(28-12-2018 às 11:09)dmanteigas Escreveu: A Apple é uma das empresas que mais vende "paixão" pelo produto, criando uma forte legião de fãs que compra não pelas caracteristicas mas pela marca em si e tem os produtos fabricados na China.
Não deixam de se diferenciar por características próprias que alimentam essa mesma paixão a ponto de definir as tendências de mercado.
Podem ser fabricados na China. Mas não transmitem ao cliente a sensação de que foram comprados na loja do chinês.
Antes pelo contrário.
Racionalmente podemos assumir que há huaweis, lenovos e outras marcas com uma oferta mais do que adequada á esmagadora maioria dos consumidores de tecnologia.
Racionalmente também podemos assumir que a NC750X é a moto mais adequada á esmagadora maioria dos motociclistas.
(28-12-2018 às 11:09)dmanteigas Escreveu: A KTM mudar a produção para a China não quer dizer de modo algum que a qualidade vai diminuir, isso é uma visão obtusa da situação.
O que respondi ao nelson era relativo à questão da paixão gerar lucro.
A questão da qualidade melhorar ou piorar de acordo com o local em que é produzido.... é algo muito relativo.
Há exemplos em que a deslocação da produção para oriente aumentou a qualidade do produto.
O primeiro exemplo que me ocorre é a Triumph, que deu um salto qualitativo desde que passou a produzir na Tailândia.
Há exemplos em que a deslocação da produção para oriente piorou a qualidade do produto.
O primeiro exemplo que me ocorre é a HD e as tenebrosas Street 750 feitas na India.
Considerando que a HD também não é propriamente exemplo, o segundo que me ocorre é a Piaggio.
Depois muitos exemplos em que não se trata bem de uma deslocação da produção, mas parcerias que permitiram fabricar produtos que nem sequer existiam nos catálogos das marcas.
E neste caso, tratanto-de de produtos novos nem temos propriamente uma referência que permita identificar se são melhores ou piores.
(28-12-2018 às 11:09)dmanteigas Escreveu: Aliás, o único motivo pelo qual todas as construtoras europeias neste momento não fabricam noutro local que não a Europa é porque no final das contas financeira compensa continuar a fabricar na europa.
Deixa lá ver se percebi...
Ao longo dos últimos 20 anos que o ocidente assiste à deslocação esmagadora da industria para ocidente...
.. e no final das contas financeira compensa continuar a fabricar na europa?
Tens noção que há construtores europeus que nem sequer produzem na europa, certo?
(28-12-2018 às 11:09)dmanteigas Escreveu: ...pois à semelhança do Liquid Fire há muita malta que o facto de a mota ser "made in europe" pesa muito na decisão de compra, e provavelmente a deslocalização afetaria as vendas do produto... mesmo que o made in europe seja na realidade um "assembled in europe" com mais de 50% das peças a virem da China, India, ou outro país qualquer.
E voltamos à questão da paixão gerar lucro.
Aposto que se consultares o catálogo da Grohe, vais encontrar bidés desenhados com paixão.