1000 €!? Aos 30.000 km!? Deviam estar no gozo contigo.
Mesmo que o estator/rotor (que em conjunto fazem de alternador) sejam de fraca qualidade, a avaria destes é algo simples de resolver. Especialmente porque só precisas de substituir a parte que avariou, ao contrário do que se passa em automóveis em que tens que mudar tudo.
Quanto a custos, já tive que mudar o meu estator pois estava a começar a queimar, e isto aos 65000 KM. E isso ficou-me por 100/120 €. E se procurares no E-Bay e afins, encontras negócios bem melhores.
Agora, se fores para peças da marca, com mecânico a condizer, e substituíres tudo, então vai ficar perto desse valor. Nesse caso, arranja é um mecânico de confiança que saiba o que está a fazer que vais ver os preços a baixar imenso.
Mensagens: 5,920
Tópicos: 248
Registado: 2/2015
Boas.
Existe um
post sobre este tema no fórum CBR Portugal, onde se explica que esta é uma avaria crónica para algumas R1 e FZ1.
A avaria é descrita como a
descolagem dos ímanes do volante magnético, que podem causar sérios estragos no motor. A reparação da peça é calculada por volta dos valores indicados (acima dos 1000 euros).
O pior é que aparentemente a Yamaha saberá deste problema e terá inclusivamente alterado a peça original, não para resolver o problema completamente, mas para evitar apenas que os ímanes descolados entrassem pelo motor adentro, causando mais estragos ainda. Os concessionários e proprietários não foram avisados nem foi feito recall.
No post sugere-se ainda a troca imediata da peça, antecedida de contacto com a Yamaha Portugal a solicitar a mesma de forma gratuita, justificada pelo risco em termos de segurança (ex.: bloqueio do motor), preço da peça e custo total da reparação.
Contacto fornecido da Yamaha Portugal: Tiago Fernandes (21 472 21 00)
O post é ainda acompanhado de algumas fotos que mostram pormenores da peça em questão.
Mensagens: 1,328
Tópicos: 74
Registado: 11/2014
10-04-2016 às 09:01 (Mensagem modificada pela última vez: 10-04-2016 às 09:10 por
n00b1e.)
(10-04-2016 às 08:39)Parsn73 Escreveu: Não consegui encontrar esse post no forum cbrPortugal.
forum cbrPortugal Google
Mensagens: 5,920
Tópicos: 248
Registado: 2/2015
(10-04-2016 às 08:39)Parsn73 Escreveu: Não consegui encontrar esse post no forum cbrPortugal.
Se reparares, na primeira linha que escrevi, onde diz "existe um post", a palavra "post" é clicável e leva-te para o outro fórum...
(10-04-2016 às 08:39)Parsn73 Escreveu: Este modelo que eu tenho existe desde 2006, sendo a minha de 2010 não traz essa peça ja melhorada!?
No referido post, o modelo que referem é a FZ1 de 2015, o que significa que as de 2010 ainda terão problemas.
Mensagens: 2,312
Tópicos: 30
Registado: 12/2014
Mota: Yamaha Localização: Beira Interior
Boas;
Antes de começar a sofrer por antecipação passa por um concessionário oficial da marca e pergunta se há efectivamente um problema com essa peça e se há qual a solução. Simples!!
Mensagens: 2,933
Tópicos: 1
Registado: 2/2015
Mota: Qualquer uma
10-04-2016 às 17:54 (Mensagem modificada pela última vez: 10-04-2016 às 17:56 por
pedromt07.)
pelo que vejo o preço do estator é 330 euros, mas sendo o problema do rotor, tens de trocar tambem. só o rotor é 560 euros, fogooo
https://www.proeuroparts.com/es/recambio...0030050038
Mensagens: 1,783
Tópicos: 52
Registado: 11/2014
Mota: ntv Localização: LSB CCH
nao querendo meter onde nao sou chamado,
procura um mecanico amigo e logo diz o que precisa
nas vfr o problema cronico era sempre o regulador de tensao,
problema devido a bateria fraca
ha vfr que em 100 000km levaram varios rt, outra sempre o de origem
brincando com a situacao, isso dos recals aos 30 000km são as bmw :p
Load ""