[Primeira mota] 250cc

Grande rebaldaria....
Rivals pá, tu podes fazer isso e muito mais com a tua MT.
Mais, fazes coisas mais impressionantes a baixa velocidade que dentro de um circuito de velocidade.
Olha, não me apetece escrever....

I just don't run with the crowd!

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A questão não é a velocidade... Aliás, queria uma de baixa cilindrada. A questão é deitar-me nas curvas. Não o quero fazer na rua por respeito ao aslfato e aos outros. Mas depois, visto que a MT é a mota que uso diariamente, tenho receio de se cair estragar a pintura ao bicho...
Estás a falar do quê Lone? Coisas mais impressionantes a baixa velocidade?

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Existem exercícios que podes aprender a fazer que te dão confiança para conduzires a tua mota.
Procura Honda Instituto de Segurança no Google e faz um curso para iniciantes.
Depois, uma zona industrial deserta, vai praticando e apurando habilidades.
Tudo a velocidade reduzida e com a tua mota!
Curvar tem muito de velocidade, mas também de posicionamento na mota e de saber onde por os olhos.
Os teus medos são os iniciais, iguais aos de todos os que começam agora, com um inconveniente de que a mota já é algo pesadota.
Pouco a pouco!

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Tenho estado a testar a mota para me sentir mais a vontade. Isto não quer dizer conduzir à maluca, mas sim ter destreza e resposta para um imprevisto. Com "testar" quero dizer acelerar de repente (estive a tentar fazer cavalinhos) para lidar com travagens bruscas e acelerações um pouco forçadas e repentinas, zig-zags enquanto conduzo para ver até que ponto posso inclinar a mota sem ter problemas, e esse tipo de coisas.
Assim à primeira pesquisa "honda inscrição de segurança" não apareceu nada... Mas é como o curso de aprendizagem da honda? Porque estou a pensar fazer esse curso, com a MT

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Tens ABS na mota?

Tens que saber o que ela é capaz de fazer sem que este entre em acção.
Chama-se travagem progressiva.
Com a práctica vais aprendendo a travar sem o recurso ao ABS, travas melhor e és mais eficiente.

Não tentes sacar cavalos (por agora).
Tenta arrancar rápido sem que a roda descole do chão.
Convém saber a capacidade de aceleração da mota mantendo-a sempre estável.
Isto em reta, que as curvas já lá vamos....
Imagina uma reta, numa zona industrial, com a linha descontinua que separa as faixas de circulação.
Tenta fazer a reta a fazer zig zag, sem pisar nenhuma dessas linhas, primeiro utilizando a força no guiador e depois, quando deixe de ser divertido, aumentar a exigência e aclarar para levantar a mota e travar com o travão traseiro para a deitar.
Trava - acelera - trava - acelera! (atenção que é um modo avançado)

Um segredo.
Olhos bem abertos, postos mais a frente do que o chão que pisas.
Antecipar é o segredo de quase tudo.

Se caíres (é difícil) põe-te entre o chão e a mota.
A pele cresce, a pintura não! blink

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(28-06-2017 às 22:16)Rivalss Escreveu:  Tenho estado a testar a mota para me sentir mais a vontade. Isto não quer dizer conduzir à maluca, mas sim ter destreza e resposta para um imprevisto. Com "testar" quero dizer acelerar de repente (estive a tentar fazer cavalinhos) para lidar com travagens bruscas e acelerações um pouco forçadas e repentinas, zig-zags enquanto conduzo para ver até que ponto posso inclinar a mota sem ter problemas, e esse tipo de coisas.
Assim à primeira pesquisa "honda inscrição de segurança" não apareceu nada... Mas é como o curso de aprendizagem da honda? Porque estou a pensar fazer esse curso, com a MT

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Boas,

Nao me identifico de todo com essa maneira de pensar, menos ainda compreendo, mas cumpre-me respeitar o teu ponto de vista.

E ate porque a experiência de pista, nao e de modo algum de menosprezar.

Mas acho que o que falta... sao simplesmente km!

Sem complicar, no dia em que tivesses a disponibilidade de tirar o dia para ir 'para pista', porque nao vais tomar o pequeno almoço a 200km de casa? E porque nao regressas pelo caminho mais longo?


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Sim, tem ABS.

Agora tenho tentado travar com o de trás. Sinceramente acho que só activei o ABS duas vezes, porque se travessaram à minha frente. Normalmente vou travando.

Concordo com o não sacar cavalinhos, até porque me ia espalhando logo na primeira tentativa... Consegui fazer mas a mota subiu mais do que estava à espera... O que até foi bom porque fiquei a conhecer o "extremo" (pouco mais de meio gás). Mas se souber lidar com esse extremo, devo conseguir lidar com qualquer situação do dia-a-dia, certo?

Sim, posso tentar acelerar controlando a roda da frente... Vou tentar isso amanhã nos semáforos se o piso estiver bom.

Em relação às curvas, tenho feito bastante isso, e tenho feito até zig-zags entre as marcas no chão (sem passar por cima nem me matar). O que queres dizer com força no guiador? O que tenho feito é empurrar o guiador para o lado que quero virar para inclinar a mota.
Aclarar para levantar? Travar com o travão traseiro para a deitar? Para mim é chinês ainda...

Concordo com o antecipar. Um conselho que que vi muitas vezes é o de olhar para além da curva, e para onde se quer ir.

Espero que não seja preciso...

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Boas Vindaloo. Não te identificas com o "testar cenários extremos"? Eu sou bastante apologista do "se quero levantar 50kgs, vou-me focar em treinar com 60kg". Torna tudo muito mais fácil porque já estou preparado para o pior cenário.
Sim, compreendo percebo o que dizes... Afinal de contas tenho 3100kms de mota

Ainda no outro dia fiz 200kms para ir comer leitão assado. Mas depois é a tal coisa, eramos 3 e fomos em modo passeio, devagar, mas gosto de me deitar nas curvas, ao mesmo tempo, tenho receio de o fazer na estrada. Andar com a mota sempre direita faz-me doer o rabo e as costas ahha
Mas gosto de dar uma volta maior de mota claro e eu algo que tenho feito sempre que posso

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(28-06-2017 às 22:53)Rivalss Escreveu:  Boas Vindaloo. Não te identificas com o "testar cenários extremos"? Eu sou bastante apologista do "se quero levantar 50kgs, vou-me focar em treinar com 60kg". Torna tudo muito mais fácil porque já estou preparado para o pior cenário.
Sim, compreendo percebo o que dizes... Afinal de contas tenho 3100kms de mota

Identifico perfeitamente. Mas nao acho o exemplo que das, comparável com pegares numa mota e ir para pista deitar 'mais'.

Andar de mota e um pouco mais complexo que levantares peso. Neste ultimo, ou consegues levantar... ou nao consegues. A posicao em que o levantas e basica desde que te expliquem em 2 minutos.

Eu penso que para se andar em pista, tem de se ter alguma pratica corrente com os básicos de andar de mota.

So tendo a pratica e conhecendo bem a tua maquina, consegues apalpar perto dos limites e ter a sensibilidade para os entender. E dai explorar. E evoluir.

Utilizo o proverbial: nao comecar a casa pelo telhado.

Mas isso nao quer dizer que eu esteja certo e tu errado, e apenas o meu ponto de vista.


(28-06-2017 às 22:53)Rivalss Escreveu:  Ainda no outro dia fiz 200kms para ir comer leitão assado. Mas depois é a tal coisa, eramos 3 e fomos em modo passeio, devagar, mas gosto de me deitar nas curvas, ao mesmo tempo, tenho receio de o fazer na estrada. Andar com a mota sempre direita faz-me doer o rabo e as costas ahha
Mas gosto de dar uma volta maior de mota claro e eu algo que tenho feito sempre que posso

Nao sei ao que te referes de 'andar sempre com a mota direita'

Nem faço puto de ideia do que seja isso... devil

Agora a serio... a estrada tambem tem alcatrao, tambem tem curvas, tambem oferece possibilidade de usufruíres da tua mota praticamente em pleno...


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(28-06-2017 às 22:45)Rivalss Escreveu:  Aclarar para levantar? Travar com o travão traseiro para a deitar? Para mim é chinês ainda...

O Lone esta-te a querer treinar para fazeres uma aproximacao a curva dos 200 para os 60... devil

Em curva nao se deve travar. Ponto.

Mas as vezes entras com velocidade a mais, e e preciso. Cada vez que acontece, convem nao cair nem sair fora da estrada. Alem disso, ha curvas que se mexem sozinhas.

O travao da frente tem tendencia a endireitar a mota, e consequentemente a alargar trajectoria.

O travao de tras, tem tendencia a permitir a inclinacao que quiseres, e consequentemente a fechar trajectoria.

Com a mota inclinada, acelerar tem tendencia a endireitar a mota.

Em resumo, e nao consensualmente mas a minha ideia e: travas a direito com o travao de tras e da frente, se vires que fizeste merda e nao travaste o suficiente alivias a frente e apontas a mota para dentro corrigindo so com travao de tras, a meio aceleras e a mota endireita praticamente sozinha suavemente.

Ou seja.. sais em beleza duma situacao enrascada a entrada. E o que se quer durante muitos e bons km! nice

(28-06-2017 às 22:45)Rivalss Escreveu:  Um conselho que que vi muitas vezes é o de olhar para além da curva, e para onde se quer ir.

Espero que não seja preciso...

E preciso sempre!! Olhar para a frente ajuda em trajectórias de curvas encadeadas e acima de tudo a sair delas!


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