 e vir com matricula de chapa, nestas duas infrações poderá ir 240€, é irreal o caso mas verdadeiro.
Sempre que se compra mota usada ver o check list completo com a informação que vem descrita em cima.
Agora quem gosta de problemas e ter mota RRacing e bonita como viu nas corridas na TV, há anos atrás, até usavam matriculas formato réguas.
Responder
#2

Certo!
As motos são homologadas com determinados equipamentos, que não são acessórios, e portanto contribuem para que se circule o mais seguro possível.
Eu mesmo, aprendi da forma mais dolorosa que os espelhos são importantes e indispensáveis à condução.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#3

Boas;
Andas a estudar para elemento de alguma força policial, apanhaste algum cagaço ou queres apenas acagaçar os outros?? censored

Vou pegar na moto de cross enquanto ainda estou à solta antes de me prenderem...
Responder
#4

(29-04-2016 às 14:48)Johnny_1056 Escreveu:  Boas;
Andas a estudar para elemento de alguma força policial, apanhaste algum cagaço ou queres apenas acagaçar os outros?? censored

Vou pegar na moto de cross enquanto ainda estou à solta antes de me prenderem...

Cuidado com a Guarda Florestal!!! tong

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#5

(29-04-2016 às 14:48)Johnny_1056 Escreveu:  Boas;
Andas a estudar para elemento de alguma força policial, apanhaste algum cagaço ou queres apenas acagaçar os outros?? censored

Vou pegar na moto de cross enquanto ainda estou à solta antes de me prenderem...

Só para comparar-mos quem é que tem a mota mais ilegal. lol
Responder
#6

Assim por alto quem fizesse uma cafe racer arriscava-se em teoria a multas que somariam o valor de +- 1400 euros!

Viva o original! lol

Honda CX 400 '83 Eurosport
Responder
#7

Alguma "Racers" e boa parte das Cruisers que andam por aí seriam apreendidas no acto.
Na área das tanquetas, quase todas as que tem luzes auxiliares viriam como se lhe era apreendido o livrete aos seus proprietarios, sem falar em escapes e outros acessórios ilegais.
A maioria, uma grande maioria dos escapes necessitam de um documento de homologação por parte do fabricante que quase ninguem tem.
Assim de repente é o que se me ocorre....

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#8

(29-04-2016 às 16:29)LoneRider Escreveu:  .....
A maioria, uma grande maioria dos escapes necessitam de um documento de homologação por parte do fabricante que quase ninguem tem.
.....

Até podem ter o documento de homologação....o problema é que a maioria não usa dbkiller.
Mas sim há por aí muito escape artesanal...em alguns casos o de origem sem miolo.
Responder
#9

Assim de repente, se eles quisessem:

Piscas: Comprados na china, de certeza que não estão homologados e apesar de serem LED e darem uma boa luz têm 1/3 do tamanho dos originais.
Reflector: Pois é, quando encurtei o bacalhau não havia sítio onde meter o reflector.. Ele tem sítio, mas duvido que a polícia aceite a dispensa lá de casa como um sítio porreiro para meter o reflector da matrícula.
Luzes: Os médios e máximos são daquelas azuis, que dão luz mais branca que os originais, mas comprados nos chineses, e os mínimos são aqueles branquinhos em LED da mesma origem, não estão homologados de certeza, mas não sei até que ponto conseguem reparar nisso..
Responder
#10

É por essas e por outras que cada vez mais me divirto sem preocupações é em Autodromo . smile

Sair à rua de mota já é chegar a casa e ficar uma semana a pensar que passei em 4 radares e vou levar 4 multas de 120 ou mais euros , ou então sair de casa e pensar que vou apanhar a Polícia e me vão pregar multas superiores ao valor da mota . Mais vale ficar com ela sr Guarda. lol

* Ex Cagiva Prima R 1995 *
* Suzuki Gsxr 600 SRAD 1998 *
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)