Bateria Yamaha R6
#1

Boa malta!
Já há algum tempo para cá que tenho vindo a desconfiar que a bateria da minha R6 não está em condições.
Hoje de manhã, quando a vou por a trabalhar, ela roda e, imediatamente a seguir, dá um pequeno estalo e deixa de rodar o motor de arranque. Insisti mais uma vez e nada.
De seguida, desliguei as luzes e carreguei no starter e lá pegou.

Um amigo meu, ainda esta semana, trocou a bateria da sua CBR 600 e pôs uma bateria "mais potente".

Alguém me consegue dizer qual o modelo de bateria que ela leva e, na hipótese de fazer um upgrade e meter-lhe uma bateria mais forte, até onde posso ir?
Trata-se de uma Yamaha YZF-R6 de 2001 das últimas carburadas.

Obrigado e abraços! blink

Suzuki SV1000S '04  cool
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#2

Penso que é a YTZ10S, quanto à capacidade, não devias de ter de aumentar nada...se ela precisa de mais é porque algo não está bem...

Ex Suzuki GS500
Ex Yamaha YZF600R - Thundercat
Ex Yamaha R1
Suzuki GSX-R 750
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#3

O modelo da bateria esta no manual.
As baterias medem-se por Amp/h (amperes por hora) mas numa mota isso podd significar uma bateria fisicamente maior ao buraco destinado para ela.
É nesta altura que elas sofrem mais e visto que ela esta a começar a dar problemas não insistas.
Muda-a!

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#4

Ligas a mota com as luzes ligadas? Não o devias fazer.
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#5

Compras uma yuasa tipo AGM que caiba na mota. Em relação à capacidade, não podes ter menos do que o fabricante indica, se for de capacidade superior não há problema.
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#6

[Imagem: ulCCBsd.png]
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#7

Escolhe uma com as mesmas medidas e disposição dos pólos mas comais capacidade e tecnologia AGM
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#8

Na minha opinião podes colocar uma bateria com mais capacidade, mas não vais ganhar nada com isso.

E quando as baterias já não estão a 100% convém desligar as luzes para ligar a mota. Se por acaso fazes trajetos curtos como eu, que nem devem dar para voltar a carregar como deve ser o que se gastou no arranque, a bateria pode até ainda estar boa para mais uns tempos, só precisa de ser carregada de vez em quando.

XJ 600 Diversion Owner!
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#9

Verissimo, a bateria tem sempre é de ter a tensão adequada (12v).

Depois o que varia é em relação à capacidade (aquilo que chamas de mais "potente"), que é expressa em Ah (Amperes hora).
Por exemplo, uma bateria de 12Ah, quer dizer que consegue fornecer 12 Ampere, no espaço de uma hora... 24 Ampere no espaço de meia hora... ou 6 Ampere no espaço de duas horas.... and so on, and so on. Ou seja quanto menos solicitação de carga tiver, mais dura, e vice versa.

Claro que quanto mais Ah, mais capacidade terá. A marca no entanto recomenda um valor para a bateria, que é o que eles consideraram apto para as solicitações que a tua moto necessite. Ou seja, daí, não convém meteres uma bateria com menos Ah, pois ela vai ser "esmifrada" em pouco tempo, para aquilo que a moto lhe solicitará.

No entanto podes meter uma bateria com mais Ah que o recomendado, não há problema nenhum nisso. Apenas terás um inconveniente, que quanto mais capacidade a bateria tenha, também maior ela será, em dimensões exteriores, pelo que será mais difícil que ela caiba e fique fixada no respectivo compartimento da mota.
No entanto, se encontrares uma bateria com mais capacidade (Ah), em relação ao recomendado, e que caiba no compartimento, tanto melhor.

Depois apenas deverás pensar no tipo de bateria que pretendes, mediante o que possas ou queiras gastar. As mais baratas serão as de ácido, mas que têm o inconveniente de terem de estar o mais possível direitas, por causa dos eventuais derrames e mesmo para a saúde das próprias placas internas.
Há motos em que a bateria fica deitada, por exemplo, e neste caso, é relevante o recurso a uma bateria de gel, mais caras que as de ácido.
Por fim, já há baterias para motos de Li-Ion (iões de lítio), que é a mesma tecnologia que usamos nos modernos equipamentos eléctricos (PC's, telemóveis, etc.), que se caracterizam por serem leves e muito mais duráveis. Mas ainda são estupidamente caras.

Por fim.... o que terás de fazer é abrir o manual da mota e ver qual a bateria recomendada. E decidir pela oferta de mercado, qual comprar.  blink

Ainda recentemente adquiri para a minha uma 12v14Ah por 55 euros (de ácido), na Only Battery.

http://www.onlybattery.pt/bat.-p-motos

[Imagem: QKmafvp.png]
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#10

Na semana passada fui buscar uma Yuasa YTX12-BS por 59€. Numa oficina da Amadora.

[Imagem: wsv79s.jpg]vroom !
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