MotoCross, Enduro ou Dual Purpose?
#1

Boas! Eu tenho uma questão.. eu vou fazer 18 anos em Março e em principio vou tirar a carta de moto (A2)! Felizmente já sei o tipo de moto que quero, estava a pensar numa Dirt Bike, mas dentro do estilo tem várias.. as MotoCross, as Enduro e as Dual purpose.. que pelo que vi as Dual servem para estrada e para Off Road, mas consequentemente têm o tanque mais pequeno e não são tão rápidas , eu vou andar principalmente na estrada, mas também queria uma moto que se desse bem em todos os meios, tanto em estrada, como em terra, mas nunca percebi porque é que as Enduro e as Cross nunca são vendidas com Matrícula.. a minha pergunta é : As MotoCross e as Enduro iam-se dar bem na estrada ou são só para andar em matos e essas coisas? E qual é a diferenca entre as duas e as Dual Purpose? Desculpem a minha ignorância, sou um noob no ramo das motos :/ Obrigado a todos!  smile
Responder
#2

Dentro das motos de off-road, normalmente tens:

As MX (motocross): são puros "tractores" que dispensam qualquer tipo de mordomia. O seu habitat natural é o pó, lama, terra e pedra, normalmente previligiando a força e entrega bruta, em detrimento de prestações dinâmicas elevadas (velocidade). Tal qual "cabra de mato", como também são conhecidas, gostam é de andar aos saltos.
Não podem na sua generalidade, andar na estrada ou em via pública, pelo que a sua utilização se restringe ao monte e aos recintos desportivos, sendo o seu transporte feito para os locais de acção, normalmente em reboques.

[Imagem: 450-SX-F-Factory-Edition-90.jpg]

As Enduro: são motos de off-road, derivadas de MX, mas que tem especificações e afinações mais brandas, que as tornam mais aptas a trilhos, sendo a opção para tiradas e raides de off-road.
A maioria pode circular em estrada, pois são homologadas, têm farois, matrícula, piscas, descanso, etc...
Algumas provas de Enduro realizam-se de noite, pelo que a existência de farois também é essencial.
São a melhor escolha para quem goste de andar no "mato" e ao mesmo tempo queira ou tenha de se deslocar nelas, em plena via pública.

[Imagem: 25552.jpeg]

Trial: São motos concebidas e específicas para a modalidade com o mesmo nome, que é trepar e transpôr obstáculos praticamente intransponíveis, num percurso definido. Não possuem sequer possibilidade de serem conduzidas que não de pé e em recintos desportivos (indoor ou outdoor), pois o seu assento é inexistente.

[Imagem: ggtxtpro01_20111.jpg]

Supermotard: É uma variante das motos de enduro, adaptadas a estrada ou pista, e com pneus "de piso" (sem serem de taco) e jantes de dimensões menores. Podem ser usadas na via pública, e surgiram das chamadas corridas de "dirty track" ou "drift races".
Ao contrário das MX e Enduro, previligiam também as prestações e velocidade, em detrimento de apenas a entrega de binário.

[Imagem: HusqvarnaSM510R07.jpg]

Quanto ao Dual Porpose, não entendo o que queres dizer.... mas acredito que te refiras as estas últimas, as supermotard.

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#3

Obrigado pela resposta informativa, agora já percebi as diferenças, acho que uma Enduro ia ser a mais adequada.. nenhuma delas pode andar em Auto-estradas certo?
Responder
#4

(11-02-2016 às 16:08)ChicoMPM Escreveu:  nenhuma delas pode andar em Auto-estradas certo?

As de Enduro e as Supermotard, desde que tenham mais de 50cc e estejam homologadas para via pública (com matrícula, farois, espelhos, etc.), podem andar em auto-estrada.

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#5

andar com pneus cardados em autoestrada, deve ser meio estranho, alem os "pitons" devem derreter em pouco tempo!

Load ""
Responder
#6

Porreiro, é como nunca vi nenhuma moto desse tipo a circular numa auto-estrada.. pensei que não podiam eheh, uma última pergunta, sou 1 tipo grande, tenho 1,93 de altura e 93-95 kilos, aconselha-me algum modelo? Eu gosto daquelas grandonas, mas secalhar as 250cc são todos de tamanho médio? Desculpe as perguntas estúpidas bigsmile
Responder
#7

(11-02-2016 às 16:18)7pires Escreveu:  andar com pneus cardados em autoestrada, deve ser meio estranho, alem os "pitons" devem derreter em pouco tempo!

Pois.. não tinha pensado nisso
Responder
#8

Tens ainda uma outra categoria que também se podem englobar nas motos de on/off-road, que são as Maxi-Trails.

As maxi-trail, inicialmente surgiram e derivaram de motos de enduro, sendo adaptadas para maratonas maiores e com motores maiores. Basicamente desenvolveram-se e evoluiram nos grandes rally-raids como o Dakar, rally de Marrocos ou Tunísia. Usavam a concepção das motos de enduro, mas adaptando protecção aerodinâmica, motores mais "redondos", depósitos de maior autonomia, etc.
Entretanto os motores foram "crescendo" em tamanho e nº de cilindros, e as maxi-trails actuais (tirando raras excepções) não são mais do que grandes e confortáveis motos de turismo, que podem fazer uma "perninha" num estradão de terra batida, mas não muito mais que isso. Estas motos, no fundo, são o equivalente actual aos SUV, nos carros!

[Imagem: 2013-bwm-f-800-gs_1600x0w.jpg]

(11-02-2016 às 16:19)ChicoMPM Escreveu:  Porreiro, é como nunca vi nenhuma moto desse tipo a circular numa auto-estrada.. pensei que não podiam eheh, uma última pergunta, sou 1 tipo grande, tenho 1,93 de altura e 93-95 kilos, aconselha-me algum modelo? Eu gosto daquelas grandonas, mas secalhar as 250cc são todos de tamanho médio? Desculpe as perguntas estúpidas bigsmile

Não sou adepto das motos de "mato". Já conduzi algumas, mas não posso dizer que seja um estilo que me seduza.
Depois convém discernires para o que queres mesmo a moto. É que há ainda umas quantas motos destas com motores a 2 tempos, que são puros portentos de força, mas que apenas e só são específicas para uma utilização lúdica / desportiva.

Se queres um utilização mais "polivalente", o ideal será algo na casa das 4 tempos e com motor de média cilindrada (400cc), por exemplo.
Tens o lonerider, que recentemente comprou uma Honda CRF250. Ele melhor que ninguém te pode elucidar quanto ás capacidades de uma 250.

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#9

1,93m
o compatriota surfista prateado tem esta altura, ja se sentou na dax125 e coube la bem! bigsmile bigsmile

Load ""
Responder
#10

Eu ia utilizar a moto mais para "brincar" porque de momento não trabalho, por isso não me ia deslocar muito, e de vez em quando fazer uns 30 km para ir ver umas amigas ao Porto ou ir dar 1 passeio sem ter de pedir boleia a alguém.. e eventualmente no verão usar a motita para ir á praia dar uns mergulhos, a honda que me indicou é uma boa opção, já tinha visto, e deve ser baratita se for paga por prestações. Por enquanto acho que uma Enduro ia ser uma boa opção, nunca fui muito de street bikes... nunca fui 1 adepto de grandes velocidade smile
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)