Gasolina low-cost
#21

(11-12-2014 às 15:45)michelfpinto Escreveu:  
(11-12-2014 às 14:32)OFFICER Escreveu:  
(11-12-2014 às 13:47)luisnogueira Escreveu:  Mas isso eu percebo officer, mas no caso eles têm o suposto normal e o TOP, com preços diferentes mas no entanto a constituição é exactamente a mesma. Então qual a diferença entre uma e outra? Por exemplo a diferença da 95 para a 98 vê-se, no teor de oxigénio, que originará maior poder de combustão, e a quantidade de Etanol que também é diferente, a mais na 98. Mas da 95 normal para a 95 Top é igual, portanto onde vão buscar o suposto maior rendimento?

A diferença está precisamente nos aditivos, supostamente uma tem aditivos e a outra não.

Alias, a PRIO tem seguido uma estratégia de marketing muito grande de forma a conquistar clientes (que tem conseguido) e tem actualmente o TOP Diesel e a TOP 95 mais baratos que o diesel e 95 normais.

O diesel Top da Prio é biodisel que por acaso o meu carro gosta. bigsmile Não ponho mais frequentemente porque não tenho próximo. Inicialmente era mais em conta de modo a incentivar as pessoas a utilizar, dado o cepticismo de muitas pessoas relativamente à qualidade do mesmo.

Todos os diesel vendidos em Portugal têm 7% de biodiesel. Esse que falas era o biodiesel da PRIO que actualmente já não se vende e tinha uma grande percentagem de biodiesel. Actualmente, o TOP é igual ao diesel normal mas com "aditivos" segundo eles. A percentagem de biodiesel é a mesma que os normais.
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#22

(11-12-2014 às 15:23)dfelix Escreveu:  Que rendimento?
Referes-te às conclusões que tiraste com um depósito que fizeste de gasolina do jumbo e 10 litros de cepsa depois?
disapointed

Viste-me a tirar alguma conclusão!!!???

Apenas referi o que muita gente refere que as gasolinas\gasoleos premium têm um rendimento superior, que os carros andam mais, que gastam menos, blá, blá, blá!!! Apenas e só isso. Não foi nem nunca será uma conclusão minha. Até porque nessas coisas existe muito o efeito placebo!

No meu caso nem sequer posso comparar porque no meu carro e mota apenas entra geralmente uma marca de combustivel. BP, apenas e só porque com os descontos que tenho ficam ao mesmo preço que Jumbos e semelhantes, sem ter de estar em filas enormes à espera para abastecer. E no caso a mota leva 95 e o Megane leva o diesel normal deles, nada de ultimates nem nada parecido!
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#23

A Prio é um consórcio entre a Jerónimo Martins (Pingo Doce) e a Martifer. Sei disso, porque tive reuniões com responsáveis Prio, dado ter participado e colaborado no projecto para instalação do posto de Paio Pires. No entanto a Prio não produz combustíveis, como é evidente. Recorre, tal, como todas as outras, para os seus combustíveis tradicionais, à refinação da Galp (sendo que as duas únicas refinarias nacionais, Sines e Leça da Palmeira, pertencem à petrolífera nacional.... a ex-Petrogal).

A presente normalização legal de combustíveis, que falo acima, incide à saída da refinaria.

Apenas no bio-diesel, a Prio recorre a uma unidade de produção deste tipo de carburante, situada em Aveiro.
O Bio-diesel foi uma das vertentes a que a Prio apostou, para se evidenciar da concorrência. Se é melhor ou pior.... não sei! Mas acredito, que, denominadamente amigo do ambiente, o bio-diesel é produzido com misturas de óleos vegetais. Não havendo no entanto uma diferença significativa de preço entre bio-diesel e diesel "normal" (penso que até estão em preços idênticos), e estando esta tecnologia ainda algo "crua" ou pouco difundida, prefiro, por segurança, optar pelo segundo (não obstante de todo o diesel vendido cá incorporar uma pequena percentagem de bio-diesel na sua composição).

[Imagem: QKmafvp.png]
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#24

Mensagem de moderação
Apenas para deixar o alerta que o tópico foi movido para a secção de Consumidor e seguros, esta é a secção mais certa apesar de tudo.

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#25

(11-12-2014 às 15:59)luisnogueira Escreveu:  Viste-me a tirar alguma conclusão!!!???

Confundi-te com o michelfpinto aqui.
Sorry!  thumbsup
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#26

Os motores Diesel à nascença foram criados para usarem óleo de girassol.... só mais tarde com o boom do petróleo... e como provavelmente na altura ficava mais barato destilar do crude o diesel... abandonou-se o uso de óleos vegetais nos motores diesel.

Os meus Jipes sempre gastaram muito óleo vegetal... e de motor... aqueles motores queimam tudo...

Estes dieseis mais recentes é que é mais complicado... mas somente pela forma como é injectado no motor.

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#27

Tive um comissionista, aqui na empresa, que dizia que na carrinha dele, metia meio depósito de "gasoil" normal, e acabava de atestar com resto daqueles óleos usados provenientes de cozinhas industriais. E que aquilo andava "nas horas".... agora não sei se era conversa dele.

Se o meu carro a diesel, se "queixa", ocasionalmente, quando lhe meto "gasoil" low cost.... imagino se me metesse a "inventar" com esses dieseis ou bio-dieseis alternativos. Ainda por cima, pagando o mesmo no valor final!

(já ponderei foi tirar-lhe o FAP.... mas tenho de me informar melhor como isso funciona, quais os benefícios / malefícios e como a coisa depois se passa ao nível das IPO)

[Imagem: QKmafvp.png]
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#28

Nos carros actuais a diesel já não é tão fácil andar com biodiesel puro ou óleo vegetal filtrado, mas em carros como os antigos Opel Corsa 1.5D e 1.5TD isso era e é possivel thumbsup

Quanto ao FAP, dá uma vista de olhos aqui www.fapoff.pt
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#29

a negona leva com low-cost sempre,
e poucas mesmo poucas vezes que meti normais não notei diferença no consumo.
por isso vai morrer bebendo low-cost.

[Imagem: Qfzl0I1.png]
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#30

(11-12-2014 às 16:28)dfelix Escreveu:  
(11-12-2014 às 15:59)luisnogueira Escreveu:  Viste-me a tirar alguma conclusão!!!???

Confundi-te com o michelfpinto aqui.
Sorry!  thumbsup

Cada um tira as conclusões que quer. Após vários testes para mim chegou, cada um com o que é seu e com o seu dinheiro faz o que quer. Se alguém achar que é uma opinião credível e quiser dar-lhe algum valor que o faça, nada mais. Não estou a fazer tese sobre o assunto ou um artigo cientifico a apresentar em uma qualquer revista conceituada, por isso nada mais tenho a dizer...
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