09-01-2015 às 10:08
(08-01-2015 às 23:04)n00b1e Escreveu: E já que hoje é dia "didáctico" deixo mais uma dica bem mais importante do que à primeira vista parece.
Lá porque o guiador da mota lembra o da bicicleta não os confundas porque são maquinas bastante diferentes. Nomeadamente na maneira de as abordar.
Assim começa já a praticar os "dois dedos". Porque quanto mais cedo te habituares, melhor.
Ou seja, tanto no travão como na embraiagem usas sempre dois dedos e não a mão toda como se fazia nas biclas do meu tempo.
Há até quem jure por apenas um dedo mas eu raramente o consigo apesar de até o poder fazer facilmente por ter sistemas hidráulicos e não mecânicos, tanto na embraiagem como no travão.
Mas experimenta começar a usar os tais "dois dedos" nas manetes e vais ver que a tua precisão tanto no travão (importantíssimo!!) como na embraiagem melhoram vários escalões de uma vez só.
E bons oitos!...
Eu, na embraiagem da minha, só mesmo com a mão toda. Comando manual... Mas o travão, é na boa só com dois dedos. Aliás, até com um se faz, mas como não tenho tanto controlo a "dosear", mantenho-me nos dois. Eu não sei quanto a vocês, mas a transição para dois dedos foi intuitiva por mim. Ainda durante as aulas de condução, sem me dar conta, já estava a travar com dois dedos.