Tens ABS na mota?
Tens que saber o que ela é capaz de fazer sem que este entre em acção.
Chama-se travagem progressiva.
Com a práctica vais aprendendo a travar sem o recurso ao ABS, travas melhor e és mais eficiente.
Não tentes sacar cavalos (por agora).
Tenta arrancar rápido sem que a roda descole do chão.
Convém saber a capacidade de aceleração da mota mantendo-a sempre estável.
Isto em reta, que as curvas já lá vamos....
Imagina uma reta, numa zona industrial, com a linha descontinua que separa as faixas de circulação.
Tenta fazer a reta a fazer zig zag, sem pisar nenhuma dessas linhas, primeiro utilizando a força no guiador e depois, quando deixe de ser divertido, aumentar a exigência e aclarar para levantar a mota e travar com o travão traseiro para a deitar.
Trava - acelera - trava - acelera! (atenção que é um modo avançado)
Um segredo.
Olhos bem abertos, postos mais a frente do que o chão que pisas.
Antecipar é o segredo de quase tudo.
Se caíres (é difícil) põe-te entre o chão e a mota.
A pele cresce, a pintura não!