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O que eu noto é que de Bomba para Bomba... o litro de gasolina tem significado e medidas diferentes...
Em motores a gasolina nunca notei nenhuma diferença... mas em motores diesel... nota-se a diferença de posto para posto... ou se quiserem... de marca para marca...
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(11-12-2014 às 17:10)carlos-kb Escreveu: ...e acabava de atestar com resto daqueles óleos usados provenientes de cozinhas industriais.
Os motores diesel antigos papam bem isso...
Há quem lhe chame o
OVD (11-12-2014 às 17:10)carlos-kb Escreveu: (já ponderei foi tirar-lhe o FAP.... mas tenho de me informar melhor como isso funciona, quais os benefícios / malefícios e como a coisa depois se passa ao nível das IPO)
(11-12-2014 às 21:39)michelfpinto Escreveu: Não estou a fazer tese sobre o assunto ou um artigo cientifico a apresentar em uma qualquer revista conceituada, por isso nada mais tenho a dizer...
Relax!
(11-12-2014 às 22:11)nelsonajm Escreveu: Em motores a gasolina nunca notei nenhuma diferença... mas em motores diesel... nota-se a diferença de posto para posto... ou se quiserem... de marca para marca...
Acho que depende muito dos motores.
Há motores mais sensíveis que outros.
A minha speed triple mamava tudo... 95, 98, 100, low cost, premium... aquilo era meter e trancar punho que o resultado era o mesmo.
A R1200S já é mais esquisita. Vem bem especificado no bocal que é 98.. e a realidade é que soluça e gasta mais com 95. Mas low cost ou premium não se sente diferença. Apenas algumas marcas como a PRIO e a Repsol deixam mais cheiro na roupa.
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Eu sempre tive carros a Diesel, e o que costumava fazer era além do gasoleo, despejava 1 litro de óleo de motor por deposito... e acreditem que o motor fazia muito menos barulho... fumo... fazia sempre... muito...
Nas motos... sempre usei 95, experimentei de tudo e nunca notei rigorosamente nada... tudo igual.
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(11-12-2014 às 22:52)nelsonajm Escreveu: Eu sempre tive carros a Diesel, e o que costumava fazer era além do gasoleo, despejava 1 litro de óleo de motor por deposito... e acreditem que o motor fazia muito menos barulho...
Antigamente havia muito essa pratica.
Aliás, o meu vw de 82 já de origem tinha os respiradores todos apontados ao filtro do ar para "recilar" a porcaria!
Na altura, emissões não era preocupação.
Num turbo diesel actual cheio com todas estas electrónicas, se metes um litro de óleo lá para dentro o mais provavel é as luzes de erro ficarem tipo arvore de natal.
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Um litro nunca meti, mas uma garrafa de 330ml de jola com o melhor óleo que encontrei na garagem por deposito é tipo mel!
Não noto mais fumo mas noto que quando LIGO/desligo o carro ele não trepida tanto...
O Isuzu a gasóleo do meu pai é que também não aprecia gasóleo do jumbo, custa mais a pegar, faz mais fumo e gasta mais, no golf não noto nada disso, mas ainda assim opto por marcas premium...
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(11-12-2014 às 22:11)nelsonajm Escreveu: O que eu noto é que de Bomba para Bomba... o litro de gasolina tem significado e medidas diferentes...
Em motores a gasolina nunca notei nenhuma diferença... mas em motores diesel... nota-se a diferença de posto para posto... ou se quiserem... de marca para marca...
Oh Nelson, sabes que as bombas de Samora Correia nunca foram de fiar certo? Qualquer uma que seja....
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(11-12-2014 às 22:31)dfelix Escreveu:
Difícil encontrar carros turbo-diesel de 2005 adiante, que não incorporem o dito FAP!
Redução de emissões poluentes, a quanto obrigam.
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O meu é de 2007 e ainda sem FAP, os Renault 1.5Dci só começaram com FAP salvoerro em 2010, quando da saída do Megane III
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(12-12-2014 às 15:15)luisnogueira Escreveu: O meu é de 2007 e ainda sem FAP, os Renault 1.5Dci só começaram com FAP salvoerro em 2010, quando da saída do Megane III
Eu quando comprei a minha Picasso de 2005, tinha também a versão 1.6HDi s/ FAP, mas era de 95cv. Preferi a Exclusive de 110cv (um pouco mais de motor e pack de equipamento mais completo), mas todas as de 110cv contemplam FAP.
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12-12-2014 às 15:56 (Mensagem modificada pela última vez: 12-12-2014 às 15:57 por
OFFICER.)
Sim os FAP passaram a ser obrigatórios em 2009 quando entrou a norma EURO 5.