Combustível para moto: Qual o mais indicado? 95 octanas ou 98 octanas?
#1

Ora boas!

Sem fazer grandes 8´s, e visto que o preço da gasolina começou novamente a subir, qual o combustível que metem na vossa moto? Como saber qual o recomendando? Deve-se cumprir a recomendação à risca?

Tenho uma FZ6 pós-2007. Qual o tipo de gasolina que devo meter?
Exceptuando uma única vez, tenho metido sempre 98 oct. Não posso dizer que notei diferença entre os dois combustíveis porque quanto meti 95 foi no dia em que fui buscar a moto e queimei tudo na AE.


Mas queria saber mesmo qual é o mais indicado.


[Imagem: motardface.gif]
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#2

Já se tocou nesse assunto ao longo deste tópico!

http://motonliners.pt/showthread.php?tid=220

Só compensa meter 98 se o teu motor tiver uma taxa de compressão elevada, prevenindo assim a auto-detonação (que com 95 é mais susceptível de contecer). Senão é igual "ao litro"...  lol  excepto na carteira.

Na minha moto meto s/ch 98, porque a T.C. do motor é de 12.0:1. Noto algumas melhorias com 98, no trabalhar, especialmente em desaceleração em regimes mais elevados, que não me faz rateres, coisa que acontece com 95.

Verifica qual a taxa de compressão do motor.... e vê o que diz o manual!

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#3

A tua leva 95, não mais, pode até levar menos. Meter 98 nessa mota é deitar dinheiro ao lixo, literalmente.
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#4

Hoje à noite vou ler esse tópico todo. Obrigado pela sugestão.

A taxa compressão do meu motor, segundo o motorcyclespecs é de 12:2:1, portanto o melhor será mesmo usar 98oct... presumo.

Tenho um amigo que tem uma Zx-6r, que tem uma taxa de compressão superior à minha, e ele diz que só lhe mete 95oct.  lol

É que ainda por acima consta que o nosso governo "de direita" e "neo liberal" lançou para aí uma lei que diz que todas as bombas de combustível em Abril têm que começar a vender combustível low cost, isto é, sem "aditivos", o que faz com que muitas bombas deixem de vender gasolina 98 para substituir por 95 "low cost".



PS: Mais uma daquelas leis que se enquadra no que estávamos agora a discutir no tópico ali ao lado.
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#5

(25-03-2015 às 17:31)carlos-kb Escreveu:  Já se tocou nesse assunto ao longo deste tópico!

http://motonliners.pt/showthread.php?tid=220

Só compensa meter 98 se o teu motor tiver uma taxa de compressão elevada, prevenindo assim a auto-detonação (que com 95 é mais susceptível de contecer). Senão é igual "ao litro"...  lol  excepto na carteira.

Na minha moto meto s/ch 98, porque a T.C. do motor é de 12.0:1. Noto algumas melhorias com 98, no trabalhar, especialmente em desaceleração em regimes mais elevados, que não me faz rateres, coisa que acontece com 95.

Verifica qual a taxa de compressão do motor.... e vê o que diz o manual!
Não tenho o manual da moto.  redeye

(25-03-2015 às 17:40)OFFICER Escreveu:  A tua leva 95, não mais, pode até levar menos. Meter 98 nessa mota é deitar dinheiro ao lixo, literalmente.
Desculpa OFFICER, mas essa resposta foi para mim ou foi para o Carlos? Presumo que tenha sido para mim, mas já agora ficava com a certeza....
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#6

A Taxa de compressão da minha é 10,5:1 e eu não faço a mais pequeníssima ideia do que isso seja, como tal coloco sempre 95
Já me disseram que com 98 ela me vai responder melhor e vai andar mais etc etc, não sei se é verdade ou se é um placebo, eu como estou satisfeito com as performances que ela me faz não acho que a mim pessoalmente me valha a pena
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#7

Podendo levar as duas, o melhor é alguém te encher o depósito duas ou três vezes, em que apenas uma delas será com 98, e aí vês logo se há diferença ou não.

Pelo que tenho visto a única diferença está no que o carlos referiu primeiro, da auto-detonação. A partir daí se anda mais ou menos, também se paga mais ou menos, não vejo grande vantagem só nesse factor.
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#8

(25-03-2015 às 17:25)Almareado Escreveu:  Tenho uma FZ6 pós-2007. Qual o tipo de gasolina que devo meter?

E que tal consultar o manual?

[Imagem: fz6fuel_zpsso4elldp.png]



(25-03-2015 às 18:33)Cloud Escreveu:  Podendo levar as duas, o melhor é alguém te encher o depósito duas ou três vezes, em que apenas uma delas será com 98, e aí vês logo se há diferença ou não.

Mas convém depois deixar gastar mesmo até ao fim...
Senão o depósito vicia como as baterias dos telemóveis.
tong
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#9

(25-03-2015 às 22:05)dfelix Escreveu:  
(25-03-2015 às 17:25)Almareado Escreveu:  Tenho uma FZ6 pós-2007. Qual o tipo de gasolina que devo meter?

E que tal consultar o manual?
O antigo dono não me deu o manual.  wtf
Ele disse que sempre meteu 98, e eu lá continuei a fazer o que ele sempre fez.

Resumindo, é recomendável 91 octanas ou mais. Portanto 95 octanas é mais que apropriado, e não perco qualquer performance com isso nem vou aumentar os consumos.

Muito obrigado pela imagem disponibilizada.


PS: Porque é que eu não abri este tópico antes?! dead
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#10

(25-03-2015 às 23:51)Almareado Escreveu:  O antigo dono não me deu o manual.  wtf

Esse foi-me dado pelo google!  bigsmile

Por acaso acho que tenho cá um original. Se encontra faço um embrulhinho e ofereço-te!

(25-03-2015 às 23:51)Almareado Escreveu:  Resumindo, é recomendável 91 octanas ou mais. Portanto 95 octanas é mais que apropriado, e não perco qualquer performance com isso nem vou aumentar os consumos.

Ya...
Com a minha BMW aconteceu precisamente o oposto...
Tendo em conta o tipo de motor até estranhei quando apanho com um autocolante no bocal que indicava 98 como recomendada.
No manual.. é feita exactamente a mesma indicação.

[Imagem: r1200s-98_zpsamslvw1k.png]

Mas nada que não estivesse habituado...
Já para a minha Mito de 94, o recomendado é 98-100!!!   lol

[Imagem: mito98-100_zpsd8zclck7.png]

Outros tempos...

btw... ao desfolhar este manual recordei-me existiu uma época em que os manuais das motos ensinavam a ver a carburação pela cor da vela!
lol
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