Mensagens: 1,172
Tópicos: 54
Registado: 11/2014
Mota: Yamaha FZ6 Localização: Algarve
(04-02-2015 às 12:03)carlos-kb Escreveu: (04-02-2015 às 11:53)Almareado Escreveu: Então assim, talvez eu também não deva desligar no botão já depois de a moto estar desligada...
Qual a razão de o fazeres, se a moto já está desligada? Fazes o switch OFF do switch OFF?!
Não sei, por uma questão de segurança... i guess.
Então mas e no caso da Yamaha M-07 e MT-09 em que o botão da ignição é o mesmo que o corta corrente?
Não vai dar origem a que o pessoal se meta a desligar a moto com o corta corrente?
Mensagens: 13,482
Tópicos: 237
Registado: 11/2014
Localização: Lisboa
(04-02-2015 às 12:30)Almareado Escreveu: (04-02-2015 às 12:03)carlos-kb Escreveu: (04-02-2015 às 11:53)Almareado Escreveu: Então assim, talvez eu também não deva desligar no botão já depois de a moto estar desligada...
Qual a razão de o fazeres, se a moto já está desligada? Fazes o switch OFF do switch OFF?!
Não sei, por uma questão de segurança... i guess.
E tem tanto sentido fazê-lo, como em tua casa desligares um interruptor de iluminação e depois ires desligar, por "questão de segurança", o disjuntor respectivo no quadro de electricidade.
(04-02-2015 às 12:30)Almareado Escreveu: Então mas e no caso da Yamaha M-07 e MT-09 em que o botão da ignição é o mesmo que o corta corrente?
Não vai dar origem a que o pessoal se meta a desligar a moto com o corta corrente?
Aquilo funciona em posições alternadas! Para estar numa, não pode estar noutra. E depois para fazer o starter é por efeito de "mola".
Não impede de todo que se desligue na chave e se deixe o botão sempre na posição ON.
Mensagens: 1,172
Tópicos: 54
Registado: 11/2014
Mota: Yamaha FZ6 Localização: Algarve
(04-02-2015 às 12:58)carlos-kb Escreveu: E tem tanto sentido fazê-lo, como em tua casa desligares um interruptor de iluminação e depois ires desligar, por "questão de segurança", o disjuntor respectivo no quadro de electricidade.
(04-02-2015 às 12:30)Almareado Escreveu: Então mas e no caso da Yamaha M-07 e MT-09 em que o botão da ignição é o mesmo que o corta corrente?
Não vai dar origem a que o pessoal se meta a desligar a moto com o corta corrente?
Aquilo funciona em posições alternadas! Para estar numa, não pode estar noutra. E depois para fazer o starter é por efeito de "mola".
Não impede de todo que se desligue na chave e se deixe o botão sempre na posição ON.
Pois, eu compreendo. Só não desligo o disjuntor em casa porque me desligaria o frigorífico e o termo-acumulador. Porque de resto, podia desligar tudo mesmo.
O que eu digo nas MT´s é que o pessoal terá certamente tendência para desligar a moto no botão, visto que é o mesmo botão que usam para metê-la a trabalhar. Deixa de ser o botão de segurança e passa a ser o botão para ligar/desligar.
Eu desligo no botão. Acho que não vem mal ao mundo se desligar no botão. As possíveis razões são esquecimento da chave, cuidar da bateria e cuidar do próprio botão, e sendo assim não vejo preocupação. Esquecer da chave é difícil, a bateria é como no carro quando desligo a chave e ele deixa as luzes ligadas, e o botão também não há-de ser assim tão caro quando, daqui a uns anos, o tiver realmente que trocar por ter folga.
E é só mesmo por dar muito mais jeito, chego a qualquer lado, primeira coisa a fazer dar um toque no botão e pronto, já não estou a fazer barulho, depois sair tranquilo da moto e tirar a chave e meter no bolso.
Mas realmente se já desligas na chave, não faz muito sentido desligares no botão também q:
Mensagens: 358
Tópicos: 10
Registado: 11/2014
Mota: NC700SA Localização: Condeixa
Eu em casa na garagem ou na maioria das vezes por lá também desligo sempre e apenas com a chave... quando não é na chave por acaso até nem é no botão, mas sim com o corta corrente do descanso.
Ou seja: chego a algures, sei que por segurança a vou deixar engatada em 1ª (e no caso de já ir em primeira, por ter subido um passeio ou algo que o justifique...) ponho o descanso e já está desligada, salto desligo a ignição e tranco logo assunto arrumado.
O botão desde que ando de mota usei-o se calhar uma dúzia de vezes, pelo simples motivo de, de vez em quando, querer saber se está tudo ok e a funcionar
Apesar disso, não acho que venha mais mal ao mundo alguém desligar no botão (até possivelmente detecta mais facilmente alguma avaria do mesmo), desligar em todo o lado é que não há grande necessidade (e se teremos sempre de retirar a chave...)
Blog com fotos de passeios de mota em:
http://naosougajodefazerblogs.blogspot.pt/ Cumprimentos "V"!
--Cláudio A. B. Silva--
boas a todos!
alguem disse que quando se desliga a mota no corta corrente faz uma pequena faisca e algumas motas ganham verdete no contacto no interior do botao corta-corrente o que gera (por vezes) alguns problemas de ignição e até do motor se desligar em andamento. Nos contactos da chave tb ha faisca! mas é mais facil ganhar corrosao no contacto do botao do guiador do que na chavepor estar mais exposto.
eu ao inicio usava sempre o interruptor no guiador mas depois de pensar (botao vermelho = emergencia) passei a desligar sempre na chave e assim tambem é mais dificil esquecer a chave na ignição.
cumprimentos
Mensagens: 13,482
Tópicos: 237
Registado: 11/2014
Localização: Lisboa
(04-02-2015 às 13:16)Almareado Escreveu: Pois, eu compreendo. Só não desligo o disjuntor em casa porque me desligaria o frigorífico e o termo-acumulador. Porque de resto, podia desligar tudo mesmo.
Em teoria, e se a instalação eléctrica de tua casa está "como manda a lei", o disjuntor da iluminação terá de ser independente do disjuntor das tomadas, do disjuntor do frigorífico, do disjuntor das máquinas, etc., etc.!
Só desligando o "geral" é que desligarias tudo... frigorífico incluído!
Mensagens: 1,172
Tópicos: 54
Registado: 11/2014
Mota: Yamaha FZ6 Localização: Algarve
Eu também é com o descanso e com a chave. No entanto, por hábito de quando morava em Lisboa e deixava a bandida na rua, desligo o corta corrente porque se algum dia um idiota me tentar roubar a mota, pode ser que não se lembre do botão e a mota não pegue...
Mensagens: 3,317
Tópicos: 76
Registado: 11/2014
Mota: Mito/Scrambler/R1200S
05-02-2015 às 12:02 (Mensagem modificada pela última vez: 05-02-2015 às 12:07 por
dfelix.)
Baixo o descanso...
O motor desliga, ela fica logo engatada e estacionada.
Depois tiro a chave e vou-me embora.
Mas sim... a boa pratica é desligar na chave.
(04-02-2015 às 12:22)carlos-kb Escreveu: Outro motivo, em relação a esquecimentos, é que, desligando com chave,...
O único esquecimento crónico que sempre me acompanhará o resto da vida é a chave ficar na fechadura que faz soltar o banco.