(18-04-2019 às 12:01)Tiago Rosado Escreveu: Na minha VFR800F, quase a completar 1 ano e com 15000Km feitos, reparei que a corrente estava com mais folga do que o normal. Hoje fui trocar o pneu e eles realmente tocaram no assunto que a corrente estava com inicios de gripagem. Epá, ao fim de 15000Km estou a achar muito cedo, demasiado! Admito que gosto de uns bons arranques, e andar com a mota em altas, adoro o Vtec ...mas não é sempre, nem nunca me considerei um condutor muito agressivo. Farto-me de olear a corrente, uso lubrificantes supostamente de qualidade, Costumo usar Motorex (uma espécie de cera branca) e nos ultimos Km usei Motul C4. A corrente também nunca me pareceu estar demasiado esticada. Antes desta só tive a CBF600 que fez 40000Km com cada Kit de transmissão...(usou 2)...
Está dentro do que é normal? para este tipo de mota?
Pode relativo... pode ser tanga deles ou não... não sei só a ver.
tudo tem a ver com a utilização de cada um ou o chamado "kit d`unhas" no sentido de mesmo a dar pau... saber poupar uma corrente ou o kit completo.
Mas não,
não está dentro do normal para essa moto com esses kms.
Depois... tb convém
verificar e se necessário
ajustar a afinação da corrente de tempos a tempos...
e não só quando se muda de pneu. Vê lá tb é como tens tido
e se continuas a ter,
o ajuste correcto da corrente, se é o que o fabricante diz.
Eu sei ver e fazer... explicar por aqui nem por isso... mas aqui vai:
No entanto no caso desse modelo, podes tentar fazer o seguinte:
Coloca a moto no descanso central:
Primeiro verifica se a folga da corrente está normal e depois:
Vai rodando a roda a mão lentamente... tipo um quarto de volta de cada vez ou bem menos menos, depende... e pára:
Verificas "
cá em baixo aí a meio da corrente, empurra a corrente para cima" se a folga está muito larga ou se está mais para o esticada, ou muito esticada... voltas a rodar a roda mais um pouco... e voltas a verificar, e continuas a pouco e pouco... a parar e verificar "se por exemplo voltou a ficar mais larga"... sempre a verificar até que tenhas dado uma volta completa a corrente.
Se estiver uniforme e com a folga correcta, a corrente está boa.
Se estiver larga e depois de rodar um pouco,estiver mais esticada... já não está muito boa... ou já não está boa mesmo. Depende só a ver.
Verifica tb os "dentes" da cremalheira e do pinhão se já estão "comidos" ou não.
Mais alguma duvida, só ao vivo e a cores e beber umas eu explico...