Olá David!
No outro dia escreveste que neste fórum era difícil aprender e falar sobre motos embora reconheças que existe pessoal de valor que o possa fazer.
Sendo assim, é pá, não penses que é perseguição, mas o teu tenrismo chama muito a atenção e como tal, não se trata de um ataque pessoal, mas sim de rebater os teus argumentos.
Qualquer suspensão é melhor que a da Tracer!?
Inclusive as das NC?
Tu sabes que se lhe meteres um kit ohlings na tua mota estas longe (far far far away) de ter uma suspensão topo de gama?
É que para teres uma suspensão topo de gama terias que, para além de óleo e alguns elementos internos, comprar barras e jarras, amortecedor completo, sistema de bielas e casquillos.
É pá, os raios dos abananços a velocidades elevadas podem não ter a ver com a suspensão (por melhor que está seja). A suspensão é, sem dúvida, a que elimina a instabilidade causada pelo piso irregular, mas interage com a geometria de construção da coisa. É nisto temos uma base que não propícia a estabilidade a alta velocidade.
A tua posição, de peito erguido, braços ligeiramente erguidos e abertos em muitos momentos pode elevar o centro de gravidade a ponto de criar tal instabilidade que a suspensão não dá basão a tanto trabalho.
Depois está o que tu não podes controlar, ou seja, o vento, o estado de piso, a temperatura dos pneus e o desgaste dos mesmos!
Pensa que, com uma variação de duas décimas (bar) o trabalho da suspensão pode ser totalmente diferente e que o comportamento da mota pode ser melhor ou pior. E que esse comportamento pode ser melhorado (ou não) com o setting das suspensões.
Eu acho que, antes de te pores a gastar dinheiro devias primeiro.
Saber quanto se aninha a tua mota com o seu próprio peso, saber quanto se aninha com o teu peso e depois com o peso dos dois (tu é os problemas).
Sabendo essas medidas trabalhar nas afinações, que suponho serem de três vias, para aumentar a distância livre ao chão (pré carga e extensão) e depois trabalhar a nível da compressão para ganhar estabilidade.
Leva em conta que a mota transfere peso sempre que carregas com o peso dos problemas e bagagem.
Tendo uma boa base para começar, ou se não quiseres, partindo desde o setting de origem, podes ir explorando as capacidades da mota e das afinações que tens à tua disposição.
Leva em conta duas três constantes (que tu podes controlar) o circuito de testes deve sempre ser o mesmo, ter a mesma pressão a frio e os mesmos pneus.
Boa sorte!