Suspensão
#1

Boas pessoal, segue mais uma dúvida em que gostaria de ter o vosso feedback. Quem me conhece sabe que sou um gajo leve (musculado e tal para as meninas eheh) com 67 kg sem blusao nem capacete nem luvas vestidas.

Ora bem ontem consultei um site da racetech que além de ter loja tem uma especie de base de dados acerca das suspensões de origem das principais marcas.

Ora bem, a Tracer se não me engano, o spring rate da suspensão traseira é de 10Kg/mm 

Mas por exemplo o de uma SV650 é 7.7kg/mm

Até aqui faz sentido..mas dps vi que as GSXR e as ZX teem um spring rate ali a bater os 9.1/ 9.7...

O que quer dizer, exactamente, isto?

Ps:Estava só a referir-me à susp traseira...

Velasquez87
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#2

Isso está directamente relacionado com a geometria de construção e com os parâmetros ideiais de funcionamento de forma a satisfazer o maior número possível de clientes.

O que podes é, por exemplo, fazer uma afinação para o teu peso, estatura, tipo de condução, tipos de estradas, etc, etc!

Mas no fundo é difícil, porque se depois lhe metes os problemas em cima e as bagagens todas a coisa já fica danada.

Por isso é que, na actualidade vemos a proliferação das suspensões activas e de comando electrónico, para tentar ajudar a que tenhas sempre a suspensão o melhor afinada possível para cada circunstancia.

I just don't run with the crowd!

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#3

Ok Lone! Vou-me abrir contigo (nada de coisas malcheirosas  bigsmile)

A suspensão traseira da Tracer é ineficaz para um estilo de condução agressivo! Agressivo é modo A e controlo traccao desligado...a partir dos 180kmh vareja a frente e está relacionado com a suspensao traseira de origem..o tal wobble. 

Em ritmo normal, retire-se o ritmo frenético, já está ajustada (ok é por mim) e só ali no limite 225 é que abana...mas um gajo começa e depois evolui no tempo, e na verdade dps tb evoluis no sentido de explorares todas as capacidades da moto..ou quase todas na integra.

Há quem compre ohlins, nitron, hyperpro e adapte e dizem mesmo que as capacidades da moto com esse upgrade vão a um nivel que não imaginariam..não chego a tanto, um breve upgrade atras e umasmolas progressivas à frente são bem vistas da minha parte. Contudo, quando se fala num ohlins ou nitron falamos em min 600€ sem mao de obra...

Há uma situação que queria explorar que alguns utilizadores adaptaram a susp da zx6r ninja (9.7kg/mm) e da zx10r (9.1kg/mm) e dizem que é quase tão bom quanto um ohlins..a mota fica pregada ao chão, absorve mto melhor as irregularidades, a capacidade em curva aumenta para muito melhor e basicamente ando com olho nesse upgrade até porque no ebay encontram-se bons (raros) negócios nesse capitulo (75€/80€) com nao mais que 15000km usadas em bom estado...330mm, as furações quase iguais e da marca showa, oriundas das motas que te falei.

Queria era mesmo perceber se bastará comprar uma mola da hyperpro para colocar na susp e talvez mudar o Óleo e também aquela definição de kg/mm, o que será melhor para um peso pluma...

Sugestões são todas bem vindas, se me tirarem as dúvidas, melhor blink
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#4

Primeiro recorda-me uma coisa.

As tuas suspensões, tanto dianteira como traseira, podem ser afinadas em compressão do hidráulico, curso e pre-carga?

Leva em conta a geometria de construção e o hipotético maior curso das suspensões.
Talvez trabalhando no curso e compressão do hidráulico se possa corrigir a coisa, mas em contra partida a baixa velocidade o conforto degrada-se.

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#5

(24-01-2017 às 11:44)LoneRider Escreveu:  Primeiro recorda-me uma coisa.

As tuas suspensões,  tanto dianteira como traseira, podem ser afinadas em compressão do hidráulico,  curso e pre-carga?

Leva em conta a geometria de construção e o hipotético maior curso das suspensões.
Talvez trabalhando no curso e compressão do hidráulico se possa corrigir a coisa,  mas em contra partida a baixa velocidade o conforto degrada-se.

Podem. Tanto traseira como dianteira...

Já o fiz assim sem ser abusivo, ou seja, ao máximo de inflexibilidade que lhe podia conferir até deixar de ser prazeroso andar com ele pelas ruas com lombas, buracos, etc..pouco melhorou e na verdade estava mto inflexivel para as curvas da roca, mto dificil de a deitar nas curvas...

A susp traseira tem a mesma medida, tanto a zx6r como a da Tracer (330mm de olho a olho)

Há quem consiga melhores resultados de baixar 4/8 mm a frente...mas é mto dificil deixá-la perfeita..perfeita diga-se sem wobble

Velasquez87
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#6

Outra pergunta.

Tens top case?

Andas sempre com ele?

Já experimentaste com ele?


Aquí o que pretendo é ser dois neurónios a funcionar (o meu é o teu), para tentar procurar uma solução ao problema.

Já andaste a esses ritmos com a mulher em cima?

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#7

(24-01-2017 às 12:05)LoneRider Escreveu:  Outra pergunta.

Tens top case?

Andas sempre com ele?

Já experimentaste com ele?


Aquí o que pretendo é ser dois neurónios a funcionar (o meu é o teu),  para tentar procurar uma solução ao problema.

Já andaste a esses ritmos com a mulher em cima?

Tenho.

Com Top-case não espero milagres bigsmile
Ali nos 190 com top case notasse a transformação...

Sem topcase, depende até do vento...se tiver vento maioritariamente de frente tranquilo...se tiver vento mairitariamente de trás notasse depois a varejar ali depois dos 200


A vez mais lixada foi uma dessas com um amigo que tem uma cbr900 iamos fazer um drag (estava em modo A e punho a fundo quando aos 180 varejou como nunca tinha feito)

Com problemas (com ou aem top case) super estável a direiro, seja em que velocidade...


Lone, a titulo de interesse o Meneses aqui do forum tem 87kgs e acontece exactamente o mesmo.


Outra coisa que melhorou, desci as duas handguards..melhorou blink

Velasquez87
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#8

Tens amortecedor de direcção!?
Suponho que não...

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#9

(24-01-2017 às 12:44)LoneRider Escreveu:  Tens amortecedor de direcção!?
Suponho que não...

Não Lone. Na realidade só serve de camuflagem, alguns casos. Em alguns casos nem camufla de forma eficaz...perder também a ginga que ela tem no transito, para mim não serve de opção..

Velasquez87
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#10

4- http://imgur.com/AtQIFef
3- http://imgur.com/VCB9FHS
2- http://imgur.com/nqpCDQo
1- http://imgur.com/xBbMUa5

Ler do ponto 1 ao 4
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