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(26-05-2015 às 12:22)carlos-kb Escreveu: (26-05-2015 às 11:52)Furras Escreveu: quanto mais baixo o numero antes do "W" melhor, significa que é menos "alterável" em função da temperatura, e a especificação "SG;SJ;SL...." a letra a seguir ao "S" quanto mais avançada for no abecedário significa que cumpre especificações mais recentes, logo melhores.
Não é bem isso.... o W corresponde ao índice de viscosidade.... ou seja quanto mais baixo for, menos espesso óleo será. Obviamente que um óleo mais fluído, trabalhará melhor a baixas temperaturas, em relação a um óleo mais viscoso. Por seu lado, o número a seguir, refere-se ao índice térmico, ou seja, quanto maior for, mais eficiente o óleo será a altas temperaturas, não se degradando tanto.
Agora dizer que um 10W40 é melhor que um 15W50 não é correcto, tendo em conta, que se forem os dois com origens semelhantes (base sintética ou 100% sintético), dado que isso dependerá sobretudo das temperaturas a que o mesmo será sujeito, o que tem que ver também com o tipo de motor e local aonde esse motor será usado.
Normalmente, e por este mesmo último motivo, as marcas especificam sempre diferentes graduações para a mesma moto (motor), pois usar uma moto no Algarve e a mesma moto nos Alpes, será evidentemente diferente, sendo que a graduação do óleo recomendado, a usar, será também diferente.
Este diagrama permite perceber melhor as amplitudes mais adequadas para cada graduação.
Eu falei num 10W50 SL, não falei num 10W40...
Em caso de dúvida, acelere...
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(26-05-2015 às 13:51)Furras Escreveu: Eu falei num 10W50 SL, não falei num 10W40...
Sim, nesse caso, um 10W50 terá uma amplitude um pouco maior em relação ao 15W50, pois consegue uma melhor eficiência a frio, mantendo as mesmas características a quente.
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Então migo, o teu tio atirou-te com a mota ao chão?
So de imaginar essa ponteira em inox arranhada já dá vontade de arrear-lhe uma carapuçada de murros.
Agora muito cuidado, uma ponteira dessas não tem reparação possível e são caras.
Se me permites opinar não aproveites para comprar uns cacetes para por aí em vez dos de origem. Um dia podes decidir por isso ao pormenor e depois falta-te o mais bonito.
Boa Sorte!
P.S: deixas-me dar uma voltinha?
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(26-05-2015 às 17:13)LoneRider Escreveu: P.S: deixas-me dar uma voltinha?
Se me for permitido ir para a fila.... sou a seguir ao gajo nú, perdão, ao Lone rider!
(e prometo que não te a deito ao chão.... ao contrário do teu tio. Pelo menos não sei o que é cair de moto há mais de 20 anos... e espero que assim continue!)
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Olha lá Kabé, ja te começo a estranhar!
Tambem já te pões atrás dos gajos nus?
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(26-05-2015 às 12:05)LoneRider Escreveu: Onde é que anda o Único?
Algures a brincar aos café racers...
E o mais provável será recomendar um mineral vintage como se utilizava no tempo dos rockers!
(Se ele ler isto manda-me uns 1% quaisquer dar-me uma coça!) As especficações recomendadas para um determinado motor é algo que está sempre detalhado no manual do fabricante.
E a informação necessária para compreender essas especificações facilmente se encontra na internet.
(Ou mesmo neste Fórum. Um bom tópico sobre este tema:
Lubrificante para XJ600N)
Se o
manual da Falco recomenda recomenda um 15W50 com API SG ou superior... porquê inventar?
A dúvida poderia ser a origem... mas ambos os indicados são semi-sintéticos.
(tal como a esmagadora maioria dos 15W50)
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(26-05-2015 às 18:14)dfelix Escreveu: (26-05-2015 às 12:05)LoneRider Escreveu: Onde é que anda o Único?
Algures a brincar aos café racers...
E o mais provável será recomendar um mineral vintage como se utilizava no tempo dos rockers!
(Se ele ler isto manda-me uns 1% quaisquer dar-me uma coça!)
As especficações recomendadas para um determinado motor é algo que está sempre detalhado no manual do fabricante.
E a informação necessária para compreender essas especificações facilmente se encontra na internet.
(Ou mesmo neste Fórum. Um bom tópico sobre este tema: Lubrificante para XJ600N)
Se o manual da Falco recomenda recomenda um 15W50 com API SG ou superior... porquê inventar?
A dúvida poderia ser a origem... mas ambos os indicados são semi-sintéticos.
(tal como a esmagadora maioria dos 15W50)
dfelix o manual como tu dizes e bem manda por 15W50 com API SG "ou superior", ora bem API SG são especificações dos anos 60`, todos os óleos baratos para mota são SG, o óleo SG é um óleo do mercado automóvel, derivado da sua pouca ou nenhuma "aditivação" é utilizado nas motas porque não danifica/ataca a caixa/embraiagem.
Mesmo que a marca recomende 15w50 ficamos melhor servidos com o 10w50, o
numero antes do "W" quanto mais baixo melhor menos variação o óleo terá em função da temperatura, o
numero depois "W" é o índice de viscosidade do óleo a uma temperatura de 100ºc.
Em caso de dúvida, acelere...