Volante magnético da FZ1
#1

Boas,
sou proprietário de uma FZ1 (2010) desde janeiro, hoje fui ate a Yamaha para saber orçamento para um escape, conversa para aqui conversa para ali perguntei se era uma mota que costuma dar problemas, a resposta foi que num modo geral que não é problemática, mas por volta dos 30000km o Volante magnético (alternador) dava o pifo, é uma reparação por volta dos 1000€.
É verdade?
Elas costumam dar esse tipo de problema!?
Se é verdade, ora bolas!!! Como é possível uma peça ser tão cara e durar só 30000km. >sad
Abraço
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#2

1000 €!? Aos 30.000 km!? Deviam estar no gozo contigo.
Mesmo que o estator/rotor (que em conjunto fazem de alternador) sejam de fraca qualidade, a avaria destes é algo simples de resolver. Especialmente porque só precisas de substituir a parte que avariou, ao contrário do que se passa em automóveis em que tens que mudar tudo.

Quanto a custos, já tive que mudar o meu estator pois estava a começar a queimar, e isto aos 65000 KM. E isso ficou-me por 100/120 €. E se procurares no E-Bay e afins, encontras negócios bem melhores.
Agora, se fores para peças da marca, com mecânico a condizer, e substituíres tudo, então vai ficar perto desse valor. Nesse caso, arranja é um mecânico de confiança que saiba o que está a fazer que vais ver os preços a baixar imenso.
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#3

Boas.

Existe um post sobre este tema no fórum CBR Portugal, onde se explica que esta é uma avaria crónica para algumas R1 e FZ1.

A avaria é descrita como a descolagem dos ímanes do volante magnético, que podem causar sérios estragos no motor. A reparação da peça é calculada por volta dos valores indicados (acima dos 1000 euros).

O pior é que aparentemente a Yamaha saberá deste problema e terá inclusivamente alterado a peça original, não para resolver o problema completamente, mas para evitar apenas que os ímanes descolados entrassem pelo motor adentro, causando mais estragos ainda. Os concessionários e proprietários não foram avisados nem foi feito recall.

No post sugere-se ainda a troca imediata da peça, antecedida de contacto com a Yamaha Portugal a solicitar a mesma de forma gratuita, justificada pelo risco em termos de segurança (ex.: bloqueio do motor), preço da peça e custo total da reparação.

Contacto fornecido da Yamaha Portugal: Tiago Fernandes (21 472 21 00)

O post é ainda acompanhado de algumas fotos que mostram pormenores da peça em questão.

[Imagem: nXPHF4R.png] [Imagem: kDaDM0Y.jpg]
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#4

Não consegui encontrar esse post no forum cbrPortugal.
A minha moto esta com 13300 Km, problemas nenhuns. smile
Duvida surgi-o porque na Yamaha que fica na zona de Benfica falou me desse problema, por volta dos 30000km essa peça pifava e reparação fica por volta dos 1000€ mad , no meu ver um exagero são dois ordenados mínimos em Portugal.

Reparei que estas dentro do assunto. blink
Este modelo que eu tenho existe desde 2006, sendo a minha de 2010 não traz essa peça ja melhorada!?
Sabes dizer me?
Obrigado
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#5

(10-04-2016 às 08:39)Parsn73 Escreveu:  Não consegui encontrar esse post no forum cbrPortugal.

forum cbrPortugal

Google


blink

[Imagem: wrong-bike.jpg]
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#6

(10-04-2016 às 08:39)Parsn73 Escreveu:  Não consegui encontrar esse post no forum cbrPortugal.

Se reparares, na primeira linha que escrevi, onde diz "existe um post", a palavra "post" é clicável e leva-te para o outro fórum... blink

(10-04-2016 às 08:39)Parsn73 Escreveu:  Este modelo que eu tenho existe desde 2006, sendo a minha de 2010 não traz essa peça ja melhorada!?

No referido post, o modelo que referem é a FZ1 de 2015, o que significa que as de 2010 ainda terão problemas.
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#7

Boas;
Antes de começar a sofrer por antecipação passa por um concessionário oficial da marca e pergunta se há efectivamente um problema com essa peça e se há qual a solução. Simples!!
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#8

pelo que vejo o preço do estator é 330 euros, mas sendo o problema do rotor, tens de trocar tambem. só o rotor é 560 euros, fogooo disapointed
https://www.proeuroparts.com/es/recambio...0030050038
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#9

Boas,
o problema é mesmo esse, eu sofro por antecipação. sad
O problema parece que existe mesmo, quem falou que a peça durava pouco (30000Km +ou -) foi numa oficina da Yamaha em Lisboa, agora ele não referiu que dai podia os imans irem parar ao motor e danificar o mesmo.
Segundo eu vi no post no Forum da CbrPortugal existe uma peça melhorada, não resolve o problema de todo, mas pelo menos os imans não vão para o motor, mal ou menos!
Ja enviei um email para Yamaha Portugal, agora é esperar por uma resposta, mas amanha vou ao stand onde comprei é da Yamaha expor o problema visto que ele deu um ano de garantia.
Também ja esta na mesa a hipótese de vender a moto se não ficar convencido, é da maneira que vou buscar a que eu queria Z1000 da Kawasaki.
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#10

nao querendo meter onde nao sou chamado,
procura um mecanico amigo e logo diz o que precisa


nas vfr o problema cronico era sempre o regulador de tensao,
problema devido a bateria fraca
ha vfr que em 100 000km levaram varios rt, outra sempre o de origem

brincando com a situacao, isso dos recals aos 30 000km são as bmw :p

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