Manutenção de inverno - CBF600SA
#41

(20-12-2019 às 17:02)nelsonajm Escreveu:  Camarada...

Queres colocar os colectores de escape da tua moto impecáveis, quase sem esforço nenhum.... então usa isto...

[Imagem: HvNyY5n.png]

Isola tudo muito bem para não deixares tocar em mais nada... usa uma trincha ou uma escova de dentes para o efeito...

Posteriormente, se queres o "mirror finish"... então mentaliza-te que vais ter de dar ao braço com fartura, e o produto de limpeza de tachos da silampos funciona muito bem.

Para a pintura... se tiver verniz... estás safo.... é só polir, e não é preciso grandes produtos para este efeito... embora eu recomende que passes pelo site da carcareeurope e fala com eles, que eles ajudam-te, ou vais à loja da Tom Details... os preços são os mesmos, e sempre é uma loja física.

Quanto aos plásticos pretos, que não são pintados, a WURTH tem um produto do cacete... que é muito bom... não é barato... mas depois podes usar no carro, na trotinete, etc.... que é uma tinta à base de água que se aplica com um esponja normal e que fica com o aspecto stock, não sei o nome, mas mais logo, tiro uma foto e coloco aqui.

mas para começar.... dar uma bela lavagem na mota... do tipo, desmontares tudo e lavares como deve ser.
Nelson depois mete aí o nome desse produto. Ando à procura dum desses bom.

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V
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#42

Já ouvi algumas teorias quanto a este "wc pato".

Já usei uma vez...mas os colectores ganharam, depois do produto e de sujidade em cima, uma coloração que não tinham antes e com algumas machas...

Não sei se será uma solução 100% ou só para dar um refresh...o que é certo é que deixei de usar...
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#43

As minhas motas são lavadas um par de vezes por ano, regra geral quando fazem manutenção, porque o mecânico faz questão disso e aplica-lhes para lá uns produtos mágicos que elas saem de lá que parecem novas... Quando quiser vender alguma tenho de lá passar primeiro... lol E assim se aguentam durante uns dias, até voltarem ao seu aspeto normal e desmaquilhado, com direito a coletores de barro. Não é por isso que considero que são maltratadas.

Nada contra quem tem estes cuidados com a parte estética das motas. Temos bons exemplos aqui no fórum de malta que consegue ter as motas impecáveis! De qualquer forma para quem não tem disponibilidade, tempo, dinheiro ou simplesmente paciência para isso como eu, há aspetos mais importantes a salvaguardar.

Depois bota aí fotos do resultado final! V
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#44

Velasquez, o truque está em nunca deixar secar o produto, inclusivamente a melhor forma nem é usar trincha ou escova de dentes, é sim calçar uma boa luva de borracha e ir massajando os colectores, sem nunca o produto secar... durante alguns minutos... uns 15 minutos... depois passar por muita água esfregando-os da mesma forma até retirar todo o produto... se ficarem com algumas manchas, é porque os colectores já estavam manchados...

eu cheguei a usar na BMW R850R que tive, embora, apesar do trabalho que dá... prefiro o método tradicional de polir os colectores manualmente.
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#45

(20-12-2019 às 19:55)nelsonajm Escreveu:  Velasquez, o truque está em nunca deixar secar o produto, inclusivamente a melhor forma nem é usar trincha ou escova de dentes, é sim calçar uma boa luva de borracha e ir massajando os colectores, sem nunca o produto secar... durante alguns minutos... uns 15 minutos... depois passar por muita água esfregando-os da mesma forma até retirar todo o produto... se ficarem com algumas manchas, é porque os colectores já estavam manchados...

eu cheguei a usar na BMW R850R que tive, embora, apesar do trabalho que dá... prefiro o método tradicional de polir os colectores manualmente.

Vou ganhar-me de coragem e usar aquilo mais uma vez...mas antes falo contigo para fazer a coisinha como deve de ser blink bigsmile thumbsup

Velasquez87
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#46

Não é preciso muito tempo ou dinheiro para manter as motas impec.
Eu na 07 era wd40, cera de abelha e lavagens com champô de carro quando calhava.
Foi tão eficaz que quando saiu das minhas mãos lhe davam menos 47.000kms

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V
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#47

Vocês tinham razão.
Tirei a capa do depósito e técnicamente o deposito e preto mas estava castanho, nem se via aquela borracha no depósito que nem sei o nome.
Depois de passar água e um pano de microfibras perdeu o lodo castanho.
Mas tenho mazelas das costuras da capa.
Isto vai lá com massa fina de polir? [Imagem: y2SCXUw.jpg]
[Imagem: MitSQz3.jpg]

CBF600SA
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[Imagem: hmcSPs3.jpg]
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#48

Carlos deixa aí o produto da wurth para os plásticos.

CBF600SA
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[Imagem: hmcSPs3.jpg]
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#49

Já ouvi falar que o harpic destrói as ligas dos coletores e vai perdendo a resistência dos coletores por causa de um ácido que tem.
É cada vez que se limpa da próxima está pior.
Eu gostava de arranjar um produto mesmo indicado para os coletores mas ainda não encontrei

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[Imagem: hmcSPs3.jpg]
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#50

(20-12-2019 às 19:51)marco.clara Escreveu:  As minhas motas são lavadas um par de vezes por ano, regra geral quando fazem manutenção, porque o mecânico faz questão disso e aplica-lhes para lá uns produtos mágicos que elas saem de lá que parecem novas... Quando quiser vender alguma tenho de lá passar primeiro... lol E assim se aguentam durante uns dias, até voltarem ao seu aspeto normal e desmaquilhado, com direito a coletores de barro. Não é por isso que considero que são maltratadas.

Nada contra quem tem estes cuidados com a parte estética das motas. Temos bons exemplos aqui no fórum de malta que consegue ter as motas impecáveis! De qualquer forma para quem não tem disponibilidade, tempo, dinheiro ou simplesmente paciência para isso como eu, há aspetos mais importantes a salvaguardar.

Depois bota aí fotos do resultado final! V

Somos dois Marco! Visto que temos que reduzir o consumo de água, a minha Mota é lavada quase todos os dias à chuva. Se o Homem dos doces visse os meus colectores até chorava
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