Manutenção/lavagem/lubrificação de correntes
#1

Boas precisava de uma ajuda!

Como se faz? De quantos em quantos km? O que se usa para limpar? O que se usa para lubrificar?

tong

O maçarico  shy
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#2

Queres que te responda mesmo!?

Ora bem....

Postura catedratica mode on!

Primeiro tens que saber que corrente tens!
As mais frequente nas motos de estrada são as correntes de O-Ring e o seu intervalo de manutenção são a cada 500km's, cada vez que lavas a moto e sempre que necessario. Este sempre que necessario, refere-se ao factor de uso intensivo em dias de chuva ou em circunstancias excepcionais como a existencia de muito pó ou lama nos trajectos habituais ou no tipo de utilização que lhe dás!

A corrente deve ser lubrificada quando está quente e com a roda parada (sem mudança engrenada). A temperatura da corrente permite ao lubrificante diluir-se um pouco mais e penetrar melhor entre os elos da corrente.

Eu limpo a corrente e todo o sistema secundario de transmissão, sempre que mudo de pneu lá atras. Utilizo gasoleo porque dilue com facilidade a nha nha agarrada ao sistema e mantem "um nivel de gordura minimos" para evitar que exista problemas com "securas".

Para mais informações, por favor insert coin!

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#3

Obrigado bigsmile

E para lubrificar ? tong

O maçarico  shy
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#4

Compra um bom lubrificante de corrente metes a mota no descanso central rodas a roda e vais borrifando spray
Se não tiveres descanco central como eu, equilibras a mota no descanso lateral e pedes a alguém para rodar a roda e meter lub
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#5

Ou então faz como eu, mete o macaco do carro por baixo da mota (Tem que ser num apoio solido) e levanta até puderes rodar a roda de trás.
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#6

Ou muito mais simples, eficaz e seguro: um cavalete (para o pneu traseiro, que também existe cavalete para o pneu dianteiro)
[Imagem: Cavalete-para-Suspensao-Traseira-Univers...7000-1.JPG]

Exemplo:
[Imagem: 50o29v.jpg]

Não são muito caros. Uns vão de 20 euros aos 60 euros. Compras em qualquer concessionário ou loja de venda de acessórios para motas.
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#7

(04-04-2015 às 22:57)LoneRider Escreveu:  Eu limpo a corrente e todo o sistema secundario de transmissão, sempre que mudo de pneu lá atras. Utilizo gasoleo porque dilue com facilidade a nha nha agarrada ao sistema e mantem "um nivel de gordura minimos" para evitar que exista problemas com "securas".

Não tenho a certeza sobre o gasóleo, mas a gasolina não é recomendada para limpar a corrente pois danifica os O-Rings.
O que recomendam para limpar é Parafina (Querosene). No entanto, convém escolher bem a Parafina. Uma vez comprei uma da Redex e aquilo de parafina não tinha nada. Cheirava a um produto baseado em Alcool ao contrário da Parafina normal que cheira mais a produtos baseados em petróleo.

De resto é só seguir o guia (a limpeza começa aos 4:27):
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#8

(05-04-2015 às 20:37)tkm_[pt] Escreveu:  
(04-04-2015 às 22:57)LoneRider Escreveu:  Eu limpo a corrente e todo o sistema secundario de transmissão, sempre que mudo de pneu lá atras. Utilizo gasoleo porque dilue com facilidade a nha nha agarrada ao sistema e mantem "um nivel de gordura minimos" para evitar que exista problemas com "securas".

Não tenho a certeza sobre o gasóleo, mas a gasolina não é recomendada para limpar a corrente pois danifica os O-Rings.
O que recomendam para limpar é Parafina (Querosene). No entanto, convém escolher bem a Parafina. Uma vez comprei uma da Redex e aquilo de parafina não tinha nada. Cheirava a um produto baseado em Alcool ao contrário da Parafina normal que cheira mais a produtos baseados em petróleo.

De resto é só seguir o guia (a limpeza começa aos 4:27):

O gasoleo não evapora como a gasolina, nao deixando o o ring seco e ha mercê dos efietos abrasivos.
Por Outro lado o gasoleo é sensivelmente maia gorduroso que a gasolina.

I just don't run with the crowd!

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#9

Boas.

Encontrei e comprei este sistema para levantar a roda traseira e fazer a limpeza/lubrificação da corrente.

Tem a vantagem de ser fácil de transportar, de tão pequeno que é. Óptimo para viagens.

Em conta e de fabrico nacional.

https://www.youtube.com/watch?v=VHT3Tnp_zoY
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#10

No need , eu sou do gheto arranjei maneira de levantar a roda de trás , rodar e meter o spray sozinho blink

O maçarico  shy
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