(26-02-2021 às 22:39)Nfilipe Escreveu: Mas supostamente até nao foi a Yamaha em 91 com o lançamento da Tdm, que nao era carne nem peixe quando saiu, que se criou ali um novo segmento/categoria? Não seria essa a primeira adventure então?! Só anos mais tarde, bem mais tarde é que parece que viram ali o potencial da coisa, e seguiu-se a varadero, v strom, multistrada e companhia.
Isto do "ADV" ou "Adventure" para designar um segmento de mercado é algo recente.
E surge como nome "fofo" para motos que podes encher de bagagem e ir almoçar ao Tibete.
OK... a designação até pode não ser nova. Nem inocente.
Afinal, a KTM usava comercialmente para designar um modelo do seu catálogo.
Irónicamente um produto que durante alguns anos foi encarado como a opção válida para preencher o buraco deixado por Africa Twins e Super Tenérés.
Isto numa época em que por muito que os actuais fanboys tentem reescrever a história... a GS não tinha qualquer expressão.
No tempo das TDM, Varadero e V-strom... não se falava em Adventure.
Chamavam-nas de maxi-trails.
E a expressão que tinham no mercado era bem menor.
Porque o mercado emergente eram as sport-tourers.
E talvez por isto esta evoluíram numa abordagem mais estradista do que foram as suas antecessoras.
Realmente nenhuma destas eram carne ou peixe.
Mas também não eram marisco.
O ressurgimento do interesse por algo mais "offroad" é que levou este segmento entrar numa espécie de crise de identidade.
E é aqui que surge o "Adventure" para separar as águas.
Por isso tens hoje duas abordagens distintas no mercado.
Tão distintas que a própria BMW tem R1250GS e S1000XR para satisfazer ambas.
E ambas são comercialmente sucedidas e nem se canibalizam.