Tenho saudades das opticas tradicionais...
Curiosamente, acho esta versão das fotos é bastante apelativa.
O "racing Yellow" é capaz de resultar muito bem nesta geração de Speed Triple.
Ao contrário do "scorched yellow" que ficava brutal na Daytona 675, mas dava um ar azeitolas à Speed 1050 por ter aquele efeito perlescente.
Agora... 13790 até doí... quanto mais 16500!
Mas fazendo as contas...
Em 2006 a Speed 1050 (da geração anterior) custava 10600 euros!
Na altura a diferença de preço para a Z1000 era de ~600 euros. E Nesse ano saiu a FZ1 com um preço idêntico à kawa.
Mais caras eram a Superduke 990 (+ ~1000 euros) e a Monster S4R que já entrava noutro patamar de preço.
OK.. os 13790 euros da actual Speed Tr é muito dinheiro. Mas a diferença para a a Z1000 não é assim tão significativa (12500 pela base e 13000 pela SE).
As FZ1N e CB1000R não escalaram muito o preço, mas também não evoluíram muito desde o lançamento. E apesar de boas motos, sempre foram semsaboronas.
Do outro lado da barricada temos o quê?
A S1000R por 13300...
A Brutale começa agora nos 13400...
A Streetfighter 1098 morreu para dar lugar às novas Monster com o testastretta da anterior Multistrada e custam 13600 e 16700 respectivamente. (noto aqui algumas semelhanças)
A nova SuperDuke R que é provavelmente a derradeira moto do segmento está a custar... 17300!
Se calhar os preços até evoluíram correctamente. (Tirando a KTM que decidiu partir a loiça)
Apesar do motor 1050 ser um remake com 10 anos de um que foi desenhado já há 15, acredito que esteja ainda aí para durar!
Aparte disso evoluiu muito em ciclística e continua a dar luta quanto a ser referencia do segmento.
Pensado bem, o que não acompanhou os tempos foi mesmo a minha carteira...