Ciclistas "a par"
#1

Este é um tema que tem andado a dar que falar, sobretudo devido ao número crescente de acidentes que vão sendo noticiados.
Não sou ciclista mas já andei muito de bicicleta, até numa base diária para o trabalho, e não consigo perceber em quê que se basearam para permitir que ciclistas possam circular a par na estrada... a lei refere que podem circular desta forma desde que não dificultem o trânsito.(muito vago na minha opinião)
Não vejo em que medida é possível não atrapalhar o trânsito quando se ocupa uma faixa de rodagem por inteiro. Mesmo que se afastem ao perceberem que está um carro a marinar atrás, na minha opinião já poderão não ir a tempo.
Estou me a lembrar deste tema porque para além de ter visto algumas noticiais de acidentes com ciclistas, ia tendo hoje a infelicidade de passar um a ferro que circulava a par logo após uma curva... há qualquer coisa nesta lei que não me entra na cabeça (como muitas outras) ..qual é o interesse de circular a par? É para conversar? Dar as mãos?
A menos que algo me esteja a escapar, so posso chegar à conclusão que foi apenas mais uma medida sem nexo que só leva a que as pessoas se coloquem em risco sem necessidade nenhuma... e digo isto poucas horas após quase ter desgraçado a vida a alguém...
Opiniões sobre isto?

Pvale

Pvale
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#2

Opiniões sobre paneleiros acéfalos de licra?  censored

Suponho que o passeio de namorados seja mais agradável lado a lado, como se fosse num jardim.  rolleyes

E que por ocuparem mais de meia faixa assim os carros ultrapassem menos por causa do trânsito contrário sendo por vezes mesmo obrigados travar e perturbar a nossa vida pelo hobbie deles.

Já andei mto a pé, já andei mto de bicicleta, já andei mto de 50cc e tb de motas a sério, carros mais rápidos e outros mais lentos como jipes de quase 3 ton etc e em todos eles o comportamento de condução defensivo que tive de optar foi diferente.

O interesse de andar seguro nas estradas é meu e faço quase de tudo para evitar problemas com outros utilizadores das mesmas.

De bicicleta evitava certas zonas, de 50cc fazia a condução de modo a não estorvar  mto perto das bermas quando havia trânsito e facilitava as passagens, etc etc Ainda hoje de carro/mota nas lombas cegas me chego à berma ao máximo à no caso de haver algum problema dar margem a quem vem a fazer porcaria etc etc

Nestas pessoas que falas para mim o que interessa é o hobbie deles e os outros que se estorvem e desviem para os srs seguirem no seu belo ritmo.

Felizmente há mtos ciclistas que têm boa postura e posicionamento na estrada já os outros...mereceram mtas 5ª a baixa velocidade no jipe por ter sido obrigado a travar por suas excelências lol

Claro que aos primeiros com boa postura que nos facilitam a vida enquanto fazem o que gostam facilito e tento cumprir ou exceder as distâncias etc os outros já não prometo gastar pastilhas e pneus  lol shy rolleyes thumbsdown

Na realidade quem devia estar a pensar na vida ceifada era ele e não tu. Para mudar de postura na estrada que amanha pode não ser uma mota ou um ligeiro mas sim um camião TIR que pouca margem de manobra iria ter e a sua mulher/pais/filhos etc estavam nesta altura a perguntar porque aconteceu. Por isso quando ando ando na estrada a condução defensiva é minha e não dos outros!
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#3

Totalmente de acordo
faço muitos km´s por dia a nível profissional e tenho me deparado cada vês mais com esta atitude despreocupada de uma boa parte dos ciclistas (sem generalizar, claro)
Nem sei se aquele homem se apercebeu que esteve a uma fração de segundo de acabar muito mal o seu dia.. o que sei é que eu segui caminho com um frio no estomago só de pensar no que poderia ter acontecido. Já lá vão 20 anos de estrada, com muitos sustos , mas com um final drástico tão evidente como este nunca me tinha acontecido.

Em relação a esta lei , faz me crer que foi mais uma medida populista para dar ideia de modernização e mente aberta... mas o facto permanece, andar a 20km/h no meio de uma estrada publica só para estar a par de um outro ciclista é loucura ! E o facto de terem aberto uma brecha para que seja legal não invalida que tenha de haver bom senso para evitar desgraças que não interessam a ninguém.

Atenção que isto nada tem a ver com o ciclismo em si. Respeito a modalidade e bem sei das dificuldades que enfrentem no dia a dia para não serem albarroados por quem não os respeita. Agora as pessoas têm de meter na cabeça que quem viaja em duas rodas ou simplesmente se mete numa passadeira sem os devidos cuidados, está numa posição altamente vulnerável, e no final das contas, é sempre quem fica a perder mais .... não vale de nada reclamar depois do "assassino" que vinha distraído e nãos os viu... se sabem que há por aí tanto "assassino", o melhor mesmo será não se porem á frente deles ... digo eu...
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#4

Nao me digas nada pá! Da outra vez sai de carro de manha para ir a vila franca de xira, eram tantos na estrada que ate metiam impressão e o problema esta mesmo ai, em vez de andarem em fila indiana, andam uns ao lado dos outros ocupando e perturbando a fluidez na faixa de rodagem.

O que ainda acho mais piadas a estes gajos, é que andam na faixa de rodagem a empatar mas cumprir a sinalização, isso esta quieto.

Proxima vez que sair de casa que nao seja de mota vou nisto:
[Imagem: vmseriesvibratorysing.jpg]

Quero ver se eles saem da estrada ou não? devil
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#5

Eu ando com alguma regularidade de bicicleta e digo-vos que há muita malta que gosta de ir de maos dadas a falar da vida a par....depois ouve uma buzinadela ou alguem que passa mais a colar e la voltam à fila.

Em muitos deles não percebo a tal despreocupação com o transito....eu ando com mais mil olhos do que quando ando de mota.

Acho piada que ainda mandam umas c****lhadas cheios de razão. 

Um gajo é que tem de andar com atenção aos Srs. e se lhes dá uma pastelada é que ainda se lixa.

[Imagem: images?q=tbn%3AANd9GcT4XLIkYtQDw11iDiKFM...g&usqp=CAU]


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#6

Essa lei que saiu foi mais uma lei para legislar sem alterar nada de facto. Fizeram pressão para legislar o ciclismo em Portugal, então criaram uma série de leis para dizer que já temos lei, mas fizeram a coisa de forma a não alterar nada. Têm que cumprir o código, mas não há ninguém a fiscalizar isso, não podem perturbar o trânsito, mas não há ninguém a dizer o que perturba ou deixa de perturbar, enfim.
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#7

Depois a maior parte desses licras agarram-se com unhas e dentes aos direitos...a parte dos deveres é que já não interessa...
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#8

Já me aconteceu, de mota, na Arrábida ultrapassar um ciclista, mais à frente parámos para tirar umas fotos e quando o gajo passa por nós começa a refilar, ainda hoje estou à espera de saber o que ele queria, ultrapassámos numa reta, sem utilizar a mesma faixa de rodagem...só se não gostou do barulho do escape sad
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#9

Eu sou ciclista... e acho descabida essa lei de poder circular a par, na  minha óptica veio criar mais perigo a quem anda de bicicleta.

E porquê?

Compreendo que no papel até poderia facilitar a agilizar o transito... caso os automobilistas cumprissem o disposto no CE, e houvesse mais civismo, como não é isso que acontece... para mim, será sempre mais seguro circular em fila.

Imaginem ter de ultrapassar um grupo de 6 ciclistas que circulam em fila... tinham de ultrapassar a pelo menos 1,5 metros afastados deles, e teriam de percorrer a distância correspondente aos seis ciclistas... ou ultrapassavam e faziam uma razia aos seis... e se por ventura de frente as coisas ficassem complicadas... mandavam com os ciclistas para a valeta, isto porque ultrapassar seis ciclistas... ainda são uma porrada de metros... e por causa do metro e meio... teriam sempre de usar a faixa contraria para cumprir a ultrapassagem.

Agora imaginem a mesma situação... mas com ciclistas a par. teriam novamente de usar a faixa contraria para cumprir a ultrapassagem, só que a distância de ultrapassagem ficaria reduzida para metade, é mais rápido, e até mais seguro... porque assim é mais fácil passar para a outra faixa e ultrapassar.

E porque é que todos acham isto uma grande palhaçada... tudo por falta do tal civismo, quer por parte dos condutores, ou até mesmo dos ciclistas, que por existir esta lei acham que agora podem andar ao pares e que a estrada é toda deles, os automobilistas porque acham que são seres superiores e que têm mais direitos que os outros, ou porque andam a trabalhar, ou porque acham que não têm que esperar pelo momento certo só porque os ciclistas andam aos pares... enfim... tudo se resume à falta de civismo na estrada.

Se os automobilistas cumprissem, e os ciclistas também... esta lei actual seria melhor para ambas as partes, como tal é impossivel acontecer... vou continuar a citcular em fila e junto à berma.

Quanto ao resto que ainda não se falou... te "andam na estrada têm de ter seguro como um carro"... isso é tipicamente de mentalidade pequenina... ou então de "higiénico"... o seguro automovel existe como seguro de responsabilidade civil... caso aconteça um dano, quem for prejudicado poder ser indemnizado por tal, isso acontece transversalmente a quase todas as viaturas, quase todas têm seguro, porque os danos possíveis de causar com um veículo a motor são largamente superiores ao potencial causado por uma bicicleta, isto não invalidade que caso aconteça, o ciclista obviamente terá de pagar o estrago, e neste enquadramento que as bicicletas não carecem de seguro... não faltaria nó termos de ter um seguro obrigatório parta podermos circular na via pública... não fossemos tropeçar nos atacadores e estragar o canteiro de giribérias do jardim.

Quem não quer ter chatices com percalços desse tipo... faz um seguro, no meu caso tenho seguro, que até é o Benfica que paga, que não quer... arrisca.

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#10

Ainda ninguém se lembrou de que a maior parte dos ciclistas não têm seguro, que a meu ver devia de ser obrigatório, tal coo para os iutros veículos também o é? Já vi em Lisboa um ciclista atropelar um miúdo.

Só quem pertence à federação é que consegue ter seguro, se não me engano.
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