Muitos dos erros de iniciante são causados por dois factores.
Primeiro a má postura em cima da moto.
Convém ir descontraído e permitir os movimentos que te peça a moto.
Segundo, onde olhar!?
Convém que olhes ao horizonte (isto é difícil de explicar) para que saibas donde estão os possíveis problemas e assim poderes reaccionar atempadamente.
Quanto mais rápido, mais adiante deves olhar.
Se identificas um obstáculo olha para a alternativa é não para o obstáculo.
Estas cenas aplicas de forma intuitiva desde que começas a andar, mas na moto as coisas acontecem mais rápido e tu tens que te adaptar.
Ter uma moto mais leve e menos potente, significa que vais aprender mais lentamente, para além de que ela (teoricamente) te vai mostrar os limites mais cedo, mas com menos inercias e brusca.
Pouco a pouco, vais treinando a coisa é depois pensas.....
É se eu subisse de CC?
Quando chegas ao novo patamar levas já uma bagagem que te faz enfrentar as coisas com mais segurança e mais naturalidade.
Se evitas tudo isso e compras directamente uma moto muito potente e de CC existentes, vais andar uns tempos como avozinha ou menina, depois quando ganhas confiança e tal começas a acelerar, mas a aprendizagem que eu já aqui comentei, não a tens e no primeiro momento de stress está lá sempre uma oliveira velha e carrancuda para te amparar no desastre.
Mas pronto, o pessoal que apenas conta com uma vintena de anos está bué experimentado na vida para aventurar-se e tal....
É depois temos o Veríssimo, que pelo que vi ainda trata a moto por vossa excelência e vai pouco a pouco conhecendo os estratagemas para no futuro deitar-se e fazer amor com ela numa estrada cheia de curvas!
Mas ele teve uma CB500, pelo que já tem aquela experiência da melhor escola que se pode ter.
Com isto não quero criticar quem começa logo com um maquinão, mas não devem ter bem afinado o sentido do ridículo....