Trocar a Cbf600s - a dura missão
#1

Ora viva, 
Como alguns de vocês sabem  tenho uma cbf600sa  

Mota de 2005 e 22mil kms, reais.
A mota é conhecida e não tem segredos, é uma grande mota, simples vai a todas e não fica em lado nenhum ..... Pelo menos em alcatrão. 
Muito barata de manter, com fiabilidade "absurda"  

Falta motor, claro. 

Acontece que já é pouco para mim, a vários níveis,ela é mesmo fisicamente pequena para mim. 

Tenho 1.88 de altura. 

E não quero motas que vá muito inclinado para a frente, porque tenho um parafuso no pulso, e se meter mto peso no pulso, tenho dores. 

Quero algo que dê gozo a conduzir  que possa andar rápido se quiser, mas confortável. 

Já não tenho idade para R's, e ainda não tenho idade para camiões como as tourer 1600 com largura de um carro. 

Possíveis candidatas:

Kawasaki z1000sx 
Kawasaki versys 1000
Yamaha tracer 09 (preferência pela gt) 
BMW 1200gs (não gosto da estética, mas alguma pressão pelo seu sucesso) 
Yamaha Super Tenere 1200
Honda África twin

Por bem, há aqui coisas muito diferentes. 

Na z1000sx ganho muito na estrada aberta, uma tourer, nas outras, ganho o poder sair de estrada. 

Nas trail, ganho a posição mais direita que na z, e ganho as saídas de estrada, claro.

Emocialmente, iria para a África twin ou Super Tenere. 
Mas a Honda para mim, tem pouco motor, e a yamaha é mto cara, e mto forte fora de estrada, coisa que não vou fazer assim tantas vezes. 

De forma mais racional, 
A gs é aquela coisa das trail, e apesar do preço, tem a vantagem de não desvalorizar quase nada. 

O que coloca tanto a tracer 09 como a versys, como opções intermédias entre as Trail brutas e as tourer, é com preços decentes . 

A decisão será para o ano  tenho tempo. 

Sugestões? 
Passou-me algum modelo que valha a pena ver? 

Agradecia informações tb a nível de facilidade de ter peças, assecorios, qualidade da assistência, preço da manutenção .. 

Grande abraço  
João
Responder
#2

O Michel Pinto está a vender a versys 1000 dele.

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder
#3

Dessa tua lista... autenticamente a Z1000SX. Mas isto sou eu que aprecio alcatrão a 100%. E como sou apologista de "cada macaco no seu galho", se algum dia me der na cabeça de experimentar a terra, será numa máquina apta para esse fim e não numa calça arregaçada como aquelas que referes e que não fará muito mais que um mero estradão de terra batida.

Se quiseres, tenho aqui o test drive que fiz há uns mesitos à SX.

https://motonliners.pt/topico-review-z1000sx-test-drive

Boa escolha!

Edit: Já que colocas como possibilidade a R1200GS... já pensaste antes na R1200RS? Uma concorrente directa da SX, com o mesmo conceito e o motor da GS... e sem ser uma mota que acabas a ver em cada esquina???!!

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#4

Kawasaki versys 1000
Yamaha tracer 09 (preferência pela gt)
BMW 1200gs (não gosto da estética, mas alguma pressão pelo seu sucesso)
Yamaha Super Tenere 1200
Honda África twin

tanto bisonte

Load ""
Responder
#5

(30-11-2018 às 23:31)carlos-kb Escreveu:  Dessa tua lista... autenticamente a Z1000SX. Mas isto sou eu que aprecio alcatrão a 100%. E como sou apologista de "cada macaco no seu galho", se algum dia me der na cabeça de experimentar a terra, será numa máquina apta para esse fim e não numa calça arregaçada como aquelas que referes e que não fará muito mais que um mero estradão de terra batida.

Se quiseres, tenho aqui o test drive que fiz há uns mesitos à SX.

https://motonliners.pt/topico-review-z1000sx-test-drive

Boa escolha!

Edit: Já que colocas como possibilidade a R1200GS... já pensaste antes na R1200RS? Uma concorrente directa da SX, com o mesmo conceito e o motor da GS... e sem ser uma mota que acabas a ver em cada esquina???!!

Viva, 
A R1200RS já está na classe das desportivas, posição um bocado mais para a frente, embora nada de especial, sinceramente não pensei nela. 

Quanto muito, nessa variante à gs, talvez a R1200RT, mas pensar que era o único gajo do mundo com ela, cheira a solidão na hora de pedir ajuda para problemas e tal. 


Esqueci foi de meter na lista a bmw S1000XR que gosto esteticamente, principalmente dos 160 burros. 

Ainda pensei nas KTM, numa 1090 ou uma 1290, mas além de mto caras, os faróis, não consigo nem olhar para elas. 


Quanto à z1000sx  o que mais me trava, é pensar que uma viagem aos picos ou coisas derivadas, fico logo agarrado.
Responder
#6

(30-11-2018 às 23:40)7pires Escreveu:  Kawasaki versys 1000
Yamaha tracer 09 (preferência pela gt)
BMW 1200gs (não gosto da estética, mas alguma pressão pelo seu sucesso)
Yamaha Super Tenere 1200
Honda África twin

tanto bisonte

Verdade, 
Mas para mota pequena, já me basta a cbf.
Responder
#7

e a f800st ou f800gt ?
economica, nao tem corrente

deixou-me saudades a f800s que tive

Load ""
Responder
#8

(01-12-2018 às 00:02)JPedrosa Escreveu:  A R1200RS já está na classe das desportivas, posição um bocado mais para a frente, embora nada de especial, sinceramente não pensei nela.

Esqueci foi de meter na lista a bmw S1000XR que gosto esteticamente, principalmente dos 160 burros.

Totalmente errado. A RS é uma "Reise Sport", ou seja, uma sport-tourer, como a SX. A posição de condução da RS é do mais natural que possas ter, muito mais qe na SX... aliás, arrisco até dizer que é tão idêntica mesmo à posição de condução da S1000XR.

Já que te "receitei" acima o test drive, à SX.... aqui fica o vídeo do TD à RS...

https://www.youtube.com/watch?v=PJd2wuiHhAI&t=278s

(01-12-2018 às 00:02)JPedrosa Escreveu:  Quanto muito, nessa variante à gs, talvez a R1200RT, mas pensar que era o único gajo do mundo com ela, cheira a solidão na hora de pedir ajuda para problemas e tal. 

A RT é uma Grand Tourer no sentido puro e duro do termo. Grande, pesada, sofisticada e cara. Pensa se é isso mesmo que procuras, quando dizes que "não tenho ainda idade para camiões"?

(01-12-2018 às 00:02)JPedrosa Escreveu:  Quanto à z1000sx  o que mais me trava, é pensar que uma viagem aos picos ou coisas derivadas, fico logo agarrado.

Agarrado? Porquê? think
Uma SX é das melhores opções para gozar aquelas estradas de modo rápido. E mesmo uma ou outra incursão fora de asfalto, acaba a fazê-la de forma não muito diferente de uma "calça arregaçada" com pneus estradistas.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#9

Boas João.

Dessas que referes, por todos os motivos e mais alguns escolheria ou entre a SX ou a Tracer, podendo eventualmente pensar na versys também.

Tens que fazer um plano aliado ao que te interessa, qual o orçamento, o que irás fazer com ela (planeamento), a média de quantos kms mensais e até eventualmente se o plano é andar a solo ou com pendura de vez em quando.

Penso que a Versys se adapta mais ao mototurismo em si...para longas distâncias e estiradas com pendura parece-me a mais adequada.

A SX talvez a sport tourer mais sport. 

A Tracer talvez aquela que a meu ver está um pouco mais no meio (entre as duas alfaces) no sentido prático da coisa. Com a versão GT fica mais capaz para mototurismo, sendo a versys mais capaz nesse requesito e tem alguma desportitividade que a faz entrar em ene comparativos vs a Z1000SX.

É mesmo uma questão de escolha e daquela que mais se adequa as prioridades (e que puxa mais ao coração... blink )

Velasquez87
Responder
#10

(01-12-2018 às 00:16)7pires Escreveu:  e a f800st ou f800gt ?
economica, nao tem corrente

deixou-me saudades a f800s que tive

Sinceramente, 
A f800st, esteve na "short list" aquando da compra da cbf. 

Ganhava obviamente no equipamento disponível, uma mota mais refinada a todos os níveis, embora estéticamente não seja 100% do meu agrado. 

A maior imbirração na altura, e que hoje se mantém  é saltar para o escalão mais alto do selo  por 50cc, para isso, prefiro ter mais mota. 

E no conceito de troca pela cbf, a nível de motor, não vou ganhar o suficiente para justificar a troca.
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)