03-05-2015 às 23:21
(03-05-2015 às 02:01)Lusitanian Escreveu: Não se esqueçam que a maior parte dos veículos está aconselhada pelos próprios fabricantes a meter, no mínimo, Gasolina 95 octanas (normal). Se é verdade ou deveremos seguir esta regra não sei, cabe a cada um decidir.
Tendo em conta que o índice octano mínimo da gasolina vendida na grossa maioria dos postos nacionais é de 95, dificilmente conseguirás meter outra que não esta, ou superior. Se fores para África ou médio Oriente, aí sim encontras gasolina de 91 octanas com facilidade.
Os fabricantes recomendam um índice octano mínimo. Mas nada referem em relação a aditivação.
(03-05-2015 às 02:01)Lusitanian Escreveu: Hoje de manhã fui a Évora, que nunca tinha ido. Além da porcaria de estrada da A6 com uma data de ressaltos que mais parece infinitas mini-lombas a conjugar com a suspensão fraca de minha mota (ainda tenho o cu dorido)
Ir de Lisboa a Évora por AE, para mim, é puro esbanjamento, ainda mais de moto.... a N10 (VFX - Pegões), a N4 (Pegões - Montemor) e a N114 (Montemor - Évora) são excelentes estradas, com óptimo piso, poucas localidades e pouquíssimo trânsito, permitindo um andamento pouco menor (e dentro de limites mais ou menos legais), em relação a AE. E o troço de 30 Kms entre Montemor e Évora, a Nacional vai mesmo lado a lado com a AE (quase que dá para acompanhar os veículos nesta ).
(03-05-2015 às 02:01)Lusitanian Escreveu: meti gasolina 95 simples, 10 euros. Isto na Repsol. Ia na estrada a 103km/h e sem exagerar, parecia que o motor ia em esforço ou seja, não estava a tirar rendimento nenhum. Parecia que os cilindros não estavam em pleno funcionamento, como se algo os limitasse. Já a piscar na reserva, a próxima bomba a aparecer era também a Repsol. Não ia arriscar mais 50 quilómetros na reserva pelo que fui obrigado a abastecer naquela bomba. Em vez de por gasolina 95 simples, decidi experimentar a gasolina 98. Que diferença! Ok que é 98, mas não é simples, é normal. E fui, agora sim, tranquilamente (além da porcaria de estrada) entre os 120 e 135km/h.
Essa dos cilindros não estarem em funcionamento pleno e não estares a tirar rendimento nenhum.... definitivamente não percebi!
Normalmente abasteço a moto sempre com 98 (e quase sempre do Jumbo). Aí sim noto diferenças, em relação a 95 (seja ela qual for), não em rendimento, mas em "suavidade" (ruído) e em desaceleração o motor não me tende a mandar rateres, coisa que me acontece com a 95. No entanto, no manual da minha moto refere posso usar 95 ou superior (e sem qualquer referência a aditivação, claro). Mas também o motor da minha ST800 anuncia uma T.C. de 12.0:1, pelo que é natural que goste mais de 98.
Agora, metendo 98, seja low cost ou high cost, não noto diferenças! E assim prefiro poupar algum, ir ao Jumbo e meter 98 a um preço mais ou menos igual ao que meteria 95 numa marca de bandeira... porque 98 em high cost.... a diferença doi e de que maneira (chega a passar os 20 cents. por litro)
(03-05-2015 às 02:01)Lusitanian Escreveu: Portanto, existe sim diferenças. Mas não tenho vontade nenhuma de pagar 1,60 ou 1,70 pela gasolina 98. A unica que vende gasolina 95 é a Galp, mas a preço de "Premium". f**, é absurdo!
Não vou discutir o que cada um sente.... eu não noto essas diferenças nas máquinas aqui em casa... o "gasosas" da minha mulher levou sempre 95 da do Jumbo e Intermarché (devem-se contar pelos dedos das duas mãos as vezes que levou gasolina de marca).... e está com 90 mil. A mota p'raí 80% da que gastou, foi sempre low cost, mas como disse, 98.... e está a caminho dos 48 mil Kms. O meu carro, a gasoil, é aquilo que já disse acima.
Se queres mesmo gasolina 98, notas que a tua moto trabalha melhor com ela, mas não queres dar a alarvidade que custa um litro da mesma, porque não experimentas 98 low cost e tiras as tuas dúvidas?
(03-05-2015 às 02:01)Lusitanian Escreveu: Já pensei mesmo, acabo com esta dependência e chatice comprando uma eléctrica
Mas com uma eléctrica, por exemplo, vai ser difícil ires a Évora e voltares.... pelo menos sem lá passares uma horitas valentes enquanto ela recarrega. Ah.... e leva o cabo!
Para não falar do custo de aquisição de uma moto movida a electrões.... que ainda assim, a diferença de preço, dá para esbanjar ainda em muita gasolina, quando comparamos com uma sua congénere "fumarenta".