04-04-2015 às 20:18
04-04-2015 às 22:57
Queres que te responda mesmo!?
Ora bem....
Postura catedratica mode on!
Primeiro tens que saber que corrente tens!
As mais frequente nas motos de estrada são as correntes de O-Ring e o seu intervalo de manutenção são a cada 500km's, cada vez que lavas a moto e sempre que necessario. Este sempre que necessario, refere-se ao factor de uso intensivo em dias de chuva ou em circunstancias excepcionais como a existencia de muito pó ou lama nos trajectos habituais ou no tipo de utilização que lhe dás!
A corrente deve ser lubrificada quando está quente e com a roda parada (sem mudança engrenada). A temperatura da corrente permite ao lubrificante diluir-se um pouco mais e penetrar melhor entre os elos da corrente.
Eu limpo a corrente e todo o sistema secundario de transmissão, sempre que mudo de pneu lá atras. Utilizo gasoleo porque dilue com facilidade a nha nha agarrada ao sistema e mantem "um nivel de gordura minimos" para evitar que exista problemas com "securas".
Para mais informações, por favor insert coin!
Ora bem....
Postura catedratica mode on!
Primeiro tens que saber que corrente tens!
As mais frequente nas motos de estrada são as correntes de O-Ring e o seu intervalo de manutenção são a cada 500km's, cada vez que lavas a moto e sempre que necessario. Este sempre que necessario, refere-se ao factor de uso intensivo em dias de chuva ou em circunstancias excepcionais como a existencia de muito pó ou lama nos trajectos habituais ou no tipo de utilização que lhe dás!
A corrente deve ser lubrificada quando está quente e com a roda parada (sem mudança engrenada). A temperatura da corrente permite ao lubrificante diluir-se um pouco mais e penetrar melhor entre os elos da corrente.
Eu limpo a corrente e todo o sistema secundario de transmissão, sempre que mudo de pneu lá atras. Utilizo gasoleo porque dilue com facilidade a nha nha agarrada ao sistema e mantem "um nivel de gordura minimos" para evitar que exista problemas com "securas".
Para mais informações, por favor insert coin!
05-04-2015 às 12:45
Obrigado 
E para lubrificar ?

E para lubrificar ?

Bad Attitude
05-04-2015 às 16:46
Compra um bom lubrificante de corrente metes a mota no descanso central rodas a roda e vais borrifando spray
Se não tiveres descanco central como eu, equilibras a mota no descanso lateral e pedes a alguém para rodar a roda e meter lub
Se não tiveres descanco central como eu, equilibras a mota no descanso lateral e pedes a alguém para rodar a roda e meter lub
05-04-2015 às 17:29
Ou então faz como eu, mete o macaco do carro por baixo da mota (Tem que ser num apoio solido) e levanta até puderes rodar a roda de trás.
Lusitanian
05-04-2015 às 19:42
Ou muito mais simples, eficaz e seguro: um cavalete (para o pneu traseiro, que também existe cavalete para o pneu dianteiro)
![[Imagem: Cavalete-para-Suspensao-Traseira-Univers...7000-1.JPG]](http://www.lojadomecanico.com.br/imagens/48/635/70176/Cavalete-para-Suspensao-Traseira-Univers-celfer-27000-1.JPG)
Exemplo:
![[Imagem: 50o29v.jpg]](http://i45.tinypic.com/50o29v.jpg)
Não são muito caros. Uns vão de 20 euros aos 60 euros. Compras em qualquer concessionário ou loja de venda de acessórios para motas.
Exemplo:
![[Imagem: 50o29v.jpg]](http://i45.tinypic.com/50o29v.jpg)
Não são muito caros. Uns vão de 20 euros aos 60 euros. Compras em qualquer concessionário ou loja de venda de acessórios para motas.
tkm_[pt]
05-04-2015 às 20:37
(04-04-2015 às 22:57)LoneRider Escreveu: [ -> ]Eu limpo a corrente e todo o sistema secundario de transmissão, sempre que mudo de pneu lá atras. Utilizo gasoleo porque dilue com facilidade a nha nha agarrada ao sistema e mantem "um nivel de gordura minimos" para evitar que exista problemas com "securas".
Não tenho a certeza sobre o gasóleo, mas a gasolina não é recomendada para limpar a corrente pois danifica os O-Rings.
O que recomendam para limpar é Parafina (Querosene). No entanto, convém escolher bem a Parafina. Uma vez comprei uma da Redex e aquilo de parafina não tinha nada. Cheirava a um produto baseado em Alcool ao contrário da Parafina normal que cheira mais a produtos baseados em petróleo.
De resto é só seguir o guia (a limpeza começa aos 4:27):
25-04-2015 às 23:11
(05-04-2015 às 20:37)tkm_[pt] Escreveu: [ -> ](04-04-2015 às 22:57)LoneRider Escreveu: [ -> ]Eu limpo a corrente e todo o sistema secundario de transmissão, sempre que mudo de pneu lá atras. Utilizo gasoleo porque dilue com facilidade a nha nha agarrada ao sistema e mantem "um nivel de gordura minimos" para evitar que exista problemas com "securas".
Não tenho a certeza sobre o gasóleo, mas a gasolina não é recomendada para limpar a corrente pois danifica os O-Rings.
O que recomendam para limpar é Parafina (Querosene). No entanto, convém escolher bem a Parafina. Uma vez comprei uma da Redex e aquilo de parafina não tinha nada. Cheirava a um produto baseado em Alcool ao contrário da Parafina normal que cheira mais a produtos baseados em petróleo.
De resto é só seguir o guia (a limpeza começa aos 4:27):
O gasoleo não evapora como a gasolina, nao deixando o o ring seco e ha mercê dos efietos abrasivos.
Por Outro lado o gasoleo é sensivelmente maia gorduroso que a gasolina.
7even
29-07-2015 às 20:32
Boas.
Encontrei e comprei este sistema para levantar a roda traseira e fazer a limpeza/lubrificação da corrente.
Tem a vantagem de ser fácil de transportar, de tão pequeno que é. Óptimo para viagens.
Em conta e de fabrico nacional.
https://www.youtube.com/watch?v=VHT3Tnp_zoY
Encontrei e comprei este sistema para levantar a roda traseira e fazer a limpeza/lubrificação da corrente.
Tem a vantagem de ser fácil de transportar, de tão pequeno que é. Óptimo para viagens.
Em conta e de fabrico nacional.
https://www.youtube.com/watch?v=VHT3Tnp_zoY
29-07-2015 às 20:58
No need , eu sou do gheto arranjei maneira de levantar a roda de trás , rodar e meter o spray sozinho