Suspensão
#11

(24-01-2017 às 13:21)Velasquez87 Escreveu:  4- http://imgur.com/AtQIFef
3- http://imgur.com/VCB9FHS
2- http://imgur.com/nqpCDQo
1- http://imgur.com/xBbMUa5

Ler do ponto 1 ao 4

Acabo de ler tudo.

É pá, estou reticente.
Eu não arriscava a por um amortecedor que vai requerer pequenos ajustes (que não sei quais são) para poder instalar!
Depois eu se fosse a ti tentava falar com alguém especializado na área.
Vou falar de memória, mas acho que havia um gajo que tinha uma oficina (AG Racing, pode ser!?) que preparava suspensões para o pessoal.
A ideia é que as suspensões multi reguláveis permitem tanta regulação que as vezes é um verdadeiro labirinto de soluções. Convém que seja algo estudado por alguém que sabe bem o que está a fazer.
Ou seja, tenta esgotar todas as soluções possíveis antes de te pores a "inventar".
Eu, por exemplo, esse abanar em aceleração na Maria indicava falta de pre-carga e o saltitar principalmente en terreno irregular excesso de pre-carga!
A Dorothy resolvi alguma sacudidela com passageiro e bagagem aumentando a compressão em dois pontos e a pre-carga a meio da escala entre o mais duro e a afinação de origem.
Contudo quando ando sozinho a pre-carga volta ao setup de origem.

Se no teu caso se trata de uma insuficiência do teu amortecedor, procura o amortecedor Showa, mas para a tua mota e multi regulável.
É que estar com adaptações num sitio tão delicado como a suspensão traseira é algo que não me parece o mais recomendável.

Espero ter ajudado!


P.s. : mas não desisti, vou fazer umas perguntas a uns amigos de aquí a ver que me dizem....

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#12

Velasquez, podes ir a um local para te afinarem as suspensões e fazerem o melhor possível, mas sinceramente, investe em suspensões a sério. As hyperpro tem uma relação preço/qualidade provavelmente imbatível. Se colocares umas molas progressivas à frente e trocares o amortecedor traseiro ficas com uma mota completamente diferente. A Tracer é uma boa mota, mas pelo preço não dá para ter suspensões muito boas. Podes melhorar um pouco mas nunca fará milagres...

E como o Lone referiu, não faças experiências com suspensões que não foram pensadas para a tua mota... É algo importante demais para experiências sem conhecimento.

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
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#13

Os ajustes sao quase unicamente alargar o buraco debaixo onde encaixa no quadro de 8 para 12mm e arranjar um elo de ligação mais forte...

Pelo que li até agora, há umas quantas páginas dedicadas a isto em vários fóruns da MT-09, não há quem não esteja contente. 
Um mecanico que conheci recebtemente que tem uma garagem enorme aqui na zona e trata das motas de pessoal conhecido (era mecanico yamaha) disse-me que também seria das ultimas coisas a fazer..adaptar a suspensao de uma ZX.

Hoje tive feedback de outro companheiro que trocou a mola do amortecedor traseiro e oleo Ohlins cerca de 200€, também disse que resolveu até ver, mas que em saida de curvas ainda abanava ligueiramente a traseira (isso ate pode ser dos pneus...penso eu) mas nada de wobble nem de instalibidade em curva blink

Michel, a Hyperpro tem um kit de mola traseira..já pensei nisso também (só trocar a mola) blink
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#14

http://www.fz09.org/forum/14-fz-09-performance-suspension/5555-rear-shock-08-zx10r-06-zx6r.html#/topics/5555?page=1&_k=rg6anr


http://www.fz-09forums.com/forum/fz-09-general-discussion-forum/4130-suspension-mods-4.html#/topics/4130?page=3&_k=idi4ii
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#15

Eu sinceramente trocava o amortecedor todo. É mais caro mas fica feito de vez... E não te vais arrepender, acredita. E troca as molas da frente pelo menos. Ficas com outra mota. blink

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
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#16

(24-01-2017 às 14:51)michelfpinto Escreveu:  Velasquez, podes ir a um local para te afinarem as suspensões e fazerem o melhor possível, mas sinceramente, investe em suspensões a sério. As hyperpro tem uma relação preço/qualidade provavelmente imbatível. Se colocares umas molas progressivas à frente e trocares o amortecedor traseiro ficas com uma mota completamente diferente. A Tracer é uma boa mota, mas pelo preço não dá para ter suspensões muito boas. Podes melhorar um pouco mas nunca fará milagres...

E como o Lone referiu, não faças experiências com suspensões que não foram pensadas para a tua mota... É algo importante demais para experiências sem conhecimento.

É pá Michel!
Aqui existe uma grande diferença.
Ele e a Margarida são ambos uns "trinca espinhas" e tu e a Eli são dois que estão bem acima (e com isto não vos chamo nada) do estereótipo físico dos nipónicos.
Embora eu no vosso caso entenda que era uma opção endurecer as suspensões, no caso deles eu ainda acho que se deve dar uma segunda oportunidade às suspensões da Tracer.
No meu ponto de vista acho que ele se devia informar e mediante o que lhe digam talvez actuar neste ou noutro sentido.
Qualquer outra opção "pode parecer estragar dinheiro" sem esgotar todas as possibilidades (que são imensas) de afinação.
Agora, para isso, das duas uma, ou se aprende à base de experimentar fórmulas de afinação (o que não é fácil quando nãos se sabe muito sobre a materia) ou contactar quem já sabe e tratar de afinar as suspensões para um seting que irá demonstrar que afinal de contas as suspensões não são assim tão más.

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#17

(24-01-2017 às 16:08)O LoneRider Escreveu:  
(24-01-2017 às 14:51)michelfpinto Escreveu:  Velasquez, podes ir a um local para te afinarem as suspensões e fazerem o melhor possível, mas sinceramente, investe em suspensões a sério. As hyperpro tem uma relação preço/qualidade provavelmente imbatível. Se colocares umas molas progressivas à frente e trocares o amortecedor traseiro ficas com uma mota completamente diferente. A Tracer é uma boa mota, mas pelo preço não dá para ter suspensões muito boas. Podes melhorar um pouco mas nunca fará milagres...

E como o Lone referiu, não faças experiências com suspensões que não foram pensadas para a tua mota... É algo importante demais para experiências sem conhecimento.

É pá Michel!
Aqui existe uma grande diferença.
Ele e a Margarida são ambos uns "trinca espinhas" e tu e a Eli são dois que estão bem acima (e com isto não vos chamo nada)  do estereótipo físico dos nipónicos.
Embora eu no vosso caso entenda que era uma opção endurecer as suspensões,  no caso deles eu ainda acho que se deve dar uma segunda oportunidade às  suspensões da Tracer.
No meu ponto de vista acho que ele se devia informar e mediante o que lhe digam talvez actuar neste ou noutro sentido.
Qualquer outra opção "pode parecer estragar dinheiro" sem esgotar todas as possibilidades (que são imensas) de afinação.
Agora,  para isso, das duas uma,  ou se aprende à  base de experimentar fórmulas de afinação (o que não é fácil quando nãos se sabe muito sobre a materia) ou contactar quem já sabe e tratar de afinar as suspensões para um seting que irá demonstrar que afinal de contas as suspensões não são assim tão más.

Lone é por aí que vou começar, aquele tal mecanico prepara motas de pista e pelo que ele me disse tem um curso de suspensões pela WP...combinámos desde Dezembro que assim que tivesse borracha nova na frente (inicio de Fevereiro) iria ter com ele, para me fazer não só revisão como afinar a suspensão...coloquei até a hipotese de descer a frente em 4/6mm...vamos ver o que ele irá fazer...

MAs sim desde ha uns meses que ando para colocar a questão, pelo menos é sempre um bom ponto de partida mais que nao seja depois para partilhar o que foi feito e se resultpu que pode sempre ser útil a alguém smile

Michel, acredito que tu sozinho era pores um pózinhos para mais rija e davas-te mta bem com a Tracer ehehe blink

Velasquez87
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#18

Pensa que com isso vais aprender bastante!
As afinações das suspensões são um mundo à parte.
Se ele te afinar a coisa é tiveres um bom resultado, pede-lhe que te anote o número de clips e voltas de cada parámetro!
Assim, tendo como seguro essa anotação, podes começar a "inventar" e com isso aprender a afinar as tuas suspensões à medida das tuas necessidades.
Pouco a pouco vais ver que é fácil e consegues sentir na práctica para que serve cada parâmetro!

Boa sorte e espero ter ajudado!

Já agora conta os resultados obtidos.

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#19

Boas;
Acabei de ler agora o tópico todo, incluindo o texto das imagens.
A Tracer tem uma suspensão de m#rda, que desde cedo começa a mostrar as suas limitações.
Em relação à dianteira ainda se consegue minimizar o problema; agora na traseira a coisa muda de figura: o amortecedor não vale mesmo a ponta dum corno. Não sei o que é que os gajos da Yamaha andam a pensar.
Dar um pouco mais de pré-carga à mola e fechar o hidráulico melhora em relação ao set-up de origem, mas continua a não ser satisfatório. Baixar ligeiramente a frente (como referido) também ajuda a moto a ficar mais incisiva em curva e de alguma forma alivia o esforço no amortecedor. Mas o problema continua lá e a Yamaha continua a não admitir a valente m#rda que fez nas suspensões duma moto que podia ser um grande canhão.
Gostei de experimentar a Tracer, curti imenso e portei-me bastante mal, senti esse oscilar e não lhe dei grande importância porque não passou dum Drive-test, mas se tivesse uma moto dessas em casa depressa me sentiria bastante irritado com o comportamento das suspensões, ainda por cima numa moto com tanto potencial.

Se tivesse uma moto dessas em casa, a solução passaria logo por mudar o amortecedor traseiro por um a sério, Maxton, Nitron, Ohlins ou similar. Tudo isto sem nunca desistir de chatear os gajos da Yamaha.
A Yamaha devia assumir a m#rda que fez!!

Espero que o acima escrito não melindre ninguém, mas as coisas devem ser assim. Deviam assumir a bacorada que fizeram.
E para os que ainda não sabem, sou um fanático Yamaha, esta é a minha marca do coração e com alguns exemplares em casa.
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#20

Não se pode ser perfeito! rolleyes lol

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