Gasolina low-cost
#91

(03-05-2015 às 02:01)Lusitanian Escreveu:  Não se esqueçam que a maior parte dos veículos está aconselhada pelos próprios fabricantes a meter, no mínimo, Gasolina 95 octanas (normal). Se é verdade ou deveremos seguir esta regra não sei, cabe a cada um decidir.

Tendo em conta que o índice octano mínimo da gasolina vendida na grossa maioria dos postos nacionais é de 95, dificilmente conseguirás meter outra que não esta, ou superior. Se fores para África ou médio Oriente, aí sim encontras gasolina de 91 octanas com facilidade.
Os fabricantes recomendam um índice octano mínimo. Mas nada referem em relação a aditivação.

(03-05-2015 às 02:01)Lusitanian Escreveu:  Hoje de manhã fui a Évora, que nunca tinha ido. Além da porcaria de estrada da A6 com uma data de ressaltos que mais parece infinitas mini-lombas a conjugar com a suspensão fraca de minha mota (ainda tenho o cu dorido)

Ir de Lisboa a Évora por AE, para mim, é puro esbanjamento, ainda mais de moto.... a N10 (VFX - Pegões), a N4 (Pegões - Montemor) e a N114 (Montemor - Évora) são excelentes estradas, com óptimo piso, poucas localidades e pouquíssimo trânsito, permitindo um andamento pouco menor (e dentro de limites mais ou menos legais), em relação a AE. E o troço de 30 Kms entre Montemor e Évora, a Nacional vai mesmo lado a lado com a AE (quase que dá para acompanhar os veículos nesta  lol ).

(03-05-2015 às 02:01)Lusitanian Escreveu:  meti gasolina 95 simples, 10 euros. Isto na Repsol. Ia na estrada a 103km/h e sem exagerar, parecia que o motor ia em esforço ou seja, não estava a tirar rendimento nenhum. Parecia que os cilindros não estavam em pleno funcionamento, como se algo os limitasse. Já a piscar na reserva, a próxima bomba a aparecer era também a Repsol. Não ia arriscar mais 50 quilómetros na reserva pelo que fui obrigado a abastecer naquela bomba. Em vez de por gasolina 95 simples, decidi experimentar a gasolina 98. Que diferença! Ok que é 98, mas não é simples, é normal. E fui, agora sim, tranquilamente (além da porcaria de estrada) entre os 120 e 135km/h.

Essa dos cilindros não estarem em funcionamento pleno e não estares a tirar rendimento nenhum.... definitivamente não percebi!
Normalmente abasteço a moto sempre com 98 (e quase sempre do Jumbo). Aí sim noto diferenças, em relação a 95 (seja ela qual for), não em rendimento, mas em "suavidade" (ruído) e em desaceleração o motor não me tende a mandar rateres, coisa que me acontece com a 95. No entanto, no manual da minha moto refere posso usar 95 ou superior (e sem qualquer referência a aditivação, claro). Mas também o motor da minha ST800 anuncia uma T.C. de 12.0:1, pelo que é natural que goste mais de 98.
Agora, metendo 98, seja low cost ou high cost, não noto diferenças! E assim prefiro poupar algum, ir ao Jumbo e meter 98 a um preço mais ou menos igual ao que meteria 95 numa marca de bandeira... porque 98 em high cost.... a diferença doi e de que maneira (chega a passar os 20 cents. por litro)

(03-05-2015 às 02:01)Lusitanian Escreveu:  Portanto, existe sim diferenças. Mas não tenho vontade nenhuma de pagar 1,60 ou 1,70 pela gasolina 98. A unica que vende gasolina 95 é a Galp, mas a preço de "Premium". f**, é absurdo!

Não vou discutir o que cada um sente.... eu não noto essas diferenças nas máquinas aqui em casa... o "gasosas" da minha mulher levou sempre 95 da do Jumbo e Intermarché (devem-se contar pelos dedos das duas mãos as vezes que levou gasolina de marca).... e está com 90 mil. A mota p'raí 80% da que gastou, foi sempre low cost, mas como disse, 98.... e está a caminho dos 48 mil Kms. O meu carro, a gasoil, é aquilo que já disse acima.
Se queres mesmo gasolina 98, notas que a tua moto trabalha melhor com ela, mas não queres dar a alarvidade que custa um litro da mesma, porque não experimentas 98 low cost e tiras as tuas dúvidas?

(03-05-2015 às 02:01)Lusitanian Escreveu:  Já pensei mesmo, acabo com esta dependência e chatice comprando uma eléctrica

Mas com uma eléctrica, por exemplo, vai ser difícil ires a Évora e voltares.... pelo menos sem lá passares uma horitas valentes enquanto ela recarrega. Ah.... e leva o cabo!  lol
Para não falar do custo de aquisição de uma moto movida a electrões.... que ainda assim, a diferença de preço, dá para esbanjar ainda em muita gasolina, quando comparamos com uma sua congénere "fumarenta".

[Imagem: QKmafvp.png]
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#92

Lá estão vocês. Já repararam que quem sente as diferenças apenas está a dizer que as sente, mas quem não sente está a dizer que é impossível sentir e que é apenas efeito placebo? Tenham calma que o mundo ainda é grande o suficiente para as opiniões de todos (;

Já agora aproveito para fazer uma ressalva, principalmente aos comentários que já vi por aí a dizerem que se nota diferença é na carteira e que na galp é tudo muito caro. Vocês têm é que ver tudo muito bem visto. Há 3 semanas meti repsol 95 aditivada a 1.49. Este fim-de-semana meti repsol 95 'low-cost' a 1.50. A estes preços descontem 5 cêntimos/litro que é o desconto do cartão Axa. A low-cost mais próxima era a do jumbo a 1.48, sem desconto extra. Ontem fui meter gasolina no carro da minha namorada, que mete na galp porque ao fim-de-semana dá 10 cêntimos/litro de desconto em cartão do continente, que o pai usa. O preço lá marcado era 1.52, e era um fim-de-semana especial, por ser acho o primeiro do mês, a gasolina 95 aditivada estava com 15 cêntimos/litro de desconto. Ou seja, ela acabou por por na galp, gasolina 95 em condições, mais barata que eu meti low cost da repsol, ou que o resto meteu no jumbo. Caso para dizer, além das diferenças de comportamento do carro para melhor, também se notou a diferença na carteira, mas desta vez foi para melhor, e não para pior.

Preços finais:
Repsol 95 aditivada: 1.44
Repsol 95 low-cost: 1.45
Jumbo low-cost: 1.48
Galp 95 aditivada: 1.37


Agora claro, não é tudo do mesmo sítio, mas apesar da repsol ser das antas, é a repsol mais barata do Porto. Já a galp.. Essa é uma de Rio Tinto, porque as do Porto chegam aos 1.57 lol
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#93

(04-05-2015 às 10:39)Cloud Escreveu:  Lá estão vocês. Já repararam que quem sente as diferenças apenas está a dizer que as sente, mas quem não sente está a dizer que é impossível sentir e que é apenas efeito placebo? Tenham calma que o mundo ainda é grande o suficiente para as opiniões de todos (;

Não vi aqui ninguém a criticar ou menosprezar as opiniões de cada um. Estão-se apenas a confrontar ideias, de modo salutar, de acordo com a experiência de cada um.

Eu nunca senti diferenças significativas, sem ser no acto do pagamento.
Existem "n" testes independentes (e possivelmente mais credíveis que a publicidade enganosa das marcas) que acabam por revelar que isto das diferentes qualidades dos combustíveis é uma falácia.
Só o facto de agora já haverem por imposição legal, combustíveis (supostamente) "simples" nas marcas, mas ainda assim continuarem as diferenças para as marcas brancas, também só de si é revelador de algo.
Mas claro.... as grandes publicidades e patrocínio de mega-eventos das marcas, tem de ser paga por alguém, certo?
Agora, cabe a cada um acreditar no quiser acreditar... e decidir aonde quer abastecer.... e quanto quer pagar por esse acto! As grandes vão agradecendo que se continue a pensar assim.

(04-05-2015 às 10:39)Cloud Escreveu:  Já agora aproveito para fazer uma ressalva, principalmente aos comentários que já vi por aí a dizerem que se nota diferença é na carteira e que na galp é tudo muito caro. Vocês têm é que ver tudo muito bem visto. Há 3 semanas meti repsol 95 aditivada a 1.49. Este fim-de-semana meti repsol 95 'low-cost' a 1.50. A estes preços descontem 5 cêntimos/litro que é o desconto do cartão Axa. A low-cost mais próxima era a do jumbo a 1.48, sem desconto extra. Ontem fui meter gasolina no carro da minha namorada, que mete na galp porque ao fim-de-semana dá 10 cêntimos/litro de desconto em cartão do continente, que o pai usa. O preço lá marcado era 1.52, e era um fim-de-semana especial, por ser acho o primeiro do mês, a gasolina 95 aditivada estava com 15 cêntimos/litro de desconto. Ou seja, ela acabou por por na galp, gasolina 95 em condições, mais barata que eu meti low cost da repsol, ou que o resto meteu no jumbo. Caso para dizer, além das diferenças de comportamento do carro para melhor, também se notou a diferença na carteira, mas desta vez foi para melhor, e não para pior.

Os descontos existem não são por acaso.... e não são para dar nada ao cliente! São sim manobras de marketing, que induzem o cliente, adoçando-lhes a boca de um lado, mas ganhando por outro (descontos em cartões de supermercado, talões de compras, cartões de seguradoras, ACP, sócio do Benfica, etc.).
Porque se os descontos já não tivessem cobertos por outras manobras, contratos e parcerias em que ganham ambas as empresas, etc., eles jamais os dariam!
Depois, e infelizmente eles e elas (carros e motos) pedem combustível quando precisam. E não estão à espera que seja no dia preciso do desconto da marca "XYZ" ou nos tais fins de semana "especiais" (tipo Repsol que tem descontos ao fim de semana, ou a Galp no 3º fim de semana do mês, etc...).

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#94

Oh Carlos tu és mesmo engraçado lol Eu disse que quem não sente diferença vem aqui dizer que é impossível haver diferenças, tu criticas isso e dizes que não, e a seguir vens dizer que há estudos que dizem que essas diferenças não existem lol

O que acabas por dizer no final contraria toda a lógica por trás do pessoal que vai ao low-cost para poupar, que é a tua falta de gestão para meter combustível durante os descontos, independentemente do depósito estar ou não vazio. Eu sou daqueles que não deixa o depósito esvaziar, especialmente se andar atrás dos descontos, assim meto sempre mais barato, independentemente da gasolineira (;
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#95

Só mais um achega.... Os meus jipes sempre beberam muito óleo em vez de gasóleo... Faziam um bocado de fumo...

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#96

(04-05-2015 às 17:48)Cloud Escreveu:  Eu disse que quem não sente diferença vem aqui dizer que é impossível haver diferenças, tu criticas isso e dizes que não, e a seguir vens dizer que há estudos que dizem que essas diferenças não existem lol

Não... Estás todo trocado, rapaz, ou não percebeste de todo o que eu escrevi! lol
1º - Eu digo que não sinto diferenças de comportamento, na prática, nos meus motores, entre low cost e high cost.
2º - Os testes a combustíveis high cost vs low cost, realizados por entidades idóneas e independentes, chegaram à conclusão que não existem, tecnicamente, diferenças significativas de composição, pelo que essa história da (suposta) aditivação é (alegadamente) falsa.

(04-05-2015 às 17:48)Cloud Escreveu:  O que acabas por dizer no final contraria toda a lógica por trás do pessoal que vai ao low-cost para poupar, que é a tua falta de gestão para meter combustível durante os descontos, independentemente do depósito estar ou não vazio. Eu sou daqueles que não deixa o depósito esvaziar, especialmente se andar atrás dos descontos, assim meto sempre mais barato, independentemente da gasolineira (;

Novamente estás a meter os pés pelas mãos. smile

Já te disse acima que "gasoil" abasteço normalmente na Repsol, por o posto aonde o faço, ter o desconto de 6 cents. durante a semana toda, que a somar ao cartão de descontos, me rentabiliza vir aqui.
A mota, por seu lado, bebe da 98 do Jumbo, normalmente... que costuma estar a 20 / 21 cents. de diferença em relação à concorrência das marcas.
Ahhhh..... e ainda tenho o cartão de desconto de 7 cents. / litro, da DECO, para a Cepsa, que só por si também costuma ter preços um pouco abaixo das marcas de referência.
E ainda tenho nas imediações aonde moro ou no percurso para o trabalho, uma Prio e um Intermarché
Como vês, tenho sempre aonde meter, com preços mais baixos, seja pelos descontos, seja por serem de marcas brancas. Queres melhor gestão de abastecimentos? lol

Quem falou e deu o exemplo de abastecer em fins de "semana especiais" nas grandes distribuidoras (marcas) foste tu. E eu simplesmente referi que por vezes isso não é coadunável com as reais necessidades de abastecimento. blink

[Imagem: QKmafvp.png]
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#97

Ainda hoje vi gasolina numa repsol do porto a 1,63 que abuso.

A falcona só levou gasolina do jumbo, deve ser por isso que bebe tanto cry cry cry

O maçarico  shy
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#98

(04-05-2015 às 20:16)Shady Escreveu:  Ainda hoje vi gasolina numa repsol do porto a 1,63 que abuso.

A falcona só levou gasolina do jumbo, deve ser por isso que bebe tanto cry  cry  cry

Querias o quê, compraste uma Honda... eu disse-te para comprares uma Suzuki... agora olha.... thumbsup

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#99

(04-05-2015 às 21:18)nelsonajm Escreveu:  
(04-05-2015 às 20:16)Shady Escreveu:  Ainda hoje vi gasolina numa repsol do porto a 1,63 que abuso.

A falcona só levou gasolina do jumbo, deve ser por isso que bebe tanto cry  cry  cry

Querias o quê, compraste uma Honda... eu disse-te para comprares uma Suzuki... agora olha.... thumbsup

Estou a tentar mudar isso lol Tenho uma GS500 azulinha de stand a piscar-me os olhos. blink
Cheira-me a primeira e ultima honda

O maçarico  shy
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(04-05-2015 às 20:16)Shady Escreveu:  A falcona só levou gasolina do jumbo, deve ser por isso que bebe tanto cry  cry  cry

Mete tu a falcona como deve de ser.... e verás o quão boa, interessante e poupada, essa moto pode ser! Seja com gasosa do Jumbo, ou outra qualquer.

(04-05-2015 às 21:23)Shady Escreveu:  
(04-05-2015 às 21:18)nelsonajm Escreveu:  
(04-05-2015 às 20:16)Shady Escreveu:  Ainda hoje vi gasolina numa repsol do porto a 1,63 que abuso.

A falcona só levou gasolina do jumbo, deve ser por isso que bebe tanto cry  cry  cry

Querias o quê, compraste uma Honda... eu disse-te para comprares uma Suzuki... agora olha....  thumbsup

Estou a tentar mudar isso lol Tenho uma GS500 azulinha de stand a piscar-me os olhos. blink
Cheira-me a primeira e ultima honda

Lembras-te da nossa conversa há pouco? Vê lá se não acabas por "pular da frigideira para o fogo" com uma troca desse tipo. O problema da tua NX não é ser Honda.... mas estar com alguma anomalia, que, ao abrigo da garantia, deveria ser detectada e resolvida.
Leva as coisas com calma, e age de forma prudente e lógica.... my friendly advice. O resto, já te o disse por PM!

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