Fuelly
#1

Não sei se conheceis esta aplicação/site. Um amigo meu falou-me disto, fui experimentar e gostei.

Basicamente é uma aplicação que controla os gastos/consumos/custos dos combustiveis nas nossas motas/carros.

Basta adicionar algumas informações cada vez que se atesta a moto, como por exemplo, km´s percorridos, preços por litro, litros, etc etc, e a aplicação vai calcular tudo automaticamente, como o custo por km, km´s totais percorridos, médias etc.

Acho interessante, e pode-se seguir amigos, ou mesmo pesquisar modelos iguais aos nossos, para compararmos os consumos.

Se alguém porventura se registar e me quiser adicionar, o meu nick name é o mesmo daqui do fórum.

http://www.fuelly.com/dashboard
Responder
#2

Eu uso uma folha de Excel que também é só preencher e tem mais umas coisas (compara automaticamente com o carro, faz as contas para ver o dinheiro que "perdi por ir de carro" em vez de mota etc etc). Uso isso para o carro, para a mota e já usava para a 125. Mas é mais por "mania" do que outra coisa, eu tenho registos de tudo e mais alguma coisa shy notas sobre o dia a dia, dias em que fiz desporto o quê e quanto tempo etc etc (ya sou maluco, mas as vezes dá jeito lol )

Das médias por acaso nunca me preocupei muito com os preços, nem com o dinheiro que gastei exactamente, porque isso não depende directamente de mim, no Excel uso um valor fixo, que vou mudando com base na minha percepção de como variaram os preços (ou seja: a olho-metro).

Quanto ao fuelly, só comecei a usar quando troquei de mota (só copio o que tenho para lá), uso mais naquela de ver os gráficos e assim (acho que só lá coloquei o preço uma vez ou duas, de resto só os litros e os km)

A minha página é esta

Blog com fotos de passeios de mota em: http://naosougajodefazerblogs.blogspot.pt/
Cumprimentos "V"!
--Cláudio A. B. Silva--
Responder
#3

Criei registo no mesmo há já algum tempo.... Mas nunca utilizei!

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#4

Cabs, acredito que se faça boas coisas com o Excel, eu já vi folhas de cálculos de um amigo meu, e é realmente incrível o que dá para fazer com o Excel, mas eu nunca me puxou muito andar de volta de fórmulas redeye

Daí usar esta maneira mais comodista eheh

PS. A média da tua é brutal! 3.1... Acredito plenamente que percas dinheiro cada vez que pegues no carro, co mmédias destas...
Responder
#5

Já agora, como é que calculas as médias? Quero dizer, se achas estas médias só com valores recolhidos durante viagens, ou também achas o valor durante o dia-a-dia, com aquele quotidiano do para moto, liga outra vez, mais 5 minutos para aquecer o óleo, para novamente... etc?
Responder
#6

(14-02-2015 às 22:28)devil_lips63 Escreveu:  Já agora, como é que calculas as médias?

Embora a pergunta não fosse para mim.... eu calculo assim: lol

[Imagem: QrcyKW8.jpg]

Feitas as continhas no papel (lts.vs Kms percorridos), não falha praticamente nada (quanto muito, uma décima de litro). blink

E sim.... é uma 800cc de 85cv e 87Nm!

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#7

As perguntas é sempre para todos tong

Mas a minha dúvida é mais no contexto em que se fazem essas medições. Por exemplo, eu calculei pela primeira vez a média na minha, deu 5 litros aos 100, mas metade dos km´s foram feitos numa viagem única, e a outra metade num percurso diário de 5 km, onde a viagem em si demora menos que o tempo que a deixo a aquecer lol
Responder
#8

(14-02-2015 às 22:28)devil_lips63 Escreveu:  Já agora, como é que calculas as médias? Quero dizer, se achas estas médias só com valores recolhidos durante viagens, ou também achas o valor durante o dia-a-dia, com aquele quotidiano do para moto, liga outra vez, mais 5 minutos para aquecer o óleo, para novamente... etc?

No caso particular desta mota tenho a media e registo de tudo quanto foi gasolina que lá entrou (com duas casas decimais) e de todos os km que fiz (uma casa decimal), excepto os 70km que já fiz no deposito actual que serão registados depois.

Normalmente atesto sempre e uso um dos conta km parciais, apenas para registar os km que faço até à próxima atestagem. Se por acaso não atestar (por meter apenas 5 ou 10 euros), registo os litros, deixo o conta km a contar e quando atestar completamente bate tudo certo.

Como se deve deduzir do que escrevi acima, tem la tudo incluído: cidade, passeios,  dia-a-dia, tudo! Desde condução mais calma, até aproveitar umas curvas, desde cidade a troços de autoestrada (por exemplo Aveiro-Condeixa a uma velocidade media de 160km/h). Inclui gasolina de quase tudo quanto é marca e também alguma 98, acho que não podia variar mais. A única coisa que pode não ser tão "padrão" é que peso pouco mais de 60kg e é muito raro mesmo andar com pendura.

De qualquer forma eu registo mais por controlo e porque gosto de saber. Não é só pelos consumos, nem é dos pontos mais importantes (embora também o considere especialmente enquanto for estudante) que tenho em conta quando gosto/compro uma mota. Mais 0.5 ou menos 0.5 litros aos 100 com os km que faço (actualmente), não me hão de tornar rico nem pobre. Mas de carro gasto mais do dobro  sad

Uso o Excel para muita coisa, muitas vezes no curso, por isso tenho alguma facilidade e até me serve de treino fazer certas coisas. Sei lá... tenho uma folha com isto dos consumos, tenho uma folha com a velocidade real teórica (calculada) para diversas rotações nas diversas relações de caixa, tenho o erro do velocímetro para a minha mota, tenho o erro do velocímetro máximo permitido por lei para diversas velocidades reais etc etc ... shy Tenho muito tempo livre pelos vistos  lol




Carlos, por acaso os consumos na tua mota até me surpreendem, são realmente bons especialmente quando comparados com algo do mesmo segmento como por exemplo as VFR.
Os computadores de bordo costumam cometer sempre algum erro nos cálculos, é normal, alguns mais que outros (o do meu carro por exemplo ainda é significativo chega a ser de meio litro  confused ) Mas quando o erro é pequeno dá para ter uma boa ideia  smile

Blog com fotos de passeios de mota em: http://naosougajodefazerblogs.blogspot.pt/
Cumprimentos "V"!
--Cláudio A. B. Silva--
Responder
#9

Já conhecia, tenho lá conta (:
Só que desisti de fazer médias ahah
[Imagem: Q4yiUUJ.png]

[Imagem: RwtqB8G.gif]
Responder
#10

(15-02-2015 às 01:11)cabs Escreveu:  Carlos, por acaso os consumos na tua mota até me surpreendem, são realmente bons especialmente quando comparados com algo do mesmo segmento como por exemplo as VFR.
Os computadores de bordo costumam cometer sempre algum erro nos cálculos, é normal, alguns mais que outros (o do meu carro por exemplo ainda é significativo chega a ser de meio litro  confused ) Mas quando o erro é pequeno dá para ter uma boa ideia  smile

Não digo mentira nenhuma.... Olha lá:

http://www.fuelly.com/motorcycle/bmw/f800st

Uma CB500 a gastar quase 8???? Definitivamente algo está muito mal nessa moto. A minha "mamava" entre os 5 a 5.5 em condução regular.

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)