Votação: Que moto escolherias? -
Honda Hornet 600 (2003-2004)
15.38%
4
15.38%
Honda Hornet 600 (2005-2006)
15.38%
4
15.38%
Suzuki Bandit 650 (2005- )
38.46%
10
38.46%
Uma Custom (Shadow, Virago, Dragstar, Intruder, Marauder, etc)
7.69%
2
7.69%
Outra
23.08%
6
23.08%
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[Primeira mota] [Usada][500cc-750cc][2000€-3000€]
#51

Citar:Não sou muito fã das SV, aquelas barras laterais que costumam ser prateadas ficam um bocado feias (na minha opiniao) mas esta está impecável, muito bonita, o dono diz que é cinza escura mas ela parece preta.. o preço é tentador, tenho que estudar um bocado mais.. aquilo de só ter um tubo a ligar ao escape tem alguma coisa a ver com os cilindros ou coisa parecida?
Não percebi que barras laterais falas. Será as protecções laterais do radiador que falas, que são prateadas? Podes sempre retirá-las ou pintá-las. Por acaso não é coisa que incomode-me, excepto o que alguns modelos de motas têm, em que as protecções do radiador são grandes plásticos, como na Honda ou Yamaha.

Quanto ao tubo, não é um tubo. São colectores. A mota tem dois cilindros (logo uma bicilindrica), logo dois colectores (os tais tubos) e no caso da Suzuki SV650 tem um cilindro á frente e atrás. Vê-se perfeitamente o colector que liga ao cilindro da frente. O de trás, se pudesses olhar por baixo da mota, tem outro colector ligado ao cilindro de trás. Os colectores transportam os gases resultantes da queima ou explosões dos cilindros. Portanto sim, tem a ver com os cilindros, especialmente o numero dos cilindros.

Uma mota bastante comum nas estradas é uma mota de 4 cilindros, ou uma quadricilindrica. Sabes que é uma de 4 cilindros pois vês perfeitamente os 4 colectores.
Há aqui pessoas que percebem melhor o funcionamento do motor e têm palavras melhores para os descreverem, podes perguntar sem problemas.

Vê se agrada-te, acho que é uma excelente oportunidade. Ainda por cima imaculada e estimada, pelo o que se vê nas fotos. E sim, é cinza-escuro, tal como a minha. Aliás acho a cor cinza-escuro bem mais bonito que a cor preta.
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#52

(22-03-2015 às 22:02)Lusitanian Escreveu:  
Citar:Não sou muito fã das SV, aquelas barras laterais que costumam ser prateadas ficam um bocado feias (na minha opiniao) mas esta está impecável, muito bonita, o dono diz que é cinza escura mas ela parece preta.. o preço é tentador, tenho que estudar um bocado mais.. aquilo de só ter um tubo a ligar ao escape tem alguma coisa a ver com os cilindros ou coisa parecida?
Não percebi que barras laterais falas. Será as protecções laterais do radiador que falas, que são prateadas? Podes sempre retirá-las ou pintá-las. Por acaso não é coisa que incomode-me, excepto o que alguns modelos de motas têm, em que as protecções do radiador são grandes plásticos, como na Honda ou Yamaha.

Quanto ao tubo, não é um tubo. São colectores. A mota tem dois cilindros (logo uma bicilindrica), logo dois colectores (os tais tubos) e no caso da Suzuki SV650 tem um cilindro á frente e atrás. Vê-se perfeitamente o colector que liga ao cilindro da frente. O de trás, se pudesses olhar por baixo da mota, tem outro colector ligado ao cilindro de trás. Os colectores transportam os gases resultantes da queima ou explosões dos cilindros. Portanto sim, tem a ver com os cilindros, especialmente o numero dos cilindros.

Uma mota bastante comum nas estradas é uma mota de 4 cilindros, ou uma quadricilindrica. Sabes que é uma de 4 cilindros pois vês perfeitamente os 4 colectores.
Há aqui pessoas que percebem melhor o funcionamento do motor e têm palavras melhores para os descreverem, podes perguntar sem problemas.

Vê se agrada-te, acho que é uma excelente oportunidade. Ainda por cima imaculada e estimada, pelo o que se vê nas fotos. E sim, é cinza-escuro, tal como a minha. Aliás acho a cor cinza-escuro bem mais bonito que a cor preta.

Refiro-me à estrutura metálica que acompanha a parte de baixo do depósito, estas barras — a meu ver — são a imagem de marca da SV, eu pelo menos distingo-as logo por este design.. Mas neste modelo que mostras-te, essa parte está a preto e o design um pouco diferente (menos arredondado). Não sei se me fiz entender, isto com uma imagem era mais fácil. Mas obrigado pelas dicas! Imaginei que fosse 2 cilindros, mas como só via um tubinh..cof...cof.. colector  lol fiquei intrigado!
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#53

Ah, essa estrutura metálica que falas, é o quadro da mota. Por outras palavras, é o esqueleto na falta de melhor exemplo. O motor fica agarrado a essa estrutura, ou seja, o quadro.

Não tenhas problemas em perguntar, porque ninguem aprende sozinho. Nem eu sei grande coisa, nem o básico, apenas uma parte parcial do básico lool. Há 3 anos diria mesmo que não sabia nada.
Há coisas como mesa de direcção ou caixa de velocidades, entre outras, que tenho ideia do que são, mas não tenho a certeza o que são  tong

Só para resolver as dúvidas (e se estiver errado corrigem-me), deixo aqui uma imagem com o que são:
[Imagem: RRVZZQk.jpg]

- A vermelho- O quadro. É onde o motor fica segurado, juntamente com o depósito e os demais componentes ligados ao motor. Há vários tipos de quadro, cada um com o seu nome. Por exemplo o da Honda Hornet o quadro só vês á frente, onde o radiador está acoplado. Se pudesses abrir o deposito da Hornet verias o quadro a passar no meio e por cima do motor. Depois tens por exemplo a Ducati Monster 696, o quadro parece umas barras, esse quadro é em treliça. O da Suzuki SV e da Hornet não recordo-me do nome do tipo de quadro que usam. Há vários tipos, uns semelhantes outros diferentes, cada um com a sua vantagem e desvantagem.

- A azul- É o braço oscilante. Obviamente, é onde a roda traseira está aparafusada. Este "braço" como de certeza já reparaste, conforme o peso do condutor e as imperfeições do piso, mexe-se ora para cima ora para baixo. Na ligação do braço oscilante ao quadro, actualmente costuma estar a suspensão traseira ou o amortecedor traseiro, isto para minimizar ou optimizar as imperfeições do piso, etc. Nalgumas motas clássicas a suspensão traseira está nas laterais, entre o banco e o braço oscilante como na Triumph Bonneville. Ou como numa mota bem actual, a Kawasaki ER6n, tem o amortecedor á vista só numa das laterais por baixo do banco (o que até gosto de ver).

- A verde- É o subquadro. Mais uma vez, é uma espécie de esqueleto onde ficam as carenagens e o banco do pendura e condutor. O subquadro tambem está ligado ao quadro, e tambem existe vários tipos de subquadro (se bem que as diferenças não são tantas).

- A roxo- Como sabes, é o escape. Nada a dizer.

- A preto- É a ponteira. Normalmente só se chama ponteira aos escapes aftermarket, como da Akrapovic, LeoVince, Arrow, etc, pois dá para tirar o silenciador, etc. No caso da Suzuki SV, ou melhor no caso dos escapes originais é só mesmo escape.

- A castanho- Já sabes, são os colectores. No caso da Suzuki SV, só tem dois colectores, logo dois cilindros. Na Honda Hornet, tem 4 colectores, logo 4 cilindros. A KTM Duke 690 tem só um colector, logo 1 cilindro. É uma monocilindrica. Se calhar ainda tens sorte de apanhar uma com 6 cilindros  cool

Infelizmente não existe um manual em PT-PT que explique detalhadamente a mecânica e estruturas de uma mota e os seus vários tipos de conceitos, nos quadros, suspensões, motores etc. Já procurei e não encontro nem mesmo na Fnac, Worten, Bertrand, por aí adiante. Só em inglês. É uma pena pois acho que deveriamos ter direito aos conhecimentos, e não somos correspondidos. Eu por exemplo adorava ter um livro do género, mas nem cursos há.

Fica bem, por enquanto a Internet é a unica coisa que dá "algumas" luzes.
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#54

clap clap clap
Muito bem, qualquer um de "NÓS", mais ou menos experiente, fica com uma noções do "corpo" da mota.

Em caso de dúvida, acelere...
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#55

Afinal era do quadro que falava! hehe

Obrigado pela aula Lusitanian! thumbsup Gostava de perceber mais das "entranhas das bichas" mas não há tempo para tudo.

Vai-se aprendendo todos os dias, aos poucos!
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#56

Exacto, é como disse, eu de mecânica não entendo patavina, apesar de ter tempo e querer. Mas aos poucos, lá sabemos uma coisa ou outra. blink
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#57

Agora só falta saber onde ficam as rodas.  lol  tong

Estou a brincar. Boa explicação resumida das componentes do esqueleto da moto.


Já que estamos numa de mecânica, permitam-me que partilhe aqui uma imagem animada para quem quiser perceber como funciona um motor. A imagem refere-se ao motor de um carro, mas julgo que varia muito pouco para as motos. Talvez a grande diferença estará nas pressões e nas rotações máxima conseguidas.
Esta imagem refere-se a um motor a 4 tempos. (está em inglês, sorry)


[Imagem: cRXKV07.gif]
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#58

what clap Espectáculo. Obrigado Almareado.
Responder
#59

thumbsup

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#60

@Almareado
Muito bom clap super completo esse GIF!
Já tinha visto algo parecido mas era só sobre a "viagem" do combustível.

Voltando ao tópico "Bandit", por uma questão de curiosidade:

@nelsonajm (desculpa o bombardeamento de perguntas)
1.Em viagens mais longas como se porta a "gaja de rabo empinado"? As paragens são mais regulares? Alguma dica aqui?
2.Tenho lido que os travões por exemplo são o aspecto que deixa mais a desejar no todo, mas que no entanto cumprem a sua função. O que pensas disto? Fizeste alguma "alteração" nesse sentido? (ou noutro que tenhas achado importante)
3.Se fosses hoje procurar uma "irmã gémea", que zonas da moto ias inspeccionar com especial atenção? Para além do belo do rabo lol
Responder




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