Tracer 900 GT 2019, perguntas aos especialistas
#41

(25-01-2019 às 00:11)michelfpinto Escreveu:  Não vamos comparar! lol

A Tracer é uma mota porreira dentro do segmento/preço em que se insere, com os defeitos do segmento em que se insere... E as suspensões costumam ser sempre um dos pontos onde mais se poupa... Mas também não é o mais complicado de resolver.

Michel, não é uma questão unicamente de poupar na suspensão. O principal problema esta no tipo de suspensão utilizada e não tanto na sua qualidade. Estas motas de calças arregaçadas "vendem" a ideia de ser um faz tudo, que anda em estrada, que podes levar para fora dela e que são confortáveis, daí que grande parte dos construtores opte por molas mais moles em detrimento de molas mais desportivas. A Multistrada custa mais de 20000€ e há proprietários com queixas de instabilidade a alta velocidade. As GS (a 850 e a 1250, apesar de estes terem bem explicito que são adventure) também são motas que a alta velocidade não têm a estabilidade de uma qualquer super desportiva. Tu na Versys deves ter sentido o mesmo relativamente à dureza da mola e por isso colocaste hyperpro.

No caso da Tracer é particularmente non-sense porque a mota está incluida na categoria "Sport Tourer" logo era esperado que todo o equipamente da mota fosse "Sport Tourer". E se a suspensão dianteira tem um comportamento muito bom com estas molas Kayaba, a traseira (apesar de ser bastante confortável) continua a ser demasiado mole para um motor que é bastante desportivo. Basta comparar o sag com uma qualquer outra Sport Tourer "original". Colocar uma mola mais rija, mesmo que em consequência se perdesse algum conforto e versatilidade (porque na prática quase ninguém mete estas motas na terra) ganhava em estabilidade a alta velocidade, apesar de que quem compra uma mota destas certamente não tem por objetivo ir para a autoestrada picar-se com as superdesportivas. É uma questão de dureza da mola, não da sua qualidade (pelo menos nos modelos atuais).

Liquid Fire Escreveu:Nao te arrependas da compra, eu ja disse e repito, eu proprio ponderei ccomprar uma, é uma mota muito bem equipada pelo preço, bonita, e um horse of all trades, faz tudo relativamente bem, touring, condução mais desportiva, ou dia a dia. Tenho a certeza que vais ficar satisfeito.

Isso é que era um downgrade passar da MS para a Tracer. Por curiosidade, o que te levou a abandonar a MS?

Nota: a Tracer não faz bem "dia a dia". Só se no teu dia a dia não houver trânsito. O calor do motor que facilmente sobreaquece em para arranca e a sua manobrabilidade no meio do trânsito e até o consumo não a tornam uma mota de dia a dia. Eu pelo menos se andasse no dia a dia não era com esta mota que andaria de todo.

Ditadura dos Flocos de Neve
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#42

(25-01-2019 às 09:37)Macavenco Escreveu:  
(24-01-2019 às 22:48)pareias Escreveu:  Eu quero ver é quando der uma esticadela na Alemanha e descobrir que a Tracer 900 GT não chega aos calcanhares da fiel Biffer.... isso é que vai ser.

Vou ser empalado no altar da Igreja "Tracista".

Uma VFR800/CrossRunner por exemplo, nunca compraria. Aí dou razão ao Manteigas. Nem qualidade nem animação.

A CrossTourer é mais parecida em divertimento com esta Tracer, mas tem um binário mais agradável e uma qualidade muito superior.

Porque é que não comprei a CrossTourer 1200? Simples: fez consumos loucos quando andei com ela. E chegaram a descontá-la ao ponto de custar menos do que me vai custar a GT agora...(quer acreditem quer não, é verdade).


Epá, a parte assinalada acho muito estranha, muito mesmo.

Duvido mesmo que a Honda sequer tenha alguma coisa do género da 900 da Yamaha.

Essa parte assinalada denota uma profundo desconhecimento de todo e qualquer aspecto técnico e dinâmico (exceptuando a pintura, claro está) dos modelos já referidos neste tópico.

Só o referir que a CrossRunner não está no mesmo segmento da Tracer já é uma calinada de todo tamanho...

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#43

(25-01-2019 às 09:58)LoneRider Escreveu:  
(25-01-2019 às 09:37)Macavenco Escreveu:  
(24-01-2019 às 22:48)pareias Escreveu:  Eu quero ver é quando der uma esticadela na Alemanha e descobrir que a Tracer 900 GT não chega aos calcanhares da fiel Biffer.... isso é que vai ser.

Vou ser empalado no altar da Igreja "Tracista".

Uma VFR800/CrossRunner por exemplo, nunca compraria. Aí dou razão ao Manteigas. Nem qualidade nem animação.

A CrossTourer é mais parecida em divertimento com esta Tracer, mas tem um binário mais agradável e uma qualidade muito superior.

Porque é que não comprei a CrossTourer 1200? Simples: fez consumos loucos quando andei com ela. E chegaram a descontá-la ao ponto de custar menos do que me vai custar a GT agora...(quer acreditem quer não, é verdade).


Epá, a parte assinalada acho muito estranha, muito mesmo.

Duvido mesmo que a Honda sequer tenha alguma coisa do género da 900 da Yamaha. 

Essa parte assinalada denota uma profundo desconhecimento de todo e qualquer aspecto técnico e dinâmico (exceptuando a pintura, claro está) dos modelos já referidos neste tópico.

Só o referir que a CrossRunner não está no mesmo segmento da Tracer já é uma calinada de todo tamanho... 


A CrossRunner é uma concorrente da Tracer. Eu não a compraria, mas qualquer pessoa sabe que estão no mesmo segmento.

Acho é a CrossTourer melhor moto e foi isso que escrevi.

Sobre conhecimentos técnicos não vou entrar por aí. Fingir que se sabe não é o mesmo que saber.
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#44

Obviamente.

A questão é que a CrossTourer não foi desenhada a pensar na Tracer, não é do mesmo segmento e está orientada a um público diferente.
Não é porque esse público seja diferente que a VFR1200X seja melhor que a Tracer.
É porque em termos dinâmicos não é difícil fazer uma mota mais equilibrada que a Tracer.

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#45

(25-01-2019 às 10:32)LoneRider Escreveu:  Obviamente.

A questão é que a CrossTourer não foi desenhada a pensar na Tracer, não é do mesmo segmento e está orientada a um público diferente.
Não é porque esse público seja diferente que a VFR1200X seja melhor que a Tracer.
É porque em termos dinâmicos não é difícil fazer uma mota mais equilibrada que a Tracer.

Vamos ver. Sei perfeitamente que a tua VFR1200, por exemplo, está noutro patamar. Mas custava 16.7k antes de despesas e esta custa 12.4k já com despesas.

A Tracer GT tem várias melhorias em relação aos modelos antecedentes. Mais de 1.5 m de entre-eixos (ao contrário do que aqui foi escrito é mais do que a Z1000SX e do que a Biffer), suspensão traseira ajustável, suspensão frontal melhorada (a Yamaha usa a cor "ouro" para distinguir) entre outros aspectos.
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#46

(24-01-2019 às 19:28)vindaloo Escreveu:  O problema dessa mota é e sempre foi a geometria.

A MT09 é curta entre eixos, o que confere a ilusão de que anda muito. Dá agilidade à mota, e a frente torna-se leve. Depois a malta pensa que é o motor que é muito raivoso, mas na verdade até nem é grande coisa. Essa sensação é só uma consequência de um desiqulibrio muito pertinente de massas que acontece a essa mota sempre que não está parada.

Mas se a MT09 já é má, a coisa ainda piora muito quando lhe levantam a frente com curso de suspensão e lhe põem uns plásicos de lado e lhe chamam tracer. O que acontece é a frente da mota andar permanentemente com pouco apoio na frente e uma reacção completamente desenquadrada da suspensão frontal com a traseira. Ainda está a frente aos saltinhos, já a traseira fez o que tem a fazer (mal).

O que sucede é esse desiquilibrio ser induzido na traseira da mota e dá aquele efeito wobble que tanta gente se queixa. Que é a mota ganhar vida própria e ficar ao acaso o desfecho de uma queda ou não.

Se em alcatrão super fofinho e com montes de aderência este factor é diminuído e há relatos de malta a 225 e a fazer piretes, se fores a circular rápido e meteres a roda da frente num buraco ou ondulação de estrada (IC, IP por aí fora) a mota vai reagir perigosamente.

Ao contrário de uma kawasaki por exemplo a Z1000SX que também deriva de um conceito naked, o trabalho de adaptação foi muito bem feito. A mota quando trava carrega a frente sempre com estabilidade, quando se larga travão está sempre neutra e composta, e quando se acelera passa essa genica para trás. Este é o comportamento adequado de uma mota, e que a alguns dá a sensação de não ser raivosa mas na prática e na estrada acaba por ser sempre mais rápida (=kit de unhas) e sobretudo mais segura para o condutor e pendura.

Desejo-te boa sorte com o pudi...er.. mota! Vais precisar!


Eu gostaria muito de acreditar no que vocês escrevem, porque aceito sempre à partida o que me transmitem.

Por isso fui procurar esse problema da distância entre eixos e encontrei isto na Wikipedia:

Afirmas que é "Curta entre eixos":

1) Z1000SX:1450 mm wheelbase
2) Tracer 900 GT: 1501 mm wheelbase
3) CBF 1000 F mk2: 1495 mm wheelbase (a mk1 tinha 1480)

Temos todos de fazer um esforço para aumentarmos a qualidade do que se escreve. As suspensões também não são iguais. Nem entre a Tracer 900 e a Tracer 900 GT são iguais.
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#47

(25-01-2019 às 10:42)pareias Escreveu:  , suspensão frontal melhorada (a Yamaha usa a cor "ouro" para distinguir) entre outros aspectos.

[Imagem: JNwDzpm.jpg]

Esta cor?
Olho para ela e parece-me igual a tantas outras...

Velasquez87
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#48

(25-01-2019 às 10:48)pareias Escreveu:  Por isso fui procurar esse problema da distância entre eixos e encontrei isto na Wikipedia:

A wikipédia é definitivamente o melhor sítio para procurar a informação mais fidedigna.

Eu sou sincero que percebo muito pouco da coisa. Mas diria que a distância entre eixos por si só não será explicação. Parece-me que será um dos factores que conjugado com outros pode ter influência com outros, senão vejamos...

As três motos que aí colocas, Z1000SX, Tracer 900 e CBF1000. Qualquer uma delas com uma distância ao solo diferente das outras também, com um centro de gravidade diferente entre elas. E parece-me que tudo isso tem influência na estabilidade da mota(ou de qualquer outro veículo).
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#49

Luis pá...

Tu andas a lamber a coisa!

devil

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#50

Até o vidro frontal altera a coisa.
Na minha Cbf1000 MK1, troquei o vidro original por um da Givi um pouco maior.
Fiquei com mais conforto, mas a altas velocidades existe sempre um pouco mais de trepidação e a frente fica mais leve.
Mas na realidade são poucas as vezes que ando a essas velocidades por isso aceito de bom grado essa diferença.

Enviado do meu Aquaris X5 através do Tapatalk
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