Tópicos: 219
Registado: 4/2015
Mota: Maria das Curvas e BabieKa Localização: Lumpiaque
Se fizeres um curso de condução FZ, vai ver que boa parte do que disseste não é tanto assim.
Porque tens que travar forte?
Se anticipares bem a curva podes nem ter que travar.
Uma coisa é curvar em segurança, outra coisa é uma condução desportiva.
Coisa que poucos aqui neste fórum podem dar-se ao luxo de saber fazer.
Estou a falar do ponto de vista de fazer a curva no menor tempo possivel( que é o objectivo destas técnicas todas).
Deve-se usar pouco o travão, mas sempre de maneira forte quando se tem que usar, ou seja, com a mota ainda recta e o mais tarde possivel antes da curva.
Se não precisas de travar antes da curva é simples, não vais tão depressa quanto devias ir, ou seja, vais usar acelerador para poderes continuar na trajectória preferencial.
Não saber fazer o quê? Não percebi...
Tópicos: 42
Registado: 11/2014
Mota: n/a
Da minha experiência, o primeiro passo é encostar a mota na berma, tirar o capacete e esperar que o Lonerider passe. Quando ele vier, observar com muita atenção.
Tópicos: 18
Mota: Ktm 1290 SuperAdventure S
Na minha opinião primeiro é ver o vídeo colocado atrás. Perceber como a mota funciona, o resultado das nossas manobras, os nossas reações de sobrevivência, etc.
Depois disso é ir atento na condução para antecipadamente definir como vamos fazer a curva, adequar a velocidade na qual estamos confortáveis para fazer a curva antes da curva (e aqui dependendo da velocidade que se leva podemos travar só com o de trás, com os 2, ou nem travar pois levamos já uma velocidade adequada), iniciar a trajetória com uma aceleração constante, e quando estivermos no ponto de saída da curva começar a acelerar. Usar o corpo para melhorar o centro de massa pode ser importante dependendo da velocidade, mota, etc. Caso seja necessário travar em curva sempre que possível com o de trás, e caso seja mesmo necessário com o da frente, tendo noção que se não for feito com cuidado o mais certo é malhar e que a trajetória vai alargar-se pois a mota vai endireitar...
E pronto, praticar muito, aprender com os erros e ir evoluindo.
A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer
Tópicos: 4
Registado: 11/2016
Mota: Yamaha Dragstar 650 Localização: Mortágua
Umas das tecnicas que uso algumas vezes quando os calculos de curva saem errados é o acelerador, no sentido inverso.. desacelerando.. Basicamente faz "o mesmo efeito" que usando o travão de trás mas de uma forma mais "calma"..
Para que não fiquem dúvidas é uma desaceleração momentanea, de seguida volto acelerar para continuar a trajectoria.. Comigo funciona e tenho uma bicha com quase 300 kg.. Como não entro nas curvas tipo street-racer..
Mas lambo o pneu até a sua extremidade externa..
Ex:AJP Pr4 125 Yamaha Yzf R125 / Yamanha Virago 535 / Yamaha Xj600
Actual: Yamaha Dragstar 650 / Kawasaki ZZR 1200 / Vespa T5 125 (1987)
Tópicos: 219
Registado: 4/2015
Mota: Maria das Curvas e BabieKa Localização: Lumpiaque
(08-03-2017 às 14:40)quatropiscas Escreveu: Da minha experiência, o primeiro passo é encostar a mota na berma, tirar o capacete e esperar que o Lonerider passe. Quando ele vier, observar com muita atenção.
Exagerado!
Pessoal que fazer se a mota, depois de passar o ponto de contacto ou de inflexão da curva a moto começa, muito suavemente s derrapar?
Tópicos: 239
08-03-2017 às 16:36 (Mensagem modificada pela última vez: 08-03-2017 às 16:51 por
carlos-kb.)
De forma suave? Nunca me aconteceu!
Mas a roda de trás fugir de forma mais brusca... Já... e umas quantas vezes (comigo é tudo à bruta

)!
Se der tempo.... é rezar uns pais nossos naqueles milionésimos de segundo..... e esperar que a borracha ainda esteja em condições de contrariar a put@ da lei da gravidade e restantes leis da física envolvidas!!!!
edit: Ahh.... e a técnica do Nelson também pode ser muito eficaz... ou seja, no momento em que sentimos a traseira a entrar num "bailarico", (para os menos religiosos), substituir os pai nossos por uma oração tipo: "filha da put*, con* da tia, colhõ*s da avó mais à merd* da mota...". Depois de ela "agarrar" novamente, constatamos que é uma técnica também muito válida!