Aprilia SL1000
#61

(26-05-2015 às 12:22)carlos-kb Escreveu:  
(26-05-2015 às 11:52)Furras Escreveu:  quanto mais baixo o numero antes do "W" melhor, significa que é menos "alterável" em função da temperatura, e a especificação "SG;SJ;SL...." a letra a seguir ao "S" quanto mais avançada for no abecedário significa que cumpre especificações mais recentes, logo melhores.

Não é bem isso.... o W corresponde ao índice de viscosidade.... ou seja quanto mais baixo for, menos espesso óleo será. Obviamente que um óleo mais fluído, trabalhará melhor a baixas temperaturas, em relação a um óleo mais viscoso. Por seu lado, o número a seguir, refere-se ao índice térmico, ou seja, quanto maior for, mais eficiente o óleo será a altas temperaturas, não se degradando tanto.

Agora dizer que um 10W40 é melhor que um 15W50 não é correcto, tendo em conta, que se forem os dois com origens semelhantes (base sintética ou 100% sintético), dado que isso dependerá sobretudo das temperaturas a que o mesmo será sujeito, o que tem que ver também com o tipo de motor e local aonde esse motor será usado.
Normalmente, e por este mesmo último motivo, as marcas especificam sempre diferentes graduações para a mesma moto (motor), pois usar uma moto no Algarve e a mesma moto nos Alpes, será evidentemente diferente, sendo que a graduação do óleo recomendado, a usar, será também diferente.

Este diagrama permite perceber melhor as amplitudes mais adequadas para cada graduação.

[Imagem: 0bfb66f6-5f04-4cb8-9447-5d2a08b4f5da_zps3ab712b3.jpg]

Eu falei num 10W50 SL, não falei num 10W40... thumbsup

Em caso de dúvida, acelere...
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#62

(26-05-2015 às 13:51)Furras Escreveu:  Eu falei num 10W50 SL, não falei num 10W40... thumbsup

Sim, nesse caso, um 10W50 terá uma amplitude um pouco maior em relação ao 15W50, pois consegue uma melhor eficiência a frio, mantendo as mesmas características a quente. smile

[Imagem: QKmafvp.png]
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#63

(26-05-2015 às 16:37)carlos-kb Escreveu:  
(26-05-2015 às 13:51)Furras Escreveu:  Eu falei num 10W50 SL, não falei num 10W40... thumbsup

Sim, nesse caso, um 10W50 terá uma amplitude um pouco maior em relação ao 15W50, pois consegue uma melhor eficiência a frio, mantendo as mesmas características a quente.  smile

E assim sendo o Gordep poupa umas coroas valentes, ele paga 70 e tal € por 4Lts de ENI 15W50 (não sei a especificação),
enquanto o castrol que falei está a 29,90€ 4Lts no L´Clerc thumbsup thumbsup thumbsup

Em caso de dúvida, acelere...
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#64

Então migo, o teu tio atirou-te com a mota ao chão? cry cry

So de imaginar essa ponteira em inox arranhada já dá vontade de arrear-lhe uma carapuçada de murros. mad
Agora muito cuidado, uma ponteira dessas não tem reparação possível e são caras.
Se me permites opinar não aproveites para comprar uns cacetes para por aí em vez dos de origem. Um dia podes decidir por isso ao pormenor e depois falta-te o mais bonito.

Boa Sorte!



P.S: deixas-me dar uma voltinha?

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#65

(26-05-2015 às 17:13)LoneRider Escreveu:  P.S: deixas-me dar uma voltinha?

Se me for permitido ir para a fila.... sou a seguir ao gajo nú, perdão, ao Lone rider! lol
(e prometo que não te a deito ao chão.... ao contrário do teu tio. Pelo menos não sei o que é cair de moto há mais de 20 anos... e espero que assim continue!)

[Imagem: QKmafvp.png]
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#66

Olha lá Kabé, ja te começo a estranhar! lol
Tambem já te pões atrás dos gajos nus? what

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#67

Isto é que anda aqui um forum... rolleyes lol
Responder
#68

(26-05-2015 às 17:45)LoneRider Escreveu:  Olha lá Kabé, ja te começo a estranhar!  lol
Tambem já te pões atrás dos gajos nus? what

lol Não pá.... não estou nada atrás de ti.... estou apenas à espera que regresses com a Falco! Não tinhas ido experimentá-la? tong

Mas depois de saires.... limpa e desinfecta o banco. cool

[Imagem: QKmafvp.png]
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#69

(26-05-2015 às 12:05)LoneRider Escreveu:  Onde é que anda o Único?

Algures a brincar aos café racers...
E o mais provável será recomendar um mineral vintage como se utilizava no tempo dos rockers! bigsmile
(Se ele ler isto manda-me uns 1% quaisquer dar-me uma coça!)
lol

As especficações recomendadas para um determinado motor é algo que está sempre detalhado no manual do fabricante.
E a informação necessária para compreender essas especificações facilmente se encontra na internet. thumbsup

(Ou mesmo neste Fórum. Um bom tópico sobre este tema: Lubrificante para XJ600N)

Se o manual da Falco recomenda recomenda um 15W50 com API SG ou superior... porquê inventar?

[Imagem: aprilialube_zpsvgd4u50m.png]


A dúvida poderia ser a origem... mas ambos os indicados são semi-sintéticos.
(tal como a esmagadora maioria dos 15W50)
Responder
#70

(26-05-2015 às 18:14)dfelix Escreveu:  
(26-05-2015 às 12:05)LoneRider Escreveu:  Onde é que anda o Único?

Algures a brincar aos café racers...
E o mais provável será recomendar um mineral vintage como se utilizava no tempo dos rockers!  bigsmile
(Se ele ler isto manda-me uns 1% quaisquer dar-me uma coça!)
lol

As especficações recomendadas para um determinado motor é algo que está sempre detalhado no manual do fabricante.
E a informação necessária para compreender essas especificações facilmente se encontra na internet.  thumbsup

(Ou mesmo neste Fórum. Um bom tópico sobre este tema: Lubrificante para XJ600N)

Se o manual da Falco recomenda recomenda um 15W50 com API SG ou superior... porquê inventar?

[Imagem: aprilialube_zpsvgd4u50m.png]


A dúvida poderia ser a origem... mas ambos os indicados são semi-sintéticos.
(tal como a esmagadora maioria dos 15W50)

dfelix o manual como tu dizes e bem manda por 15W50 com API SG "ou superior", ora bem API SG são especificações dos anos 60`, todos os óleos baratos para mota são SG, o óleo SG é um óleo do mercado automóvel, derivado da sua pouca ou nenhuma "aditivação" é utilizado nas motas porque não danifica/ataca a caixa/embraiagem.

Mesmo que a marca recomende 15w50 ficamos melhor servidos com o 10w50, o numero antes do "W" quanto mais baixo melhor menos variação o óleo terá em função da temperatura, o numero depois "W" é o índice de viscosidade do óleo a uma temperatura de 100ºc.

Em caso de dúvida, acelere...
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