Bem é chegada a hora dos discos, mas não são os de venil
#71

(29-05-2019 às 10:48)luisnogueira Escreveu:  Arranja lá feedback disso assim que possível.

Também estou para trocar as da Versys e essas são uma das hipóteses. Juntamente com as EBC e SBS. As de origem definitivamente não vão ser a hipótese pelo preço que pedem por elas. Já agora... isso foi para que valores?

Para a Versys creio que podes pedir ao JPedrosa que ele tinha as A3+ se não estou em erro e que serão mais adequadas para a Versys. sei que ele estava muito satisfeito e poderá dar mais detalhes na comparação com as OEM da CBF600. Estas custaram-me 60€, as do Pedrosa creio que foram mais baratas. Podem ser mais caras que as OEM mas creio que no caso dele valeu a pena o investimento

Johnny_1056 Escreveu:Boas;

Manteigas, a Carbone Lorraine pouco conhecida?? Por onde andas tu??

Pouco conhecida em Portugal no mundo das motas no geral. Quantos conheces tu que saibam que esta marca existe? Ajuda não haver uma rede de representação tão forte como para outras marcas. É evidente que quem anda por dentro das coisas conhece bem, até porque se não estou em erro já equiparam veiculos de competição.

Ditadura dos Flocos de Neve
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#72

Ó Manteigas pá!

De que te serve um bom coeficiente de atrito nas pastilhas se o disco não acompanha?

Normalmente com os discos e pastilhas OEM existe cumplicidade e trabalham para um bem comum.
Se mudas de pastilhas podes gerar mais temperatura (por haver mais atrito) começar a comer o disco sem que isso se traduza em eficiência real na travagem.

O Johnny falou em algo muito importante que é o de saber travar de forma eficiente e que já referi em vários assuntos debatidos dentro desta temática.

Andar despreocupado durante a viagem significa prestar atenção à tua mota a cada dia de viagem!

Curte bué! V

I just don't run with the crowd!

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#73

(29-05-2019 às 11:19)LoneRider Escreveu:  Ó Manteigas pá!

De que te serve um bom coeficiente de atrito nas pastilhas se o disco não acompanha?

Normalmente com os discos e pastilhas OEM existe cumplicidade e trabalham para um bem comum.
Se mudas de pastilhas podes gerar mais temperatura (por haver mais atrito) começar a comer o disco sem que isso se traduza em eficiência real na travagem.

O Johnny falou em algo muito importante que é o de saber travar de forma eficiente e que já referi em vários assuntos debatidos dentro desta temática.

Andar despreocupado durante a viagem significa prestar atenção à tua mota a cada dia de viagem!

Curte bué! V

O disco da Tracer é o mesmo do modelo antigo da R1 se não estou em erro, cujas pastilhas OEM são HH em vez de GG. Não vejo uma complementaridade assim tão evidente como dizes, até porque o mesmo disco leva com pastilhas diferentes já que não se produzem discos exclusivamente para um modelo especifico mas para vários modelos com propósitos diferentes. O "problema" de o disco não estar preparado para pastilhas com maior coeficiente de fricção será, para mim, ou na dissipação de calor o que pode tornar as pastilhas menos resistentes à fadiga ou então diminuir a sua duração por maior ação abrasiva do que o planeado, mas nunca comprometendo a eficiência da travagem. É o tal binómio eficácia duração, que cada um mediante o seu uso terá de avaliar o que melhor se adequa. Mas se pensas diferente, gostaria que explicasses porquê (relativamente ao disco não acompanhar as pastilhas)

EDIT: Só uma nota, não estou aqui a vender verdades universais, apenas a explicar aquilo que é a minha percepçao com base no que fui lendo e nos poucos conhecimentos de fisica que tenho.

Ditadura dos Flocos de Neve
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#74

Luís, na minha os HH funcionam bem com o disco de origem (OEM) que lá se encontra (Tracer)

Escolhi ebc, mesmo tendo tido um feedback melhor para as SBS ..

Chiaram um pouco no início mas gosto da mordida inicial e depois no prolongar da travagem parecem um pouco superiores às OEM...

Para o que é serve perfeitamente.
Procurava algo na base preço qualidade, não muito mais agressivas que as OEM, duráveis...

Não ando agarrado aos travões, tanto que as OEM duraram.me 55k...

Espero ter ajudado

Velasquez87
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#75

(29-05-2019 às 11:16)dmanteigas Escreveu:  ...
Johnny_1056 Escreveu:Boas;

Manteigas, a Carbone Lorraine pouco conhecida?? Por onde andas tu??

Pouco conhecida em Portugal no mundo das motas no geral. Quantos conheces tu que saibam que esta marca existe? Ajuda não haver uma rede de representação tão forte como para outras marcas. É evidente que quem anda por dentro das coisas conhece bem, até porque se não estou em erro já equiparam veiculos de competição.

Boas;
O teu Portugal é diferente do meu.
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#76

Viva,
Efectivamente eu meti CL na cbf600 e fiquei pela gama base, a A3+, mesmo assim a travagem ficou bem melhor do que com as pastilhas oem.

Não são agressivas ao ponto de irem comer o disco, pelo menos, não de forma significativa.

E acho que essa é a gama mais adequada para a versys e para um andamento tranquilo.

Chiavam ligeiramente a frio, e depois de aquecidas estava tudo bem.

Creio que me ficaram a 40€ o par, mas posso estar a meter água, que já foi à mais de um ano.

Quanto à CL ser conhecida ou não.
Em Portugal é mesmo muito pouco conhecida, por oposição a "lá fora".

Quase ninguém vende aquilo, e quando falas com a malta das motas, poucos conhecem.
Claro que depois vais ver em competição, e descobres que equipam uma data de gente.

Na mota actual, não devo precisar trocar tão cedo, mas quando/se precisar, seguramente a escolha está feita e vou meter exactamente a mesma gama que o Manteigas meteu agora.

Quanto a arranjarem esse material, caso não comprem online, digam que arranjo na zona de Lisboa.



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#77

(29-05-2019 às 11:37)Johnny_1056 Escreveu:  
(29-05-2019 às 11:16)dmanteigas Escreveu:  ...
Johnny_1056 Escreveu:Boas;

Manteigas, a Carbone Lorraine pouco conhecida?? Por onde andas tu??

Pouco conhecida em Portugal no mundo das motas no geral. Quantos conheces tu que saibam que esta marca existe? Ajuda não haver uma rede de representação tão forte como para outras marcas. É evidente que quem anda por dentro das coisas conhece bem, até porque se não estou em erro já equiparam veiculos de competição.

Boas;
O teu Portugal é diferente do meu.
És um gajo mais entusiasta e por dentro das merdas.

Acredita que se perguntares por CL no geral, fica tudo a olhar.

Nem as grandes lojas têm.

Edit:
Aliás, tens aqui um barómetro simples.
Tu conheces, eu tbm, dei a conhecer o Manteigas, e aqui do fórum.... Quem mais?
Aposto que, sem contar com quem já foi ao Google..... São poucos ou nenhuns.

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#78

Eu conheço.

Mas por acaso pensava que já nem havia porque deixei de ouvir falar sobre elas.

Conheci quem as usava num track day e por acaso dizia maravilhas daquilo.

I just don't run with the crowd!

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#79

Em matéria de travagem, fui "educado" a preferir sempre o material de origem. Deste modo, favoreço sempre as pastilhas OEM, um pouco naquela base de que foram previstas (tal como o Lone refere), para trabalhar conjuntamente com o sistema de travagem contemplado pelo construtor, de forma a equilibrar a sua eficiência.

Qualquer outra combinação (ainda que não coloque em causa haverem excepções que até possam optimizar o conjunto de travagem), em termos de compostos de pastilhas relativamente ao OEM, tenho para mim que irão quase sempre agir negativamente, mesmo dando a sensação (aparente) de melhorar a travagem, podendo resultar num maior e mais prematuro desgaste de discos, maior fadiga ou até comprometer a eficiência ou regularidade da travagem.

Recordo de ter visto por diversas vezes, motos a entrarem em oficina com discos sulcados, com desgaste disforme ou riscados, à conta de escolhas menos acertadas em relação a tipos e compostos de pastilhas.

Agora, não esquecer outra questão... Todas as pastilhas OEM terão os seus equivalentes com a marca do fabricante respectivo, no mercado. E quase sempre esse material consegue-se com preços mais atractivos em relação ao OEM, pagando menos por exactamente a mesma coisa. É só questão de o descobrir.

Edit: Também conheço desde há muito a Carbon Loraine. Mesmo para mudar as pastilhas de trás da VFR, coisa que fiz muito recentemente (na útima revisão), possuía preços para uma alternativa da Carbon Loraine.

[Imagem: QKmafvp.png]
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#80

(29-05-2019 às 12:57)carlos-kb Escreveu:  Em matéria de travagem, fui "educado" a preferir sempre o material de origem. Deste modo, favoreço sempre as pastilhas OEM, um pouco naquela base de que foram previstas (tal como o Lone refere), para trabalhar conjuntamente com o sistema de travagem contemplado pelo construtor, de forma a equilibrar a sua eficiência.

Qualquer outra combinação (ainda que não coloque em causa haverem excepções que até possam optimizar o conjunto de travagem), em termos de compostos de pastilhas relativamente ao OEM, tenho para mim que irão quase sempre agir negativamente, mesmo dando a sensação (aparente) de melhorar a travagem, podendo resultar num maior e mais prematuro desgaste de discos, maior fadiga ou até comprometer a eficiência ou regularidade da travagem.
É muito frequente, os mesmos discos, combinarem com pastilhas diferentes em motas/carros diferentes.
Isso do "conjugar" não é feito tão ao pormenor como se pensa.

(29-05-2019 às 12:57)carlos-kb Escreveu:  Recordo de ter visto por diversas vezes, motos a entrarem em oficina com discos sulcados, com desgaste disforme ou riscados, à conta de escolhas menos acertadas em relação a tipos e compostos de pastilhas.
Tenho essa situação no meu carro, com 14mil kms... Com as pastilhas com que saiu da fábrica.
Tenho uns sulcos com quase 1mm em vários discos.

Isso pode acontecer não só pelas pastilhas, como impurezas que se metem por lá, não se pode avaliar de ânimo leve.

(29-05-2019 às 12:57)carlos-kb Escreveu:  Agora, não esquecer outra questão... Todas as pastilhas OEM terão os seus equivalentes com a marca do fabricante respectivo, no mercado. E quase sempre esse material consegue-se com preços mais atractivos em relação ao OEM, pagando menos por exactamente a mesma coisa. É só questão de o descobrir.
Verdade, até porque a marca não produz nada, alguém tem que fabricar por eles, mas as equivalentes, por vezes não têm que passar nos mesmos controlos de qualidade.




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