12-03-2015 às 00:28
(11-03-2015 às 20:33)Johnny_1056 Escreveu: O que eu sou contra é a dependência cada vez maior dessas coisas. Será que caminhamos para uma época em que pura e simplesmente não conseguimos viver sem elas??
It's evolution, baby!
Nos anos 70 e 80 assistiu-se a uma corrida desenfreada à potência...
E por consequência uns quantos modelos chegaram a ser baptizadas de "motos assassinas"...
Isto não é nada inocente! No final da década de 80 a maioria das desportivas já tinham ultrapassado a barreira dos 100cv mantendo quadros e travões de tecnologia jurássica para segurar massas na casa dos 230kg!
Nos anos 90 as coisas começaram a mudar...
Os quadros evoluíram... os travões evoluíram e algo que muita gente se esquece... é que até a borracha dos pneus evoluiu consideravelmente!
No final da década a maioria dos modelos andavam perto dos 150cv... e emagreceram para os 190kg.
Na primeira década de 2000 assististe a uma evolução atribulada com as restrições ambientais à mistura mas que ainda assim não impediu de que chegasses ao final da década com potências na ordem dos 180cv!
Foi a década a que se assistiu a uma maior optimização dos quadros, ao encurtamento das distâncias entre eixos compensadas com amortecedores de direcção de origem, etc, etc.
Recordo-me que muita gente se questionava se alguém tirava proveito de 180cv...
E os construtores certamente também. Recorrer a ordens de explosão alternativas como o crossplane surgem precisamente para responder a necessidades de tracção.
Qualquer superbike actual anda na casa dos 200cv.
E essa potência de pouco serve se o condutor não a conseguir colocar no chão!
A electrónica é a resposta para isso.
(11-03-2015 às 20:33)Johnny_1056 Escreveu: Não tenho problema nenhum em admitir que em certas motos gostava de contar com algumas "ajudas", nem que fosse o qualquer dia obrigatório ABS. Por outro lado, parte do fascínio que tenho pelas motos está nas suas reacções e comportamentos em situações mais próximas do limite.
Mas o limite continua lá.... a bitola é que é outra!
(11-03-2015 às 20:33)Johnny_1056 Escreveu: Da mesma forma que muitos de nós continua a gostar das motos simples e cheias de imperfeições que de alguma forma marcaram a nossa evolução.
A perfeição desta R1M está para 2015 como a perfeição de uma R1 estava para 1998 ou uma GPZ para 89!
Daqui a 10 anos vamos olhar para ela e encontrar uma data de imperfeições também!
(11-03-2015 às 20:33)Johnny_1056 Escreveu: Seríamos mais lentos com uma moto assim? Garantidamente, com riscos acrescidos e muito maior probabilidade de partir focinho, mas não deixaria de ser divertido.
Certamente que terás lá uma opção para colocar as electrónicas todas a off.