Substituir capas das bielas

(10-11-2015 às 19:03)Johnny_1056 Escreveu:  Deixo-te um conselho, vai procurando uma cambota em bom estado; é provável que encontres algumas porque há muitos motores desses encostados por outro problema que as afecta.

Apesar da probabilidade do que dizes ser elevada, deixa lá o rapaz ter a avaliação por parte do mecânico!
Pode perfeitamente ser apenas uma folga inocente e estamos todos aqui a especular o pior feitos de tótós!  smile

Quanto à cambota, desde que não tenha fritado ou esteja toda mastigada, até poderá ser possível reparar.
Há quem rectifique e compense com uma capa de maior espessura. Já me falaram que há quem consegue fazer o trabalho sem a tirar do sitio.

Para este motor não será dificil arranjar uma cambota usada. Sobretudo porque é um motor partilhado com muitos modelos da marca. (FZ6's XJ6's, ...)
Ainda assim não acredito que seja barato.
Depois, o problema de substituir a cambota é que implica desarmar o motor. Não só é trabalhoso, como voltar a montar o motor com os mesmos rolamentos e retentores seria um bocado parvo. O que leva a que no final a factura fique acima do que seria apenas para resolver o problema.

Para não falar de que só um pack com todas as juntas para este motor é capaz de ser mais caro que o motor inteiro de um salvado.  disapointed

Mas vamos torcer para que a cambota esteja bem! thumbsup
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(10-11-2015 às 18:50)dfelix Escreveu:  
(09-11-2015 às 21:57)pedromt07 Escreveu:  ...dai ter dito que em algumas motas pode ser possível, nem sei, secalhar, é-me impossível saber as particularidades mecânicas de todas as motas produzidas

Ninguém sabe tudo de cor...
Mas ter cárter está longe de ser uma particularidade de apenas alguns motores!   tong

(09-11-2015 às 22:10)VMassa Escreveu:  Uma questão um pouco noob: não será possível, ao invés de ter que desmontar o topo do motor, retirar a cambota e assim aceder à capa que fica na biela?

Mas porque é que queres retirar o topo do motor?  disapointed
As capas de bielas são mexidas pelo fundo do motor! Nem precisa de sair do sítio. Basta uma tampa e uma junta! E duas horitas de mão-de-obra.

Já se a cambota estiver afectada (e esperemos que não) a intervenção fica mais complexa.
Aí para a retirar será necessário desarmar o motor todo! E aí o orçamento é capaz de subir para valores superiores ao que valem a tua moto.
Perante essa situação, é capaz de sair mais em conta procurar outro motor.

(09-11-2015 às 23:08)LoneRider Escreveu:  Ou a mota tem meio milhão de km no pelo, ou andou sem óleo no motor.

Já tive de substituir uma capa de biela derivado a um filtro de óleo baratucho que impedia o lubrificante chegar com a pressão certa.
E sei de casos cujos intervenientes provavelmente até conheces!

Aliás, depois de me acontecer apercebi-me que é mais comum do que se julga.
Normalmente pouca gente divulga com medo de não conseguir despachar depois a moto um dia mais tarde.
Todos sabemos que isto que o mundo é pequenino. Sobretudo desde que existe internet.

(10-11-2015 às 11:40)Rod Escreveu:  Bingo...andar de roda no ar, deslocação do óleo, com motor a puxar...

Contribui, mas não é por aí...
Há componentes nomeadamente a caixa e embraiagem lubrificados por "chapinhagem".
Mas as bielas fazem parte do circuito fechado de lubrificação que passa pelo interior da cambota.
Podes nesta foto ver o "furo" que irriga as capas:

[Imagem: s3motor06_zps50028790.jpg]

Neste caso a esfrega foi tão grande que cambota ficou gripada. (dá para ver pela cor)
E o problema não resultou da falta de lubrificante.

(10-11-2015 às 16:58)ClaXav Escreveu:  Isso não a fazia comer os bronzes, pelo contrário. Dava era para ter problemas na embraiagem.

Exacto!   thumbsup
Daí a necessidade dos lubrificantes para motos com embraiagem "convencional" terem de cumprir o JASO MA.
Para os carros isto é irrelevante. O que lhes permite carregar com força nos aditivos. (o mesmo acontece com as motos que levam JASO MB)

Obrigado Dfelix! thumbsup
Se puderes, explica-me apenas uma questão: como se retira e se volta a meter a capa que fica na parte da biela? Da parte de baixo é fácil, basta desaparafusar aquilo e substituir a capa blink Agora é possível substituir a capa de biela que está agarrada à própria biela sem ter que abrir o motor? Se sim, como se faz, uma vez que a cambota está lá "a atrapalhar"?

Obrigadíssimo! thumbsup

Suzuki SV1000S '04  cool
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Rodas a cambota e ficas com acesso à parte superior

[Imagem: SM4eYt9.png]
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Ou eu estou a ver mal no manual de serviço da R6, ou então o pessoal anda um pouco enganado sobre o que se pode aceder depois de remover o cárter.

Pelo manual, entre o cárter e a cambota está todo o mecanismo da bomba de óleo e depois disso uma placa que deixa passar o óleo entre o cárter e a zona da cambota. Logo não, não é possível fazer qualquer trabalho na cambota a não ser que se tenha umas mãos bem pequenas e umas ferramentas todas XPTO.

No mínimo dos mínimos, tem que se tirar a zona inferior da cambota, que contêm a bomba de óleo. Mas para isso, há que tirar na mesma a embraiagem, o estator e a corrente.
Agora, dependendo do mecânico, o mais simples seria de tirar o motor para fora e trabalhar numa bancada. E com o motor fora, também era uma boa altura para verificar folgas de pistões e outros problemas que não são tão fáceis de detectar quando o motor está selado.
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que corra pelo melhor, não esquecer que motas com carburador mandam rateres e certas pessoas com copinho a mais fazem destas figuras:

https://www.youtube.com/watch?v=BwvvzzvAtdk

quais sao depois os sintomas?

Load ""
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pires essa mota esta nova, nunca apanhou chuva nem nada, isso vale 5000 euros na boa pah lol lol
como o tkm disse, acho difícil fazer tudo vindo de baixo, mas como também ja disse pode ser possível, há uns bons truques que só mecânicos sabem, senão eramos todos mecânicos bigsmile
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(10-11-2015 às 21:58)tkm_[pt] Escreveu:  No mínimo dos mínimos, tem que se tirar a zona inferior da cambota, que contêm a bomba de óleo. Mas para isso, há que tirar na mesma a embraiagem, o estator e a corrente.

É suposto o cárter além de "reservatório" conter o mecanismo da bomba de óleo! (razão pela qual não faz sentido que ao sacar cavalos fique "seco")
E este ao descer deixar a descoberto.

Mas tens razão no que referes. thumbsup
O manual recomenda remover além do cárter, desarmar toda a parte inferior para deixar a descoberto toda a cambota.

[Imagem: r6carter_zpsrey1rhhm.png]

Dá mais espaço para trabalhar, sem sombra de dúvidas...
Realmente o cárter da R6 parece um balde! Ainda assim acredito que com jeitinho se consegue aceder lá.
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Suzuki SV1000S '04  cool
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Veríssimo....já tens valores?!

[Imagem: QKmafvp.png]
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(11-11-2015 às 16:25)carlos-kb Escreveu:  Veríssimo....já tens valores?!
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Queres tentar adivinhar? dead

Suzuki SV1000S '04  cool
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