Ora vamos lá fazer quotes fofinhos, o dfelix vai ficar orgulhoso de mim!
(21-02-2018 às 20:18)michelfpinto Escreveu: Uma coisa é argumentares que as pessoas tem noção dos limites de velocidade (no caso dos radares) e infringem porque querem e ai dou-te razão. Agora dizer que não existe intenção de arrecadar dinheiro com isso, o vulgar "caça à multa", é quereres deitar areia para os olhos das pessoas David.
Qual é por exemplo o grande perigo existente no Eixo Norte-Sul uns 300 mts antes da saída para o alto do Lumiar, local onde é super comum estar um radar? Está lá porque sabem que a probabilidade de apanharem alguém numa recta, numa estrada que tem todas as condições para ser uma autoestrada (não é mas diria que em termos de condições bem o poderia ser), a mais de 90 km/h? Vão para lá pois sabem que vão facturar, não por ser um ponto critico de acidentes.
Se o fizessem em pontos críticos onde ocorrem muitos acidentes por excesso de velocidade, isso seria dissuasor, e possivelmente levar a que as pessoas tivessem outros cuidados. Mas a maioria não é, por isso é só para ganhar dinheiro. Agora os agentes seguem ordens e fazem o que lhes mandam, não tem culpa disso.
Não o podes é chamar caça à multa porque quem infringe, tem que saber ao que vai. Querias que fosse dado só um aviso? A seguir faria igual, enquanto que com o valor e sanção acessória, a coisa pia de outra forma.
Lembraste da infracção que falar ao telemóvel era? Sabes o que é agora? Um bocadinho pior, certo?
O mesmo para quem anda de luzes apagadas.
E porquê? Porque eram infracções que toda a gente cagava nisso e agora pia de outra forma.
Quanto ao radar do eixo N-S, pelo que me estás a falar, deverá ser sentido S-N, certo? Ali no posto SOS, certo? Então deverás saber que aquilo é um viaduto, que tem casas por baixo, assim como pessoas e outros veiculos. O que acontece ao haver ali um despiste?
Se reparares, nestes pontos altos, costuma haver ali radares. Sabes também porque no IC17, nos túneis, meteram aquela porra a 70kmh? Sabes o que implica um acidente dentro de um túnel onde haja feridos graves e/ou incêndio?
Porque há radares em zonas de 50 em Lisboa? Porque costumam estar na Av. de Ceuta? O que costuma acontecer na Av. de Ceuta? Atropelamentos mortais.
(21-02-2018 às 21:05)Nfilipe Escreveu: Alias nao havia ate um valor para o qual eles deviam bulir? Isto é, media de multas!?
Piada so visto de fora claro, quando um gajo levo com elas, nao tem piada nenhum. Eu ja fiquei 300 euros mais pobre a pala disso!
Isso já questionei a amigos da autoridade, todos me negaram. Será verdade ou será mentira?
(21-02-2018 às 23:35)vindaloo Escreveu: Em alguns km de estrada, sobretudo AE’s desenvolvi a ideia que dava-me mais jeito que se cagasse na história das velocidades e se começasse a fiscalizar a sério os indivíduos na faixa do meio/esquerda fora de âmbito de ultrapassagens!
Esses sim, provocam o desequilíbrio no andamento, provocam situações mais delicadas e causam mais stress.
Eu indo a cumprir nesse sentido... podem-me ultrapassar a 200, 250 ou 300 que tá tudo de boa!
Portanto, Srs Agentes, se me estão a ler e puderem corresponder com a cortesia de atender a este meu obséquio, ficar-vos ia francamente agradecido.
Concordo contigo, deveria haver ainda mais fiscalização de quem anda na via do meio com a via da direita livre, assim como outras manobras. Mas já há fiscalização dessa, ainda que pouca, infelizmente.
(22-02-2018 às 10:46)dmanteigas Escreveu: Vamos lá ver... infratores todos somos! 99% das pessoas que conduzem na estrada fazem infrações a todo o instante. E caça ao infrator é algo bem diferente de caça à multa. Quando escondem os radares em zonas onde há zero sinistralidade e uma probabilidade muito elevado de excesso de velocidade pelas condições da via, estão a fazer caça à multa. Até porque não há qualquer atitude preventiva nesta situação.
Uma atitude preventiva seria, como já foi referido e bem, estarem regularmente a controlar a velocidade devidamente identificados em zonas problemáticas. Porque aí as pessoas que os vão a conduzir reduzem a velocidade, e é a redução da velocidade em zonas problemáticas que evita os acidentes, não a câmara escondida que apresenta as faturas.
OP Stop também não são campanha de sensibilização e educação do condutor. Uma operação de sensibilização seria, por exemplo, uma semana onde houvesse um controlo mais apertado por parte de agentes de autoridade ou até de subcontratados onde em vez de simplesmente disparar uma multa, todos os condutores que fossem "apanhados" fossem obrigados a frequentar uma ação de sensibilização paga por eles. E ir repetindo este tipo de campanhas mediante os dados rodoviários relativos à sinistralidade. Mas este tipo de campanhas não permite faturar tanto...
Sim, somos todos infractores, todos sem excepção. Não há quem consiga conduzir sem cometer uma que seja. Que radares escondidos estás a falar? Normalmente os que vejo escondidos são em localidades. Agora, se estás a falar naqueles casos das nacionais onde há uma localidade com casas a 500m dessa estrada, totalmente de acordo que é absurdo. Dentro das cidades em si, não acho que seja mal feito. E atenção, eu também não ando a 50 dentro da cidade, mas há estudos que provam que basta 10kmh acima de 50 para o atropelamento ter consequências piores.
Os radares preventivos, são os radares fixos, e o que acontece? Abranda-se ali, passados 100m todos voltam a circular acima, muitas vezes muito acima do que deveria. Tens vários exemplos em LX, e eu também o faço.
Quanto às multas, vou deixar um tema para reflectir. Preferias que as coisas fossem feitas da forma que são (pagar multa + sanção acessória de 1 mês ou 2 meses + perda de pontos), ou preferias que nem houvesse multa mas sim apenas uma sanção de vários meses mínimo + perda de pontos?
As infracções graves e muito graves nem é tanto pelo dinheiro, é pelo tempo de inibição de condução, que provavelmente é o que faz com que esse infractor pense duas vezes antes de repetir, até porque perde também pontos na carta.
Nas OP STOP acho bem que as façam não só pelo álcool no sangue mas também para recuperação de veículos furtados e provavelmente até raptos que podem ser evitados e nunca se sabe cá fora.
E eu nem sou drástico, mas há muita gente que defende tolerância zero ao álcool na condução.