(12-01-2016 às 21:50)quatropiscas Escreveu: Carlos, o que está em vigor já não é esse DL de 1994, mas o DL 132/2002, que o Officer colocou mais acima e este diz:
Citar:SECÇÃO I
Das prescrições gerais
Artigo 168.
o
Dispositivos de iluminação e de sinalização luminosa
1 — Todos os motociclos de duas rodas devem estar
equipados com os seguintes dispositivos de iluminação
e de sinalização luminosa:
a) Luz de estrada (máximos);
b) Luz de cruzamento (médios);
c) Luzes indicadoras de mudança de direcção;
d) Luz de travagem;
e) Luz de presença da frente;
f) Luz de presença da retaguarda;
g) Dispositivo de iluminação da chapa de matrícula
da retaguarda;
h) Reflector da retaguarda não triangular.
Portanto, já são obrigatórios.
Excelente Luís! Era isso que estava precisamente à procura
(com um misto de preguiça para procurar
).
De qualquer maneira, esse DL 132/
2002 abrange todas as motos dai adiante (o que duvido, senão, teria de indicar explicitamente a data a partir da qual os piscas eram obrigatórios, como no caso das novas matrículas), ou pelo contrário, tem efeitos rectroactivos, para as anteriores, mesmo aquelas que não incluíam piscas de origem (motos mais antigas)? É que só desta forma tem sentido eles exigirem, naquelas IPO, em motos que não contemplavam piscas de fábrica, terem de os montar.
De qualquer modo, depois também é estranho que haja ainda motos que não trazem de origem piscas (várias motos de enduro, são um bom exemplo), são homologadas e até podem andar na via pública, e depois circulam em desconformidade com este DL.
(12-01-2016 às 23:53)nelsonajm Escreveu: (12-01-2016 às 18:19)carlos-kb Escreveu: (12-01-2016 às 17:44)nelsonajm Escreveu: E logo agora que estava a pensar montar um "Big Bore Kit" na marreca...
Se nem a que tens, consegues usar na sua plenitude, para que é que queres mais?
Preocupas-te demais com o que os outros fazem com as suas motos... o que quer dizer que tens muito tempo livre...
Mesmo assim, e sabendo eu que me conheces minimamente... e que sabes o quão aprecio uma moto "original", especialmente se tiver alguns anos em cima, e que tenha sido uma referência no seu tempo... penso que consegues ler no que escrevi, a minha real intenção...
Claro que não me preocupo minimamente com o que os outros têm ou fazem das suas motos
. Também me conheces minimamente para saberes que me estou literalmente a c@gar para isso.
Apenas foi um post em tom de galhofa, em resposta ao teu post de galhofa! Não leves as coisas tão peito....
(12-01-2016 às 23:53)nelsonajm Escreveu: (12-01-2016 às 18:19)carlos-kb Escreveu: Faz lembrar aqueles gajos que compram uma moto de 200cv, e não contentes com isso, ainda optam por kits de ram-air opcionais, power-commanders, repros maradas, centralinas de competição ou sei lá que mais... mas com uma de 100cv fariam exactamente o mesmo, por falta de KDU.
Abstenho-me de todo e qualquer comentário.
Ironia, my friend
!!! Mero efeito estatístico... Dá sempre para dizer em conversas de esplanada que "a minha pila é maior (e mais potente) que a tua!".... mesmo que depois não se saiba como usar uma pila grande.