(17-01-2019 às 11:43)dmanteigas Escreveu: (17-01-2019 às 08:54)LoneRider Escreveu: Acredito que, para nós que já temos mais de dois dias de motas, que é tão falso como o Sporting ser líder do campeonato depois do Natal.
Lambeste a coisa?
Espera lá que já te vou bater falar mal do sporting é que não pá!!
Parece-me que há algo que é óbvio, há posições de condução mais confortáveis e posições de condução menos confortáveis, mediante se são mais ou menos ergonómicas. Também é verdade que mediante a altura, uma determinada posição de condução pode ser mais ou menos confortável. Isto não é algo que se aprende com mais ou menos kms de experiência, é um facto incontestável. É óbvio que um tipo de 1.90 pode perfeitamente conduzir uma MSX, e um gajo com 1.60 pode conduzir uma 1250GS, mas em ambos os casos não se poderá certamente dizer que vão fazer uma condução confortável. Da mesma forma que a posição de uma Trail por ser mais natural será sempre mais confortável que a de uma superdesportiva.
Anda cá ó Lagartixo dum raio, agora é que eu te vou mesmo bater.
Aqui não se fala de que a ergonomia permita mais ou menor conforto a bordo.
Trata-se da capacidade que nós, condutores, temos de nos adaptarmos à mota.
Nem todos somos os Vindaloo, que anda à 6 meses para se adaptar à mota, e apesar de ergonómicamente a mota ter umas determinadas dimensões, és tu que te tens que adaptar à sua ergonomia e não ela à tua estatura.
Lambeste a coisa?
O facto de se criar essa falsa ideia de que uma mota não conduzivel só porque tens está ou aquela altura é, em muitos casos, na grande maioria deles, um mito tão urbano como o da estabilidade da Tracer a alta velocidade.
Eu montó-me numa 690 EnduroR e desde o alto dos seus generosos 960mm consigo fazer o que se propõe (andar nela) sem problemas para o equilíbrio básico.
A minha experiência, que nisto sempre conta. Permite-me montar e desmontar, por o descanso e tirá-lo sem grandes dificuldades. Embora muitos não concordem, essa é a parte mais perigosa de uma mota em termos de equilíbrio, quando se arranca e quando se pára.
Se consegues fazer isso com os meus 170cm consegues conduzir aquela mota.
Eu já vi gajos de 180cm montados em pits bikes a fazerem perícias em Kartodromos e imagina lá bem se eles não se encaixavam naquilo....
És tu que te adaptas à ergonomia, es tu que desenvolves uma técnica ou uma forma de obteres o que se pretende numa mota (equilíbrio).
Se logo a mota é mais confortável ou não, se é provoca cansaço mais cedo ou não, isso são outros quinhentos.
Já agora o Lagartixo, parabéns pá, não podias ser só defeitos!
Tens é que deixar a juva crescer caralho!